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Mostrando postagens de dezembro, 2008

Governador sanciona lei que aumenta gratificação de diretores escolares

Dezenas de gestores escolares da rede estadual de ensino das 19 unidades regionais de educação ocuparam o auditório do Palácio Henrique de La Rocque, no Calhau, para testemunhar e agradecer ao governador Jackson Lago a sanção da Lei 2.903/08, que aumenta em até 100% a gratificação dos gestores escolares da rede estadual de ensino.A gratificação será destinada aos servidores do Magistério da Educação Básica em efetivo exercício das funções gratificadas de gestor-geral e gestor-auxiliar. A lei dispõe sobre a modulação e, conseqüentemente, a instituição de gratificação aos diretores de escolas públicas do Estado.“A sanção dessa lei que estabelece aumento dos valores das gratificações dos diretores corrige distorções salariais históricas e se constitui em uma ferramenta essencial para a melhoria da educação no Estado", enfatizou o vice-governador Luiz Carlos Porto, que representou o governador Jackson Lago na solenidade de sanção da lei. Porto lamentou a ausência do governador na sole

Brasil consegue melhorar o acesso ao ensino, mas ainda deixa a desejar na qualidade, afirma estudo

Deu no Globo O Brasil conseguiu melhorar o acesso ao ensino, mas ainda deixa bastante a desejar na sua qualidade, principalmente nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. A conclusão é do relatório De Olho nas Metas, primeiro grande estudo sobre a situação da educação no país, produzido pela sociedade civil. O relatório avaliou o cumprimento de metas traçadas pelo movimento Todos Pela Educação no período de 2005 a 2007.Pelo estudo, o déficit no aprendizado é pior no caso da matemática. Em 2007, a porcentagem de alunos da 4ª série do ensino fundamental acima do nível considerado adequado para esta disciplina foi de apenas 27,9%, ficando abaixo da meta prevista pelo movimento para o ano - 29%. O índice foi ainda menos satisfatório na 8ª série, 14,3%, e no 3º ano do ensino médio, 9,8%.De acordo com o presidente-executivo do Todos pela Educação, Mozart Neves,melhorar a qualidade do ensino é o grande desafio da educação para os próximos anos, principalmemte no ensino médio, q

SINPROESEMMA SE REUNE C/ O GOVERNO P/ DISCUTIR PROPOSTA DE NOVO ESTATUTO.

Por: SINPROESEMMA Data de Publicação: 12 de dezembro de 2008 O Sinproesemma voltou a se reunir, ontem (dia 12), com representantes do Governo do Estado para discutir aspectos da reformulação do Estatuto do Magistério Estadual. Desta vez, a Comissão Setorial discutiu a inclusão dos funcionários de escolas no Estatuto, que assim passaria a ser “Estatuto dos Profissionais da Educação”. Uma nova reunião ficou agendada para terça-feira (dia 16). Essas reuniões fazem parte do calendário de debates que o Sinproesemma estabeleceu sobre a reformulação do Estatuto do Magistério em duas frentes. Uma com a categoria, pois no início de 2007, foi constatado que o advento do Fundeb e do Piso Salarial Nacional Profissional e o reconhecimento dos funcionários de escola como educadores impõem a luta pela reformulação dessa lei específica. A Lei do Piso estabelece que até o final de 2009, todos os Estados e municípios tenham seus estatutos readequados( A lei do Piso em momento algum versa sobre estatuto

Verdades sobre nossa educação.

Ideb mostra que Nordeste é a região que mais necessita de investimento em educação A Bahia foi o estado que apresentou a maior quantidade de municípios com notas mais baixas: O município com pior desempenho foi Maiquinique, com Ideb de 0,69. Só perde para Ramilândia, no Paraná, cujo índice foi de 0,3. A média brasileira é de 3,8. O ranking da qualidade do ensino público do país comprova que a Região Nordeste é a que necessita de mais investimentos na área de educação. De cada dez municípios incluídos entre os que têm os piores indicadores nas primeiras séries do ensino fundamental, oito estão no Nordeste. O levantamento foi feito com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Esse indicador, que varia de 0 a 10, leva em consideração o rendimento escolar e a média dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação Básica (Saeb) e na Prova Brasil. Segundo o Ministério da Educação, para ter sistemas educacionais com qualidade equiva