Pular para o conteúdo principal

Carta aos profissionais da educação

UMA GREVE ATÍPICA, UMA LIÇÃO HISTÓRICA: LUTAMOS E ESTAMOS ORGULHOSOS!




Ousadia, resistência, apreensão e persistência são sentimentos e momentos que marcaram os dias de greve dos trabalhadores em educação do estado do Maranhão.

Foi, sem dúvida, um grande aprendizado, porque foi uma grande luta. Aprendemos nesse movimento quem são os verdadeiros aliados da classe trabalhadora, aprendemos também quem são os seus grandes inimigos.

Fomos atacados por todos os lados no front dessa batalha em defesa de nossos direitos e de uma educação pública e de qualidade. Tal como o príncipe de Maquiavel a governadora Roseana Sarney tentava mostrar que “os fins justificam os meios”, para isso impunha o terror nas escolas, ameaçava cortar o ponto dos grevistas, até de exoneração fomos ameaçados.

É verdade que em alguns momentos sentimo-nos pequenos ao ver um governo oligarca e sedento de poder abocanhando a direção do nosso sindicato, que nada faz pela sua categoria, e de entidades estudantis, que nada fazem pelos nossos alunos. Seus jornais chamavam-nos de “pseudos-educadores”, de irresponsáveis, os locutores de seus programas midiáticos esbravejavam que a “dama de ferro” deveria agir com “mão de ferro” contra o movimento, e ela agiu.

A cada passeata lá estava o “braço de ferro” do Estado com pistolas, metralhadoras, bombas, helicópteros e viaturas para recepcionar centenas de trabalhadores “armados” com cartazes, bandeiras, faixas, panfletos e microfones. Estávamos destemidamente na arena, pois os que temiam lutar preferiram ficar nas salas esvaziadas das escolas. Enquanto isso as aulas de verdade estavam sendo ministradas nas ruas por milhares de docentes e discentes.

Nessa arena, nem ela, nem seu secretário de educação, nem a direção do SINPROESEMMA ousavam entrar. Saímos da greve por que também estávamos preocupados com nossos alunos, pois estes apoiaram a greve pensando nos educadores, e essa cumplicidade foi uma grande lição que jamais esqueceremos.

Se Roseana Sarney e a direção do SINPROESEMMA, ambos biônicos, estão comemorando a derrota do movimento grevista, enganam-se redondamente, os maiores vitoriosos nessa grande batalha fomos nós classe trabalhadora. Mesmo com todo o processo de criminalização a qual fomos submetidos, a simpatia da população oxigenava nossas forças a cada passeata.

Nós podíamos caminhar pelas ruas e dialogar com os populares, Roseana Sarney NÃO!

Nós podíamos visitar as escolas e dialogar com os demais companheiros (as), a direção do SINPROESEMMA NÃO!

Nós fomos abraçados e apoiados pelos nossos alunos, as entidades estudantis pelegas NÃO!

Do ponto de vista material a educação pública perdeu, é verdade, pois a verba não repassada será transformada em caixa 2 para campanha eleitoral de 2010.

“Ninguém se banha duas vezes no mesmo Rio”, pois “a única constante é a mudança”, dizia o filosofo Heráclito, e é desta forma que nos sentimos após ter banhado no rio da sapiência, ousadia e coragem deste grande movimento.

Nós, homens e mulheres da base do SINPROESEMMA, não somos mais os mesmos. Hoje, nos sentimos mais fortalecidos, mais conscientes e mais solidários com nossa classe. Somos sujeitos coletivos. Neste sentido, é de cabeça erguida que voltaremos às aulas, orgulhosos por ter cumprido corajosamente uma pequena etapa de luta pela melhoria da educação pública do estado do Maranhão, e essa conquista ninguém nos tira.

