Pular para o conteúdo principal

Os Professores baianos em Salvador reprovam a gestão da pelegada do PCdoB no sindicato.Eleição da APLB: Vitória da oposição na capital e indícios de fraudes no interior da Bahia.

Após 15 anos se “reelegendo” como chapa única, a atual direção da APLB teve que “rebolar” para “ganhar” a eleição deste ano e ainda amargou uma derrota fragorosa para a chapa da oposição que venceu na Capital com 72% dos votos validos para contra 28% obtidos pela Chapa 1 hegemonizada pelo PCdoB, e que congregou ainda militantes do PSB, PDT e PT (bloco governista a nível federal e estadual).
Já no interior do Estado houve uma enorme discrepância dos resultados, sendo que onde a Chapa da Oposição não conseguiu fiscalizar a votação e apuração apareceram resultados com até 100% dos votos na Chapa 1, enquanto nas regiões onde houve fiscalização a chapa 2 ou venceu teve uma derrota com pequena diferença para chapa governista.
Uma série de irregularidades cometidas pela Comissão Eleitoral levou a Chapa 2 a acionar o Ministério Público do Trabalho (MPT) e depois a Justiça do Trabalho na tentativa de garantir uma eleição democrática e transparente. A própria homologação da Chapa de Oposição só saiu depois que o MPT notificou a Comissão eleitoral e a direção do Sindicato e a homologação das chapas foi usada na defesa junto ao MP.


A APLB tem uma base de 270 mil trabalhadores contando com 80 mil filiados, mas somente cerca de 40% compareceram as urnas nos dias 4 e 5 de agosto. O baixo percentual de votantes se explica por um lado pelo desgaste da atual direção e por outro pelas manobras da comissão eleitoral que não divulgou endereços dos locais de votação no interior do Estado, pelo não cumprimento dos horários de votação tanto na capital como no interior”, avalia César Carneiro, candidato pela Chapa 2, professor da rede estadual e mestre em História Social.
A votação estava prevista para começar às 8h e encerrar às 21h nos dois dias, mas no primeiro dia as urnas começaram a sair da sede do sindicato às 8h30min. A última urna saiu por volta das 17 horas. No segundo dia as últimas urnas partiram da APLB-Sindicato por volta das 12h e às 15 horas já haviam urnas retornando à sede, enquanto nas escolas inúmeros professores reclamava a ausência de urnas fixas ou móveis programada para atender as unidades.
César Carneiro acrescenta que “a falta de divulgação dos locais de votação e dos roteiros das urnas itinerantes do interior levou a Chapa 2 a entrar com ação na Justiça do Trabalho. A juíza negou liminar pedida para suspender a votação, mas marcou audiência para dia 29 de setembro”.


Para os membros da Chapa 2, em sua maioria composta por professores sem filiação partidária contando com a participação de militantes do PSOL e do PSTU, a atual direção sofreu uma amarga derrota nesta eleição, pois não conseguirá explicar a categoria qual a “alquimia” para o elevado percentual de votação onde a oposição foi impedida de exercer a fiscalização por não saber onde estavam as urnas e ainda terá que responder por que não disponibilizou as urnas em Salvador nos locais e horário previstos e divulgados pela comissão. Outro fato até então inexplicável foi a interrupção da apuração de Salvador entre as 6 horas da manhã do dia 6 e 12h do dia 9 de agosto.


Ressalte-se que na APLB-Sindicato a comissão eleitoral é escolhida pela diretoria da entidade e não conta com membros indicados pelas chapas concorrentes. Nesta eleição a comissão foi composta por três membros da CTB/PCdoB e sonegou informações à Chapa 2, de oposição, até onde pode.


“Só faltando três dias para as eleições nossa chapa teve informações sobre a quantidade de urnas 964 e somente na véspera da votação foi informada do valor das diárias dos mesários. A vitória da Chapa 2 na capital e em algumas cidades do interior se deu pelo envolvimento da categoria na campanha e na fiscalização para impedir fraude e manobras, por isso que já circula nos quadros de todos estado ‘onde houve fiscalização, venceu oposição’. Continuamos lutando para que a vontade da categoria seja respeitada, mas consideramos uma vitória da democracia o fato de existir uma chapa de oposição com uma votação tão expressiva diante de tantos ataques desfechados pela atual direção governista de nosso sindicato”, finaliza César Carneiro.

Em 2013, os professores maranhenses terão a chance de fazer a limpeza por completo, entretanto, para que isto aconteça temos que nos mobilizar com bastante antecedência, os PELEGOS LOCAIS USARÃO DAS MESMAS PRÁTICAS DA BAHIA PARA VENCER O PLEITO.



http://psol50.org.br/blog/2011/08/10/eleicao-da-aplb-vitoria-da-oposicao-na-capital-e-indicios-de-fraudes-no-interior-da-bahia/

Comentários

Washington disse…
Contem com os professores de Timon os quais eu puder agregar para tirar essa corja pcbista que se especializou em dominar sindicatos e fazer uso pessoal ou de grupos,de algo que é público e coletivo(dos professores).Assina:washington gomes.wmcgomes@bol.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MRP lança nota de solidariedade aos professores e repudia a atitude do vice governador do Maranhão

  MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES- MRP   NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO   O Movimento de Resistência dos Professores - MRP vem a público se solidarizar e manifestar seu irrestrito apoio aos professores que estão sendo processados judicialmente pelo vice governador   e Secretário de Educação do Estado do Maranhão- o senhor Filipe Camarão (PT) por conta de uma charge divulgada durante a greve dos   professores da rede pública em que se questiona   o destino das verbas que deveriam ser utilizadas para o pagamento do piso salarial da categoria. A interposição das ações judiciais interpostas se configuram em um ataque a toda nossa categoria de professores, e em verdade se constituem em censura e ataque a liberdade de expressão-basilares do Estado Democrático de Direito , ao mesmo passo em que   são utilizadas para tentar   criminalizar, intimidar e calar professores através do uso do aparato judicial, o que é inaceitável e não pode ser naturalizado pela sociedade maranh

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as