Pular para o conteúdo principal

PANFLETO DISTRIBUIDO NA ASSEMBLÉIA DO SINDEDUCAÇÃO

CARTA ABERTA AOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL.

Companheiro(a),

É do conhecimento de todos que nossa data-base ocorre no mês de maio, conforme estabelece o estatuto do servidor público municipal (Lei nº 4615/06). Entende-se por data base – período em que nossa categoria negocia uma pauta de reivindicações com a Prefeitura, dentre elas destaca-se o reajuste salarial.
Neste processo de negociação coletiva, à nossa categoria deve ser garantida ampla participação. Um sindicato combativo, autônomo e classista, só se lança nesse processo após um prévio estudo das condições financeiras do município, identificando assim a margem real para o reajuste. Este deve ainda promover a devida socialização e discussão dessas informações com sua base. Quando isso não acontece, facilmente os trabalhadores são ludibriados, na medida em que quem negocia pelo governo, são técnicos experientes, que trazem sempre na ponta da língua o discurso da falta de recursos ou os impedimentos da lei de Responsabilidade Fiscal. Esta prática serve para que eles estipulem o mínimo do que está sendo pleiteado pelos trabalhadores, acarretando a estes sérias perdas. Não podemos discutir reajuste salarial às cegas, a diretoria do SINDEDUCAÇÃO analisou a finanças da Prefeitura (Lei Orçamentária Anual-LOA e a Lei de Diretrizes Orçamentária-LDO)? Qual é à margem real para reajustes existente hoje? Quais são nossas perdas salariais dos últimos anos? Iremos ou não pleiteá-las? Qual é hoje o volume de recursos do FUNDEB movimentado pela prefeitura?Qual o percentual de recursos do fundo efetivamente aplicado na remuneração dos profissionais do magistério? Quantos somos nós hoje? Se esse estudo foi feito, por que não foi socializado com a base? E se ele não existe, em que dados a diretoria do sindicato se pauta para essa negociação?
Como se vê, muitos fatos, nesse processo carecem de explicações por parte da diretoria do SINDEDUCAÇÃO, eles estão deliberando sem a devida consulta à categoria, e quando realizam uma assembléia, descumprem as deliberações feitas pela base. Foi assim na última assembléia do dia 20 de abril, onde democraticamente foram eleitos dois representantes da base (Professores: Antonísio Furtado e Leonel) para comporem a comissão de negociação. Inexplicavelmente, estes nunca tiveram acesso a essas reuniões. Está explicito que a diretoria do Sindicato não quer a presença dos professores da base nas reuniões com o Governo. Nesse episódio, percebe-se que ela impõe seu desejo de forma unilateral sobre a categoria, rasgando assim o estatuto da entidade, na medida em que descumpre uma deliberação de sua instância superior que é a assembléia geral.
É vital para o sucesso das nossas lutas, repudiarmos veementemente essa prática fascista e antidemocrática que vem ocorrendo a bastante tempo em nosso sindicato. Foi assim em nossa última greve, em que o Secretário de educação escolhia as pessoas com quem ele negociava; na assembléia realizada ano passado na FIEMA, quando da aprovação do PCCR foi cerceada a intervenção da base. Diante de tais afrontas, cabem algumas indagações: Aos sócios deste sindicato é garantido ou não o direito de participar dessas comissões de negociação, sendo estes eleitos nas assembléias?As decisões da diretoria deste sindicato devem se fundamentar no estatuto da entidade ou ao bel prazer do personalismo de seus diretores? Lamentavelmente, o que ocorre é que uma meia dúzia de pessoas, que se acham os proprietários do SINDEDUCAÇÃO imagina que só eles são os “iluminados” capazes de tudo fazer e que nós não passamos de um bando de acéfalos incapazes e que vivemos eternamente esperando que eles se encarreguem de tudo. Talvez por isso, eles realizam a prestação de contas do sindicato apresentando apenas um simples balancete e se quer evidenciam as notas fiscais para comprovarem seus atos.
Professor (a) é chegada a hora de quebrarmos esse paradigma, nós somos capazes sim, chega de comodismo e resignação. Como poderemos exigir nossos direitos do poder público municipal, se a própria diretoria do sindicato não nos respeita e muito menos ainda a instituição. É preciso ordenar inicialmente as coisas nesse sindicato; nossas reivindicações devem ser elaboradas a partir das necessidades e anseios dos profissionais do magistério; as nossas lutas serão pautadas de acordo com os interesses coletivos dos trabalhadores e não de interesses escusos a eles, pois em um sindicalismo eficaz, o que é melhor para a categoria é o melhor para todos. Sindicato é instrumento de luta e defesa dos direitos dos trabalhadores e não aparelho de partido político ou balcão de negócios dos vendilhões dos direitos da classe trabalhadora.

“E tão simples são os homens, e obedecem tanto às necessidades presentes, que aquele que engana sempre encontrará quem se deixe enganar”. (N. Machiavel)

E-mail: conlutas_ma@yahoo.com.br / blog: www.mrp-maranhao.blogspot.com
Comunidade no Orkut: SOS professor-ma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MRP lança nota de solidariedade aos professores e repudia a atitude do vice governador do Maranhão

  MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES- MRP   NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO   O Movimento de Resistência dos Professores - MRP vem a público se solidarizar e manifestar seu irrestrito apoio aos professores que estão sendo processados judicialmente pelo vice governador   e Secretário de Educação do Estado do Maranhão- o senhor Filipe Camarão (PT) por conta de uma charge divulgada durante a greve dos   professores da rede pública em que se questiona   o destino das verbas que deveriam ser utilizadas para o pagamento do piso salarial da categoria. A interposição das ações judiciais interpostas se configuram em um ataque a toda nossa categoria de professores, e em verdade se constituem em censura e ataque a liberdade de expressão-basilares do Estado Democrático de Direito , ao mesmo passo em que   são utilizadas para tentar   criminalizar, intimidar e calar professores através do uso do aparato judicial, o que é inaceitável e não pode ser naturalizado pela sociedade maranh

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as