Pular para o conteúdo principal

Flávio Dino MUTILA o Estatuto do Magistério e REBAIXA salários dos professores

O governador Flávio Dino (PCdoB)  usa uma mega campanha midiática para vender a idéia de que valoriza os professores da rede estadual de ensino e que paga a estes o maior salário da categoria, no país.
Com essa campanha o governo busca não somente ganhar o apoio da opinião pública, ele também visa varrer para debaixo do tapete da história o que verdadeiramente representou e representa na vida dos professores suas ações.

Resultado de imagem para golpe

Vejamos:

- Em 2016, o governo Flávio Dino resolveu descumprir a Lei do Piso e o Estatuto do Magistério ao deixar os professores sem reajuste salarial e, consequentemente, impôs a eles expressivos prejuízos financeiros;

- Em 2017, de forma autoritária o governador lançou mão de uma Medida Provisória (MP nº 230/17) e por meio dela manteve os vencimentos salariais dos professores congelados, promoveu um pequeno acréscimo no percentual da gratificação de atividade do Magistério (GAM) e MUTILOU a tabela de vencimentos que integra o Estatuto do Magistério ao EXTINGUIR 9 referências, juntamente com os respectivos percentuais de interstício existentes entre elas;

- Em 2018, o governador Flávio Dino, novamente, recorre a uma Medida Provisória (MP nº 272/18) para violar e mutilar ainda mais a tabela de vencimentos dos professores. Desta vez, ao arrepio da Lei ele decidiu reduzir o percentual que estabelece a diferença salarial existente entre os professores com formação em nível médio e os que possuem formação superior. Concedeu percentuais de reajuste diferenciados para os integrantes do subgrupo magistério da educação básica. Como se isso não bastasse, para a maioria dos professores, o reajuste foi parcelado. O pagamento da segunda parcela só acontecerá no final de junho.

Diante do exposto, para nós está explícito que o atual governo do Maranhão agiu e age de forma análoga aos seus antecessores, no que diz respeito DESvalorização dos professores. Na propaganda tudo são flores, mas a realidade destoa muito do que é propagado.

Para desmascarar a farsa da valorização salarial dos professores, faremos um comparativo entre a tabela de vencimentos definida a partir das MP´s do governador Flávio Dino e a tabela de vencimentos definida a partir da Lei estadual nº 9.860/18, sem considerar as mutilações.

Atenção! A esquerda da barra vermelha temos a tabela de vencimentos de acordo com as MP's  e a direita temos a tabela de vencimentos de acordo com a Lei nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério - sem mutilação). 
Valores correspondentes à jornada de trabalho 20h. Para a jornada de 40 horas os valores devem ser duplicados.





O governo diz pagar R $ 5.750,00 aos professores (jornada 40 h) e afirma que este é o maior salário pago a um professor da educação básica no país. Será verdade?
Se não tivesse mutilado a Lei nº 9860/13 e a cumprisse integralmente nos últimos 3 anos, esse mesmo professor estaria recebendo, desde fevereiro de 2018, não o valor propagado, mas um salário de R $ 6.382,90. Aqui fica explícito que os professores estão perdendo muito com o achatamento salarial imposto pelo governo Flávio Dino.
Infelizmente, registramos que tudo isso ocorre com a total conivência e apoio irrestrito da diretoria do sinproesemma.

Escalrecimentos:

A rede estadual maranhense possui cerca de 30 mil professores entre ativos, contratados e em regime de CET - Condição Especial de Trabalho.

A maioria dos professores efetivos, com formação superior, não recebe 5,7 mil, pois sua jornada de trabalho é de 20h.
Milhares de professores contratados recebem um salário de R $ 1.228,32
Os professores em regime de CET recebem em torno de 1,5 mil reais.

Se os professores não reagirem e lutarem em defesa da lei n° 9.860/13, as alterações que o governo Flávio Dino realizou no Estatuto do Magistério prejudicarão todos os educadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

PLENÁRIA DOS PROFESSORES da REGIONAL DE SÃO LUIS - Informe

  Atenção, professores! Tendo em vista a atitude da direção do Sinproesemma que, de forma ilegal, decidiu se retirar do movimento paredista sem consultar a categoria nas assembleias como prevê o estatuto do Sinproesemma, hoje, 31 de março, realizamos uma plenária em que centenas de professores reunidos no Sindicato dos Bancários decidiram manter a greve por tempo determinado (até dia 05 de abril, próxima quarta-feira). Na ocasião, deliberamos sobre as seguintes atividades: 1- ajuizar ações em face da direção do Sinproesemma; 2- realizar, na próxima segunda-feira dia 03/04, ato de protesto em frente à sede do Sinproesemma, no Reviver, a partir das 8h; 3- na terça-feira dia 04/04, manifestação na Assembleia Legislativa, com participação das caravanas vindas das várias regionais do Maranhão, além de movimentos sociais parceiros. Obs: Na terça-feira será votada a mensagem do executivo que trata sobre o reajuste ilegal de 11% parcelado em duas vezes. Nessa mesma sessão será votado o pedido