Pular para o conteúdo principal

Professores de São luis (R. Municipal ) em assembleia, SUSPENDEM A GREVE.

PROPOSTAS DE ACORDO

Data: 11/04/2012

01 - Atualização da Tabela de vencimento/Desistência da Ação Rescisória.

Pleito: Cumprimento da ordem de atualização nos termos já determinados nos autos do Proc. n.º 7229/2009, com tramitação na 1ª Vara da Fazenda Pública.


Proposta: Aguardar a decisão judicial em relação à forma de cumprimento da sentença. A PGM irá efetivar consulta ao TRE em relação ao cumprimento de sentença transitada em julgado través de acordo, visando a não infringência à legislação eleitoral.

Resultado:

- Pedido de desistência da Ação Rescisória com tramitação no TJMA;

- Encaminhamento de consulta ao TRE até 18 de abril de 2012. Em sendo positiva a consulta, ou seja, no caso do TRE informar que não há impedimento da lei eleitoral para a realização do acordo, as negociações serão retomadas de imediato para se chegar a um consenso acerca da atualização da tabela de vencimento, nos termos da sentença judicial. Fica o prazo de até 40 (quarenta) dias para feitura da tabela e análise de implantação e viabilidade.



02 – A concessão da progressão Vertical sem prejuízo da progressão horizontal (Pedido de improcedência da Adin).

Proposta/resolução - Devolução do processo na sexta-feira e reunião com a Desembargadora Relatora para tratar do julgamento da Adin, objetivando a decisão favorável à constitucionalidade da progressão vertical.

03 – A reforma das Escolas, o calendário escolar e abono da faltas.

- Retorno dos professores à sala de aula somente com a finalização das reformas, com um calendário específico para cada unidade escolar.

Proposta/resolução: Em caso de suspensão da greve, a categoria retomará imediatamente suas atividades de acordo com o calendário estruturado pela SEMED, que por sua vez será reestruturado de acordo com o cronograma de finalização das reformas nas escolas. As faltas ocorridas dentro do período de greve serão abonadas pela Administração Pública.

04 – Os retroativos das progressões horizontais e verticais implantadas a partir de 2010 (acordo judicial), calculados após as correções devidas (indicação dos nomes para comissão da COAPEM)

Proposta/resolução: Retificação da progressão horizontal concedida em 2010, em decorrência do acordo. Comissão de avaliação dos trabalhos: SINDEDUCAÇÃO – Antonísio Lopes Furtado, Leonel Pereira Torres, Lindalva Lima Lopes, Maria Lindalva Batista; SEMED – Lorena Lima Ribeiro e Judith Conceição Coelho da Silva; SEMAD - Octávio Augusto de Figueiredo Soares e Mittyz Fabíola Carneiro Rodrigues.

05 – A reestruturação da jornada de trabalho, contemplando o 1/3 da jornada com atividade extraclasse, nos termos da liminar concedida nos Mandado de Segurança n.º 5674/2012, com tramitação na 1ª Vara da Fazenda Pública.

Proposta: Reestruturação da jornada de trabalho em março de 2013. Esse prazo será levado à homologação do judiciário. A carência de professores na rede municipal de educação será discutida pela SEMED e pela categoria junto ao Conselho Municipal de Educação.

Obs.: A categoria não aceitou essa proposta e levará à mesa de negociação a reestruturação para o segundo semestre do ano letivo de 2012.

06 – A implantação do Adicional de titulação e de difícil acesso, bem como negociação dos retroativos decorrentes da ampliação da jornada concedida ao grupo de
correção de fluxo.

Proposta: acordo judicial em relação ao pagamento dos retroativos da jornada ampliada da correção de fluxo de maio a dezembro de 2012.

Implantação em maio de 2012:

- adicional de titulação de 2010,(nº de professores beneficiados: 324)

- gratificação de difícil acesso de 2010 e 2011,(nº de professores beneficiados: 81/2010 e 44/2011)

- progressão horizontal de 2011,(nº de professores beneficiados: 3.451).


Comissão de Greve e Direção do SINDEDUCAÇÃO

ATENÇÃO! Após um caloroso debate fomos à votação, a maioria dos presentes decidiu ACEITAR A PROPOSTA DE ACORDO, suspender o movimento paredista e MANTER O ESTADO DE GREVE,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MRP lança nota de solidariedade aos professores e repudia a atitude do vice governador do Maranhão

  MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES- MRP   NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO   O Movimento de Resistência dos Professores - MRP vem a público se solidarizar e manifestar seu irrestrito apoio aos professores que estão sendo processados judicialmente pelo vice governador   e Secretário de Educação do Estado do Maranhão- o senhor Filipe Camarão (PT) por conta de uma charge divulgada durante a greve dos   professores da rede pública em que se questiona   o destino das verbas que deveriam ser utilizadas para o pagamento do piso salarial da categoria. A interposição das ações judiciais interpostas se configuram em um ataque a toda nossa categoria de professores, e em verdade se constituem em censura e ataque a liberdade de expressão-basilares do Estado Democrático de Direito , ao mesmo passo em que   são utilizadas para tentar   criminalizar, intimidar e calar professores através do uso do aparato judicial, o que é inaceitável e não pode ser naturalizado pela sociedade maranh

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as