BASE DO SINPROESEMMA

Comentários

Anônimo disse…
Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio.
Que a morte de tudo que acredito não me tape os ouvidos e a boca.Oswaldo Montenegro
Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo. Mark Twain
Aprendi, nessa greve atípica a dominar meus medos. Não sou mais a mesma, e essa conquista interna, ninguém me tira. Obrigada, a todos e todas da base do SINPROESEMMA.
Henrique disse…
"O diabo ajuda a cometer o crime, mas não ajuda a escondê-lo".

A direção do SINPROESEMMA não perde por esperar. Todas as mentiras que eles dizem cairão por terra, e eles pagarão caro por nos trair.

ABAIXO JUDAS PINHEIRO, OU SEJA, JÚLIO PINHEIRO!
Anônimo disse…
Estou até hoje muito traquilo em relação a meu posicionamento.
Primeiro de licenciar-me desse sindicato pelego, depois de dár lugar a aqueles do PCdoB
que estão no pântano,pois o lugar deles é mesmo lá.

a história é sabia e dirá que é traidor.
Com a consciencia pura e minha dignidade intacta te digo.

Josivaldo Corrêa. não preciso me esconder atrás de a pseudônimo.
Mesmo pensando assim. acabo de ter um portador de idéias.MUITO PRÓXIMO POR SINAL.
NÃO FALEM POR MIM,SEI DO MEU PAPEL, MEU LUGAR.
E USAR DE MEU NOME PARA PUBLICAR POSTER SEM MINHA AUTORIZAÇÃO.
ME RESERVO NO DIREITO DE SOLICITAR AO MODERADOR DESTE BLOG A RETIRARADA DESES COMENTÁRIOS ACIMA E DO MEU EM RESPEITO AO DIREITO DE IDENTIDADE,DE RESERVAR-ME E QUE QUISER SABER SOBRE MIM QUE ME LIGUE 98 88412172, jhosywald@gmail.com
Anônimo disse…
Prof. Josivaldo, vc poderia esclarecer a todos deste Blog e da categoria, o por que do seu afastamento do SINPROESEMMA? Já q o sr. era "figurinha" conhecida daquela entidade,inclusive, já vem desde a gestão passada(2005-2009), quando era dir. de meio ambiente e saúde e que diga-se de passagem, nunca efetivou um único projeto para categoria nessa área. Prof., vc no comentário acima se identifica e depois reivindica o direito de " SOLICITAR AO MODERADOR DESTE BLOG A RETIRARADA DESES COMENTÁRIOS ACIMA E DO MEU EM RESPEITO AO DIREITO DE IDENTIDADE ", isso me parece contraditório, já q o sr. não era obrigado a se identificar, já q preferiu assim, deve assumir o q anda dizendo por aí.

Cuidado companheiros com os falsos profetas e apunhaladores da categoria.
Anônimo disse…
Nunca me senti tão orgulhosa!
Foi bom lutar por nossos direitos e perceber que eles estão acima de qualquer valor monetário.
Parabéns! Esta mensagem nos deixa ainda mais motivados para continuar na luta por dias melhores.
Em respeito aos leitores do Blog.
Me identifiquei. utilizo meu nome. Não tenho nada a esconder como muitos ali e ai.

Com certeza,essa postagem anonima é de alguém insatisfeito porque até hoje não me cooptaaram.
Se você é do Sinproesemma,e que acho que é, conhence minha postura, sabe de meus descontetamento e das minhas atitudes.Quém se esconde atrás de um Pseudônimo e utiliza uma parte de um e-mail que respondir para você lituerma@bol.com. ,"Conrinthins".
Em resposta a ataques que me imputavam a alcunha de traidor, tudo isso, porque não comungo em tudo com a direção que você mesmo delatou no e-mail e que voce lituerma@bol.com. chama de pelega. Acho que ela é e foi omissa em vários episódios na luta com os professores.E se não comugar com a direção, com o PCdoB, isso é traidor , Sou traidor,mas, presevo minha dignidade junto a meus preceitos e minha concepção sindical . A categoria é maior que os nomes, que partidos,e que cargos e o sindicato.
Porém camaradas do Blog MRP, essa é mais uma tática de um enviado do PCdoB para me intimidar, calar-me.Só espero que não me provoque, E também, acho que este não é forum e me reservo no direito de proteger minha identidade de picuinhas e ataques de pessoas, sem nome, anonimas, insatisfeita e relegada a segunda plano.
Anônimo disse…
Gente!!!

