Pular para o conteúdo principal

A GREVE CONTINUA!

O Comando de Greve, faz uso temporário deste espaço, apenas pela facilidade do contato.

Em assembleia hoje, no CEGEL, a categoria decidiu permanecer no movimento paredista, por entender que pressões e ameaças não podem nos impedir de lutar por nossos direitos.

Foi uma decisão de muita coragem, e tomada após muitas ponderações das centenas de profissionais da educação lá presentes. Ficou decido:

- A greve continua;
-Nesta quinta, mobilização nas escolas;
- Ingresso na justiça sobre o assédio moral sofrido pelos professores nas escolas;
- Ato na sexta pela manhã, 8:00, concentração praça deodoro, desta vez a passeata passará também pelo sinproesemma.

Movimento grevista se faz nas ruas e a defesa de nossos direitos nos faz lutar, por isso, vamos às ruas, mostrar ao Governo e à direção do sindicato que nossa coragem é maior.

Ficou claro para todos na assembleia, que o oponente é forte, mas também nós. Temos tanta força que querem nos abafar de todas as formas. A greve, contudo, é construída com a força e ajuda de cada um, juntos, na escola mobilizando e nas ruas, nos atos. Esta pressão é muito importante.


Se precisarmos de visitas dos companheiros, mande um email dizendo a hora e o local.
Se pelas pressões alguns colegas resolverem voltar, devemos mostrar a importância da luta
 A pressão negativa do governo faz parte do movimento de greve;
A postura da direção do sindicato será questionada nas ruas e também na justiça;

O Comando de Greve.

Comentários

Anônimo disse…
Quanta indignação pude perceber em cada face, em cada palavra, em cada gesto manifestados a partir das pressões que sofremos durante esses dois dias pelo governo, diretores e a mídia sarneísta. Querem nos calar, amordaçar, mas nem isso conseguirão. Os professores a cada dia dão verdadeiro exemplo de coragem e determinação. Parabéns, heróis da resistência!
Eliomar - Cohab
Anônimo disse…
Caros colegas!
Prestem atenção!!

("O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) realiza dia 10 de novembro (terça-feira), das 8 horas às 18 horas, no Sands Hotel (antigo La Ravardière), São Francisco, seminário com o objetivo de discutir a reformulação do Estatuto do Magistério, que com a inclusão dos funcionários de escola passa a ser Estatuto do Educador e conterá o PCCS (Plano de Cargos, Carreira e Salários).
O seminário terá a participação de dois representantes por escola, sendo um professor e um funcionário não-docente, escolhidos em reuniões específicas. A pré-inscrição junto à secretaria de Assuntos Educacionais deverá ocorrer até o dia 6 de novembro (sexta-feira). A expectativa é que o evento reúna cerca de 300 pessoas.
Na pauta, temas relevantes como os “Novos parâmetros nacionais para os Planos de Carreiras para os trabalhadores da Educação”, a ser apresentado pelo secretário de política sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Ruy Oliveira, e a “Proposta de Reformulação do Estatuto do Educador Estadual”, elaborada pelo Sinproesemma e apresentada pelo professor Odair José, secretário de políticas educacionais.
O seminário vai aprofundar a discussão com a categoria sobre a reformulação do Estatuto do Educador, que foi apresentado pelo Sinproesemma ao governo do Estado após uma série de reuniões e seminários realizados desde o segundo semestre do ano passado.
No último dia 27 de outubro, foi aberta a discussão com o governo do Estado sobre o Estatuto do Educador e o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) da categoria. E para hoje (dia 3 de novembro) foi programada outra reunião na qual deverão ser definidos cronograma e etapas da elaboração do projeto de lei que deverá ser votado pela Assembleia Legislativa.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO SOBRE O ESTATUTO PLANO DE CARREIRA

8h00 - Credenciamento
8h30 - Abertura
9h00 - Palestra: Novos parâmetros nacionais para os planos de Carreiras para os trabalhadores em Educação – Ruy Oliveira – Secretário de Política Sindical do CNTE.
12h00 - Almoço
14h00 - Palestra: Proposta de Reformulação do Estatuto do Magistério Estadual – professor Odair José.
17h00 - Encerramento")

Que tal uma manifestação do MRP nesse dia e local!!!???

Mostrar pra eles!!

Quimica-Turu!!
Anônimo disse…
Julio Guterres, em entrevista à rádio mirante, 04/11, no programa Ponto final, do roberto Fernandes, deixou bem claro que é um seminario e não tem cartáter deliberativo.

Então fica uma dúvida, as pessoas que irão participar, serão meros espectadores, e a proposta será apenas mostrata mas não questionada? Sugestões de muadança como serão acatadas. E a categoria, como dará o aval para esta pseudo-proposta?
Anônimo disse…
Suspeito que lá eles apenas farão a defesa do estatuto do educador, que já está pronto, não sabemos quem o construiu e farão de tudo para convencer os educadores de que este é o melhor para a categoria. Quem for participar, deve perguntar se eles possuem uma proposta de PCCR e peçam para que eles a apresentem.
Anônimo disse…
Valorosos colegas,estamos de parábens por demonstrar determinação e coragem para lutar apesar das pressões que são inerentes a ess situação,no entanto precisamos continuar a visita às escolas nesse momento crítico pois existe muita falta de informação, que,no meu entendimento é algo deliberado e que interessa aos "governos",na COHAB,a Escola Júlio de Mesquita voltou a funcionar.Não podemos desistir jamais do nosso objetivo que é a de uma Educação verdadeiramente de qualidade.
Continuemos a luta até a vitória
Unknown disse…
Estou com vocês, divulguei a notícia em meu blog de informática para que todos fiquem sabendo da sacanagem que o governo e o sindicato fazem.

Marcos Abreu
web-dicas-info.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

PLENÁRIA DOS PROFESSORES da REGIONAL DE SÃO LUIS - Informe

  Atenção, professores! Tendo em vista a atitude da direção do Sinproesemma que, de forma ilegal, decidiu se retirar do movimento paredista sem consultar a categoria nas assembleias como prevê o estatuto do Sinproesemma, hoje, 31 de março, realizamos uma plenária em que centenas de professores reunidos no Sindicato dos Bancários decidiram manter a greve por tempo determinado (até dia 05 de abril, próxima quarta-feira). Na ocasião, deliberamos sobre as seguintes atividades: 1- ajuizar ações em face da direção do Sinproesemma; 2- realizar, na próxima segunda-feira dia 03/04, ato de protesto em frente à sede do Sinproesemma, no Reviver, a partir das 8h; 3- na terça-feira dia 04/04, manifestação na Assembleia Legislativa, com participação das caravanas vindas das várias regionais do Maranhão, além de movimentos sociais parceiros. Obs: Na terça-feira será votada a mensagem do executivo que trata sobre o reajuste ilegal de 11% parcelado em duas vezes. Nessa mesma sessão será votado o pedido