Pular para o conteúdo principal

Reflexão sobre a greve da rede estadual


Bom dia a tod@s! Hj não contive meu desejo de dar vazão ao sentimento que hora me domina e farei uma pequena leitura de todo o processo que se dá em torno do movimento paredista puxado pela diretoria do sinproesemma, dia 23 de abril. Colegas educadores, inicialmente pergunto: O INSTRUMENTO GREVE SERVE MESMO PRA QUE? Todos nos somos sabedores que greve é um instrumento histórico de luta usado pela classe trabalhadora, em todo o mundo, para garantir e/ou ampliar direitos. A greve da rede estadual de 2013 requer de nos uma análise criteriosa, para que dentro em breve não venhamos a nos assustar com o seu desfecho e as CONSEQUÊNCIAS do mesmo.
O objeto maior de disputa é a aprovação de uma PROPOSTA DE NOVO ESTATUTO, que será transformado na lei que regerá a carreira de todos os profissionais da educação estadual básica. Diante desse contexto pergunto e aponto:
1- Quem de nós que compomos a base da categoria tem em mãos a proposta que está sendo negociada?

2- A disputa em prol da aprovação do novo estatuto, em tese, deveria ocorrer entre os educadores e o governo, porém, isso não ocorre. O que se verifica é que ela é travada longe dos educadores e se dá a portas fechadas nos gabinetes do governo, entre seus técnicos e a diretoria do sindicato. Esta ultima, se fecha em copas e limita-se a colocar seus asseclas para espalhar factoides no seio da categoria.Essa novela nós já conhecemos muito bem e sabemos todo o enredo do seu desfecho final.

3- Esse movimento paredista nem comando de greve possui, isto é, todo o seu controle está nas mãos da diretoria PELEGA DO SINPROESEMMA. Diretoria essa que tem o passado que tem e que fez de tudo para manter o professorado distante das discussões em torno da proposta do NOVO ESTATUTO.

4- Porque que a diretoria do sindicato se nega a realizar a ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA para rediscutir a PROPOSTA DO ESTATUTO DO EDUCADOR? Pq nem mesmo as assembleias regionais a diretoria do sindicato convoca para avaliar o MOVIMENTO PAREDISTA?

5- A todos aqueles que defenderam a adesão da categoria A GREVE para disputa-la por dentro, PERGUNTO: conseguiram modificar alguma virgula da PROPOSTA DO ESTATUTO DO EDUCADOR???? Qual é a estratégia, ela não existe???? Se a resposta é não, certamente DESCULPAS NÃO VÃO FALTAR PARA JUSTIFICAR O FRACASSO DO MÉTODO, na medida em que, tudo indica que o desfecho desse processo se aproxima. A categoria muito provavelmente não será beneficiada com essa estratégia, mas certamente os objetivos escusos, ah! esses sim, de alguma forma foram alcançados, né mesmo?????
Vou me deter por aqui, mas volto a afirmar: não vejo outra forma de equilibrar as forças entre a categoria e a diretoria do SINPROESEMMA no contexto desse processo, nos apostamos todas as nossas fichas na ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA CONVOCADA PELO ABAIXO-ASSINADO DOS ASSOCIADOS DO SINDICATO, para tentar evitar que nossa categoria seja golpeada mais uma vez
Diante do exposto pergunto: Educador(a), vc já reparou em que terreno vc está pisando e pra onde estão te levando?????

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as

Reprodução parcial da proposta de novo estatuto elaborada e defendida pela diretoria do sinproesemma. O que vcs acham?

DA DESCRIÇÃO E ATRIBUIÇÃO DOS CARGOS DO GRUPO OCUPACIONAL TRABALHADORES DA EDUCACÃO BÁSICA Art. 29. Constituem tarefas do Professor: a) Planejar e ministrar o ensino transmitindo os conteúdos pertinentes de forma integrada e através de atividades, para propiciar aos alunos os meios elementares de comunicação e instruí-los sobre os princípios básicos da conduta científico-social; b) Elaborar planos de aula, selecionando o assunto e determinando a metodologia com base nos objetivos fixados, para obter melhor rendimento do ensino; c) Selecionar ou confeccionar o material didático a ser utilizado, valendo-se das suas próprias aptidões, ou consultando o Serviço de Orientação Pedagógica, para facilitar o processo ensino-aprendizagem; d) Ministrar aulas, transmitindo aos alunos conhecimentos elementares de linguagem, matemática, ciências sociais e ciências naturais, através de atividades desenvolvidas a partir de experiências vivenciadas e sistematizadas, proporcionando ao educando