Pular para o conteúdo principal

Para evitar uma derrota nas primeiras eleições diretas do sindicato a Dir. do SINPROESEMMA (PCdoB/PT/CTB) manobra e modificará o estatuto da entidade no 4º CONTEMA.


Sinproesemma inicia preparativos para o 4º Contema

O Plano Nacional de Educação com investimento de 10% do PIB na educação pública, gestão democrática e a valorização dos educadores públicos são questões centrais que serão tratadas no 4º Congresso dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Estado do Maranhão (Contema), que será realizado nos dias 29,30 e 31 de março deste ano.

O congresso é promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinproesemma), com a meta de reunir mais de 300 educadores de todas as regiões do estado. Para isso, serão realizadas, no período de 26 a 29 deste mês, as assembleias gerais municipais, as quais deverão eleger os delegados dos núcleos sindicais, que irão representar, no congresso, os trabalhadores da educação dos diversos municípios maranhenses.

No próximo dia 19, de acordo com o regimento do evento, será divulgada a lista dos núcleos sindicais declarados aptos à participação no congresso, assim como as quotas de delegados de cada um, de acordo com as normas da proporcionalidade, previstas no edital de convocação do congresso, que foi publicado na imprensa, no dia 22 de dezembro.

Cada núcleo sindical, que possui até 150 associados, em dias com suas contribuições sindicais, terá direito a dois delegados. Para os núcleos com maior número de associados, será acrescido mais um delegado por cada grupo de 150 associados e mais um para a fração igual ou superior a 75 associados aptos. Os núcleos deverão informar, com antecipação de cinco dias, a data de sua assembleia municipal, que deverá, obrigatoriamente, contar com o acompanhamento de um representante do Sinproesemma, indicado pela direção geral da entidade.

Além dos delegados eleitos pelos núcleos sindicais, o 4º Contema terá a participação dos delegados natos, que são os membros da diretoria do Sinproesemma, exceto os diretores suplentes.
Segundo o secretário de Comunicação do Sinproesemma, Júlio Guterres, o evento é um momento importante para fazer um balanço da gestão, com reflexão dos pontos de avanços e de dificuldades, e de atualizar as bandeiras da categoria, dentro do contexto político atual. Ele diz que o congresso é um espaço importante para definir novos planos de luta, traçando as perspectivas para os próximos quatro anos.
O secretário também explica que o congresso será o momento de adequação do estatuto do sindicato à nova realidade atual, com regras mais dinâmicas, nesse novo contexto de orientação classista sindical, quando o foco do congresso não será mais eleição da diretoria do sindicato.

Júlio lembra que o 4º Contema é o momento de dar ênfase aos educadores que irão pleitear espaços políticos nas câmaras municipais e prefeituras, este no de 2012, ressaltando o quanto é importante que a categoria tenha um número significativo de representantes políticos, que levantem as bandeiras da educação pública nos municípios.
 A novidade no 4º Congresso é que não haverá eleições para direção do Sinproesemma.
Para o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, o evento é o momento alto da organização sindical: “o IV Contema celebra uma etapa importante da luta dos educadores do Maranhão, onde faremos um balanço da nossa trajetória e definiremos os desafios para o presente. É um espaço para estabelecermos a plataforma do próximo mandato do sindicato”, ressalta.

Data de Publicação: 16 de janeiro de 2012 às 21:17

Considerações do MRP

Companheir@s, essa nota demonstra claramente o verdadeiro propósito desse CONGRESSO. O grupo que compõe a cúpula da diretoria do SINPROESEMMA, que aliás, é bom lembrarmos, não está satisfeito com o tempo em que comanda a nossa estrutura sindical (mais de 15 anos), querem mesmo se perpetuar. Para que isso aconteça é preciso modificar o estatuto do sindicato e isso se dará de forma indireta, como realizaram até hoje todas as eleições sindicais.

Vejam só, eles organizam um processo INDIRETO no período de recesso escolar, excluem 99% da nossa categoria do debate, ditam as regras e fazem o que bem entendem. Assim aconteceu nas 3 primeiras edições do CONTEMA, que só serviram pra legitimá-los.

Quais serão as modificações? AMPLIARÃO O PERÍODO DE MANDATO? De fato não podemos advinhá-las, mas de antemão,  afirmamos que todas visam, única e exclusivamente, permitir que a atual diretoria do sindicato manobre no sentido de dificultar A PARTICIPAÇÃO E/OU VITÓRIA DE UMA CHAPA OPOSITORA, na primeira eleição direta do SINPROESEMMA,  isso ocorrerá desde a ELABORAÇÃO DO REGIMENTO ELEITORAL.

Em São Luis, sequer sabemos onde e quando acontecerá a assembleia para a escolha dos delegados. Diante disso perguntamos: quem age dessa forma está preocupado com os interesses da nossa categoria ou deseja simplesmente GARANTIR SEUS INTERESSES PARTICULARES?

Diante desse contexto só nos resta conclamar a categoria, em todo o estado, para tentar neutralizar mais uma manobra daqueles que nos últimos anos se configuraram como os verdadeiros algozes da nossa categoria.

Professor/a fiscalize esse processo de perto, aí em sua cidade, participe da ASSEMBLEIA MUNICIPAL (caso ela não seja amplamente divulgada ou não aconteça, denuncie aqui nesse espaço, que tomaremos as devidas providências)

ACORDA CATEGORIA!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MRP lança nota de solidariedade aos professores e repudia a atitude do vice governador do Maranhão

  MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES- MRP   NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO   O Movimento de Resistência dos Professores - MRP vem a público se solidarizar e manifestar seu irrestrito apoio aos professores que estão sendo processados judicialmente pelo vice governador   e Secretário de Educação do Estado do Maranhão- o senhor Filipe Camarão (PT) por conta de uma charge divulgada durante a greve dos   professores da rede pública em que se questiona   o destino das verbas que deveriam ser utilizadas para o pagamento do piso salarial da categoria. A interposição das ações judiciais interpostas se configuram em um ataque a toda nossa categoria de professores, e em verdade se constituem em censura e ataque a liberdade de expressão-basilares do Estado Democrático de Direito , ao mesmo passo em que   são utilizadas para tentar   criminalizar, intimidar e calar professores através do uso do aparato judicial, o que é inaceitável e não pode ser naturalizado pela sociedade maranh

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as