Pular para o conteúdo principal

ABSURDO! DIREÇÃO DO SINPROESEMMA UTILIZA IMPRENSA DA GOVERNADORA PARA CRIMINALIZAR A SUA PRÓPRIA CATEGORIA.


Em nota vinculada na grande mídia do estado do Maranhão a direção do SINPROESEMMA mostra o despreparo e desespero de um grupo que não tem legitimidade perante a categoria. Nessa nota fica explicito o objetivo de desmoralizar os profissionais da educação perante o conjunto da sociedade.

Falam de grupos divisionistas, quando o que há de fato é uma insatisfação generalizada da base do sindicato contra essa direção biônica que tenta de todas as formas evitar a mobilização da categoria para pressionar o Governo a atender nossas reivindicações. Chegamos ao cúmulo de completar mais de um mês em estado de mobilização sem que nada de concreto tenha sido encaminhado pela diretoria.

Ora, um grupo que não foi eleito pela base e que historicamente tem mantido relações inescrupulosas com os governos que atacam as nossas conquistas históricas, não poderia ter outra atitude.

Ficam no ar algumas perguntas: quem divide a categoria? Aqueles que se levantam contra o autoritarismo da direção e exige que a base do sindicato decida por onde devemos caminhar ou aqueles que evitam o debate democrático e utilizam o dinheiro da categoria para criminalizar sua própria base na mídia da governadora? Quem se retirou vergonhosamente na última assembléia, a “oposição” ou a direção do sindicato? E o debate? O convencimento? Onde fica?

Como boa stalinista que é, a diretoria do sindicato está instalando uma mini-ditadura em nosso sindicato, por isso foge do debate como o demônio foge da cruz; por isso usam a mídia burguesa para confundir a categoria e a sociedade em detrimento da democracia sindical. Na nota dos “desesperados” não há se quer uma única linha convocando uma nova assembléia.

É inadmissível ver pais e mães de famílias, que se sacrificam cotidianamente para melhorar a educação pública do estado do Maranhão, sendo criminalizados por seus supostos representantes sindicais, nem a governadora Roseana Sarney ousou tanto, pois o recente exemplo de Jackson Lago é desaconselhador. No entanto, quem tem capatazes entre os (as) trabalhadores (as) não precisa pegar no chicote.

Nós do MRP e do GT de EDUCAÇÃO DA CONLUTAS vamos continuar defendendo a pauta de reivindicações que foi aprovada pela maioria da base na última assembléia (30/09), que entre outros pontos exige o reajuste salarial de 19, 21% retroativo a janeiro, que é ainda muito insignificante perante a defasagem salarial que tivemos no último decênio que já alcança 105%.
Por fim, fica aqui nosso veemente repúdio a direção do SINPROESEMMA contra esse processo de criminalização de nossa categoria via midiática e a nossa mais profunda defesa de que a democracia sindical prevaleça e defina o nosso futuro na luta.

MRP (Movimento de Resistência dos Professores) e GT de Educação/CONLUTAS

Orkut – Comunidade SOS Professor- Ma;
Blog: mrp-maranhao.blogspot.com

Comentários

INES disse…
VAMOS ABRIR UMA ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTORIA , A P H URGENTE

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as

Reprodução parcial da proposta de novo estatuto elaborada e defendida pela diretoria do sinproesemma. O que vcs acham?

DA DESCRIÇÃO E ATRIBUIÇÃO DOS CARGOS DO GRUPO OCUPACIONAL TRABALHADORES DA EDUCACÃO BÁSICA Art. 29. Constituem tarefas do Professor: a) Planejar e ministrar o ensino transmitindo os conteúdos pertinentes de forma integrada e através de atividades, para propiciar aos alunos os meios elementares de comunicação e instruí-los sobre os princípios básicos da conduta científico-social; b) Elaborar planos de aula, selecionando o assunto e determinando a metodologia com base nos objetivos fixados, para obter melhor rendimento do ensino; c) Selecionar ou confeccionar o material didático a ser utilizado, valendo-se das suas próprias aptidões, ou consultando o Serviço de Orientação Pedagógica, para facilitar o processo ensino-aprendizagem; d) Ministrar aulas, transmitindo aos alunos conhecimentos elementares de linguagem, matemática, ciências sociais e ciências naturais, através de atividades desenvolvidas a partir de experiências vivenciadas e sistematizadas, proporcionando ao educando