Qual é a credibilidade q esse tal de Josivaldo tens??!!Nenhuma!!Sempre foi aliado do SINPROESEMMA, agora vem dar uma de santo aqui, isso tá me parecendo jogada dele.
Anônimo disse…
Eu quero saber é como vai ficar a situação dos nossos filhos. Quem vai repor essas aulas perdidas?Agreve acabou, e agora??Vcs tem mesmo compromisso com os alunos??Então paguem aula por aula.
Quanto a meu afastamento e as razões dela, estarei na quarta feira no blog http://unidadeclassistama.wordpress.com postando.

Quanto a “ figurinha” me prove um ato meu contra a categoria.

Tenho cópias de toda as minhas atividade e relatórios da secretária de Saúde Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. E apesar de não está lá a disposição da pasta , porque estava em sala de aula e somente nas minhas folga uilizava para desenvolve-lá. E em seguida com um ano de disponibilidade promovir várias conquistas : uma delas foi a Políitica da Saude do Trabalhador, auxilio na inplantação do CEREST, (Centro de Referencia de Saude do Trabalhador) que funciona no Pan–Diamante, realizamos seminários e eventos de politicas de prevenção de DST/AIDS em parceria com a Secretaria de Politicas sociais . Agora a Secretaria nunca foi prioridade na Gestão do 2005-2009, e a omissão de quem divulga as ações.E Nunca tive o interesse de me promover.Eles também não. E me emgoliram no Jurídicos depois de muita discussão.Pasta 80% saneada no Sinproesemmma, mas há muito a fazer.
Obs: Você pode falar de “credibilidade”, sem identificação anônimo.Me conheça e fale sobre mim.(98)88412172 –jhosywald@gmail.com, estabeleça contato.
E confesso não esta preocupado com as provocações ruins. Não é ser SANTO, Até porque sou Vasco , rsrsrsr , Entretanto me considero livre, e sou.Verdadeiro.
Portanto ,deveriamos promover aqui o debate , não ataques, isso faço pessoalmente, sem medo. E me identifico.
A massa crítica (conhecimento) deve ser o motor das discussões de idéias. Eu discuto elas. No campo filosófico, histórico, idelógico e sindical.Não me atenho as menores.
Proponho a elevação do debate e a discussão dos temas da educação.
As picuinhas comum para alguns, não deve ser o objeto desse blog. Se não, como estabelecer a diferença entre os do Délcio Sá, Marco Dèça e outros por ai.
Rspeitem o Blog da resistencia e dos professores que lutam.
Não estou no pântano. (lenin) Estou estendo a mão para um caminho seguro junto com a cetogoria.O que há de mal nisso.
Anônimo disse…
Gente!!!!!
O Josivaldo insiste em esconder o real motivo de seu afastamento da diretoria do sindicato. A questão foi ideológica ou foi caso de mulher????
Uma mulher derruba mesmo um macho. E de um posto estratégico.
Soube que vc enquanto diretor foi um mero fantoche do Júlio Guterres, o metalúrgico. Isso é verdade??? Vc sempre foi capacho dele mano??????
Quer nos enganar malandro????
Anônimo disse…
Esse Josivaldo é um verdadeiro picareta da educação, se manca e cai fora desse blog, q é sério, vai...procurar a tua laia de pelegos
Anônimo disse…
também concordo, conheço ele, é um pilantra oportunista, vive cavando disposição para não trabalhar,trabalho com ele no município e lá, passa de 15 dias sem dar as caras, agora vem com essa conversa hipócrita dele.
Veja, um animal do Deserto e reconheram a sede que tem...???? Procure se identificar ou tem
medo. MAS,UMA DO SINDICATO, VEJA QUÉM É CAPACHO DE JÚLIO GUTERRES AQUI.
EU ME IDENTIFICO JÁ VOCÊ.
QUÉM USADO PARA DETORNAR A OPOSIÇÃO E FALAR E INTIMIDAR AQUELES QUE NÃO SÃO COOPTADOS. QUE ENTROU AGORA NO PCdoB, ESTÁ TENTANDO ALÇANÇAR VOOS, ESPAÇO.

