Pular para o conteúdo principal

Movimento de Resistência dos Professores - M.R.P- INFORMA

A exemplo das greves anteriores, os educadores da rede estadual de ensino vivenciaram a recorrente prática da atual diretoria do SINPROESEMMA, que optou por fazer mais um acordo com o Governo à revelia dos professores, resultando, sobretudo, em perdas de direitos e no recuo forçado da categoria.

 
Não obstante essa problemática, em 18 de agosto, chegaremos a 90 dias do término da greve sem que os pontos acordados fossem cumpridos, a saber:



- reajuste salarial;


- implantação da Lei do Piso;


- aprovação do Estatuto do Educador;


- convocação dos excedentes do concurso.

Em função de todas essas mazelas que afligem os membros de nossa categoria anualmente, um coletivo de professores arregimentados pelo MRP decidiu trabalhar na criação da Associação de Professores do Maranhão, cuja finalidade é a mobilização e organização da categoria para embates futuros, dentre eles a retomada da principal ferramenta de luta dos educadores, que é o sindicato. Pretende-se, ainda, em caráter permanente, buscar a manutenção e ampliação de direitos dos associados.


Educador (a), potencialize e contribua com a criação desse novo instrumento de luta, participe do encontros para eleger a comissão provisória e a formulação de propostas para a criação do Estatuto da Associação e conhecer os pressupostos do Plano Nacional de Educação. Como forma de otimizar as decisões teremos dois momentos:

DIA 16.08.2011 (TERÇA), às 16h



DIA 04.09.2011 (DOMINGO), ÀS 8H


Local: SINDICATO DOS BANCÁRIOS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as

Reprodução parcial da proposta de novo estatuto elaborada e defendida pela diretoria do sinproesemma. O que vcs acham?

DA DESCRIÇÃO E ATRIBUIÇÃO DOS CARGOS DO GRUPO OCUPACIONAL TRABALHADORES DA EDUCACÃO BÁSICA Art. 29. Constituem tarefas do Professor: a) Planejar e ministrar o ensino transmitindo os conteúdos pertinentes de forma integrada e através de atividades, para propiciar aos alunos os meios elementares de comunicação e instruí-los sobre os princípios básicos da conduta científico-social; b) Elaborar planos de aula, selecionando o assunto e determinando a metodologia com base nos objetivos fixados, para obter melhor rendimento do ensino; c) Selecionar ou confeccionar o material didático a ser utilizado, valendo-se das suas próprias aptidões, ou consultando o Serviço de Orientação Pedagógica, para facilitar o processo ensino-aprendizagem; d) Ministrar aulas, transmitindo aos alunos conhecimentos elementares de linguagem, matemática, ciências sociais e ciências naturais, através de atividades desenvolvidas a partir de experiências vivenciadas e sistematizadas, proporcionando ao educando