Pular para o conteúdo principal

NOTA DE ESCLARECIMENTO.

Por Antonísio Lopes Furtado*

Após tomar conhecimento da ampla notoriedade que fora dada ao processo movido contra mim, como se mérito fosse, venho em resposta e convite à reflexão esclarecer alguns pontos que considero relevantes.
Inicialmente, convido os leitores, certamente compostos em sua maioria por educadores, a comigo analisar o seguinte questionamento: O que ainda podemos esperar de uma direção sindical que usa a assessoria jurídica do nosso sindicato para buscar a condenação de um professor, tendo plena consciência de que ele não tem responsabilidade direta nos ataques direcionados à pessoa de uma das diretoras do SINPROESEMMA?

Partindo do pressuposto que assessoria jurídica do sindicato deve, antes de tudo, resguardar direitos de nós professores, torna-se incoerente em relação aos próprios objetivos desse instrumento, precipitar minha condenação não como autor, mas como coautor dos ataques citados.
Tal condenação, frise-se que ainda esta em sede de recurso e, portanto passível de modificação, deu-se em função de ser eu o criador, proprietário e moderador de uma comunidade para debates virtuais, intitulada SOS PROFESSOR, em uma popular rede social. Com a responsabilidade que essa condição exige, fiz por diversas vezes a remoção de alguns comentários (posts) ofensivos direcionados a alguns diretores do sindicato, bem como advertimos o membro e responsável direto pelos atos no tocante à conduta e política de relacionamento presente em toda e qualquer comunidade, cujo único compromisso é com a verdade e a conscientização de direitos. Contudo, como se sabe, a dinâmica dos contatos virtuais, lamentavelmente, extrapola a possibilidade de controle e, nesse caso específico, soube-se tempos depois que se tratava de um perfil falso (fake) que se fazendo valer do anonimato, deu continuidade às ofensas e, por ser impossível o monitoramento on line por 24h, fui associado aos fatos, e, dessa forma, responsabilizado.

Partindo-se do exposto, vale ressaltar que esta ação não tem objetivo único de resguardar a imagem de um dos membros da diretoria do Sindicato. As verdades ora ocultadas na ferramenta jurídica residem no fato de que a diretoria do SINPROESEMMA (PCdoB/PT/CTB) encontra-se desgastada e deslegitimada em função da sua inoperância e das muitas traições cometidas contra os professores. Tenta, desta forma, intimidar a ação dos membros do MRP, que a cada dia alcançam maior legitimidade no seio da nossa categoria ao promover verdadeiramente a luta em prol dos direitos dos educadores.

Nós do MRP, a partir de 2007, criamos, além da comunidade virtual já citada, outros mecanismos midiáticos, como por exemplo, o nosso BLOG e desde então somos implacáveis na divulgação das artimanhas e golpes da diretoria do SINPROESEMMA (PCdoB/PT/CTB). Fui arbitrariamente escolhido em função da coragem de denunciar as manobras patrocinadas por tal diretoria PELEGA e esta postura tem incomodado esse restrito grupo que acredita ser proprietário do sindicato, forçando-os de forma vexatória e irrefletida a tentar impedir a constatação real dos fatos e, assim, buscar um “bode expiatório”.

Não é difícil atinar que a cúpula dessa diretoria à frente do sindicato, há mais de 10 anos, deseja se perpetuar na nossa estrutura sindical. Longo e valioso período cujas perdas se aglomeram no seio da categoria, além de fazer uma gestão passível de clara suspeita. Não podemos esquecer que dia 18 de abril deste ano, o Sr. Júlio Gueterres, embora Secretário de Comunicação, afirmou com a propriedade de um secretário de finanças que a arrecadação mensal do SINPROESEMMA era de 200 MIL REAIS, na plenária realizada no auditório da FECOMÉRCIO. Companheiros, isso resulta numa arrecadação anual superior a 3 MILHÕES DE REAIS, na medida em que deve-se acrescentar a esse montante a receita referente ao IMPOSTO SINDICAL OBRIGATÓRIO que supera a quantia de 600 MIL REAIS.

O que o MRP leva à categoria é a necessidade de questionar o destino dessa quantia. Todos deveríamos saber onde são aplicados tais recursos. Para onde vão todos esses milhões que surgem da contribuição dos educadores?

Possivelmente, o desconhecimento dos motivos perpassa pelo fato de que a diretoria do SINPROESEMMA (PCdoB/PT/CTB) manobra e descumpre o estatuto do sindicato ao não realizar a assembleia anual de prestação de contas com seus associados. Antes, reúne meia-dúzia de professores simpatizantes da direção e lá apresentam balancetes em reuniões semiclandestinas.

Some-se a isso o fato de que, desde 2007 (GOVERNO JACKSON), a diretoria do sindicato vem ludibriando a nossa categoria ao vender a ideia de que todos os nossos problemas serão extintos com a aprovação do Estatuto do EDUCADOR. De lá para cá, várias versões desse documento foram construídas, sendo que nenhuma delas foi discutida amplamente na base da nossa categoria. Chegamos a 2011 sem que um novo estatuto fosse aprovado. Hoje percebemos que esse fato só serviu para reforçar a política governamental de negação de direitos, na medida em que a própria diretoria do SINPROESEMMA faz de conta que o ESTATUTO DO MAGISTÉRIO não está mais em vigor.

Lamentavelmente, podemos ainda elencar outras questões nas quais padecem a categoria:

- a diretoria do SINPROESEMMA (PCdoB/PT/CTB) historicamente tem escolhido um lado e esse lado da luta tem sido o do governo;

- a mutilação e o não cumprimento do Estatuto do Magistério;

- perdas salariais estratosféricas;

- negação das progressões e titulações;

- piso salarial inferior a 900 reais;

- não realização de eleições diretas para diretor de escola;

- no final de 2009 a diretoria do sindicato fechou um acordo com o governo à revelia da categoria, que resultou em nosso último reajuste;

- em 2010 o reajuste foi negado e tudo indica que em 2011 a cena se repetirá.

Como vimos, por termos a coragem de refletir a nossa realidade e de socializá-las para que você professor/a possa se inteirar dos fatos e assim tomar partido nessa nossa luta é que querem nos calar.

Aos meus opositores PELEGOS deixo uma certeza: ações como essas só me dão mais força e coragem pra continuar na luta.


* Professor das redes Estadual / Municipal e militante do Movimento de Resistencia dos Professores-MRP.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MRP lança nota de solidariedade aos professores e repudia a atitude do vice governador do Maranhão

  MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES- MRP   NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO   O Movimento de Resistência dos Professores - MRP vem a público se solidarizar e manifestar seu irrestrito apoio aos professores que estão sendo processados judicialmente pelo vice governador   e Secretário de Educação do Estado do Maranhão- o senhor Filipe Camarão (PT) por conta de uma charge divulgada durante a greve dos   professores da rede pública em que se questiona   o destino das verbas que deveriam ser utilizadas para o pagamento do piso salarial da categoria. A interposição das ações judiciais interpostas se configuram em um ataque a toda nossa categoria de professores, e em verdade se constituem em censura e ataque a liberdade de expressão-basilares do Estado Democrático de Direito , ao mesmo passo em que   são utilizadas para tentar   criminalizar, intimidar e calar professores através do uso do aparato judicial, o que é inaceitável e não pode ser naturalizado pela sociedade maranh

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as