VOCÊS ESTÃO COM MEDO NÉ,AQUI.DEPOIS DE MEU PRONUCIAMENTO LÁ NO SANDS HOTEL, CONHECEM O MEU PESO E O ACUMULO DE INFORMAÇÃO QUE TENHO. E COM CERTEZA VOCE É QUE VAI SER CAHAMADO.SAIR DESTE BLOG PELO SEU CHEFE, SERÁ QUE TU TÁ FAZENDO TEU TRABALHO DIREITO .
PORQUE QUE TENHO DE SAIR DESTE BLOG. SE AQUI EXISTE ALGUMAS VERDADES A SEREM DITAS. NÃO ACHAM.

QUANTO À QUESTÃO FOI IDEOLÓGICA OU FOI CASO DE MULHER.
RESPONDO: AMBAS, E VOCÊS USARAM ISSO PARA ACELERAR, MEU AFASTAMENTO DA DIREÇÃO.
O AMOR É UMA DAS ARMAS QUE O HOMEM, TEM PARA SER LIVRE.
E QUEM QUISER ME JULGUE SOBRE ISSO. A REPUTAÇÃO DE HOMEM NÃO É POR ELE AMAR DEMAIS, E SIM POR NÃO TER AMOR.
A VERDADE TEM QUE DITA, CUSTE ,CUSTE O QUE CUSTAR.

Eu solicitei via oficio e protocolo o meu licenciamento do Sindicato
e junto a devolução também a minha disposição , QUE UTILIZEI POR (18 MESES),
Para deixar para os novatos da direção, Assim como você,que ousa a ficar atás dos panos.

Vocês sabiam que foi por denúncias atrúbuida a mim , pela direção do Sindicato, em blog (marco Dèça) sobre o uso de disponibilidade que me chamarm de triador. O conteúdo na denuncia não foi averiguada. Sinceriamente, gostaria de ter sido eu ao autor , porque iria até o fundo dessa questão, mas acho que foi uma questão domestica, que foi tratada na cozinha. Ou calada para sempre.
Peço que vocês publique aqui a teor da denuncia para todos.
Tirem suas próprias conclusões.
Estou esperando me provoquem..

Quanto ao meu colega de ponto noturno no U.E.B. Luzenir Mata Roma, públique aqui as minha falta, tire copia de meu ponto ,prove essa 15 faltas.
Não me chamo anônimo, Sou Josivaldo.
Se não querem elevar o discusso, cabe aqui minha explicações. Esse é p meu direito.
Espero que esse blog tivesse por seriedade o cr´trio da identifivação, mas acredito nos proposito da moderação, a comunicação tem que sewr livre , mas responsável.
Anônimo disse…
Que papelão, senhores pais!
Então é assim que tratam os professores da rede estadual de ensino? Enquanto nos desdobramos diariamente dentro das salas de aula, ministrando conteúdos, orientando os filhos de vocês para enfrentarem esta sociedade competitiva e desigual, ainda nos chamam de enrolões? Além disso, como falarmos de sonhos, de luta se não damos o verdadeiro exemplo? Chega de injustiça! Professor merece respeito, afinal, de mãe, pai, amigo/a, psicólogo,entre outros todos nós somos um pouco.
Anônimo disse…
Por favor, deixem as intrigas para um outro local.
Este espaço é exclusivo para tratarmos de assuntos educacionais.
Anônimo disse…
Como ousa chamar os pais de estarem fazendo papelão?

Vcs profs é q não tem compromisso e responsabilidade com a educação pública. Sabemos q a greve é um direito de todo trabalhador, mas não da forma com vcs fizeram, totalmente ilegal e fora de época. Como fica o prejuizo q vocs causaram para a sociedade maranhense?? Por isso q deu tudo errado.E agora? Como fica o ENEM? O vestibular da UEMA? O fim do ano letivo?
Anônimo disse…
Sou mãe de aluno, minha filha estuda na escola BCA. Respeito o direito dos profs em lutar pelos seus direitos, mas pelo q andei percebendo, essa greve pareceu mais uma luta contra a direção do sindicato q uma luta por direitos, talvez por isso que não teve futuro.Minha filha reclama muito dos horários q vão até somente terceiro, com justificativas de reuniões intermináveis do MRP.
Anônimo disse…
Josivaldo
VOcê fez fortes ataques a direção do sindicato no SANDS e saiu correndo feito um cachorrinho scubinho. Por que nâo esperou a reposta da Janice , seu fdp.
Falou , mas correu para não ouvir a resposta.
Janirce Respondeu a suas críticas com a sua competencia habitual.
Quem não conhece teu passado que te compre.
Vc quer enganar o pessoal da OPOSIÇÂO. POvo do NRP, não caiam na labia deste pecebista. Ele é do malllllllllllll.
JOSIVALDO CONTINUA PELEGO DO SINPROESEMMA
CORRE PRA TUA PELEGADA, MANO!!!!!!!
ISSO É SÓ JOGADA!!!!!!!!
Com meu nome NÃO.ou querem me promover.

Corinthians, procure um RAYLITI SHOW.Mano.

Eu, Trabalho,tive que a minha escola na tarde daquele dia. (Não estou a disposição como Você) . Não tenho submissão a essa direção.
E todos ouviram a Janice , só você é acha que ela respondeu a minhas críticas com a sua competencia habitual.
Você desta comunidade acham a Janice competente.?
Perecebam o medo, rsrsrssrs.
>>>Vc quer enganar o pessoal da OPOSIÇÂO. POvo do NRP, não caiam na labia deste pecebista. Ele é do malllllllllllll.

Falo de UNIDADE PELA BASE e não de cumplicidade para a direção.
Querendo ainda me intimidar. Já disse me provoque.

Os país e demais colegas deste blog,tem razão este espaço e para tratar assuntos educacionais,
Gostaria que sentissem o sabor da liberdade e da traquilidade.
Querem que volte, porque???

Postagens mais visitadas deste blog

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

PLENÁRIA DOS PROFESSORES da REGIONAL DE SÃO LUIS - Informe

  Atenção, professores! Tendo em vista a atitude da direção do Sinproesemma que, de forma ilegal, decidiu se retirar do movimento paredista sem consultar a categoria nas assembleias como prevê o estatuto do Sinproesemma, hoje, 31 de março, realizamos uma plenária em que centenas de professores reunidos no Sindicato dos Bancários decidiram manter a greve por tempo determinado (até dia 05 de abril, próxima quarta-feira). Na ocasião, deliberamos sobre as seguintes atividades: 1- ajuizar ações em face da direção do Sinproesemma; 2- realizar, na próxima segunda-feira dia 03/04, ato de protesto em frente à sede do Sinproesemma, no Reviver, a partir das 8h; 3- na terça-feira dia 04/04, manifestação na Assembleia Legislativa, com participação das caravanas vindas das várias regionais do Maranhão, além de movimentos sociais parceiros. Obs: Na terça-feira será votada a mensagem do executivo que trata sobre o reajuste ilegal de 11% parcelado em duas vezes. Nessa mesma sessão será votado o pedido