Pular para o conteúdo principal

Campanha Salarial 2009: Sinproesemma define paralisação para o dia 16



Por: SINPROESEMMA

Data de Publicação: 3 de setembro de 2009

A assembleia regional de São Luís do Sinproesemma realizada hoje (dia 3), no auditório do Sindicato dos Bancários, aprovou o estado de greve da categoria na Grande Ilha e a participação na paralisação nacional do dia 16 de setembro. Ficou decidido também que serão realizadas assembleias regionais em todo o estado para preparar uma paralisação de advertência de 48 horas e posteriormente, se necessário, greve por tempo indeterminado.A mobilização faz parte Campanha Salarial 2009 que reivindica 16 questões, entre as quais recomposição da tabela salarial, elaboração do PCCS (Plano de Cargos, Carreira e Salários) e reformulação do Estatuto do Magistério. Três rodadas de negociações já foram efetuadas pelo Sinproesemma – uma com a secretaria de Planejamento e duas com a de Educação. Mas estão paradas desde que foi solicitada uma audiência com a governadora Roseana Sarney (PMDB), devido à indefinição de um acordo sobre a tabela.Para o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, a assembleia refletiu a disposição de luta dos educadores públicos. Na avaliação dele, está nas mãos do governo a interrupção ou não das atividades da rede estadual de ensino. “Temos um calendário de mobilização que será submetido às assembleias regionais. Ele inclui protestos e paralisações e poderá chegar à greve, se não houver respostas concretas à pauta de reivindicações, especialmente quanto à questão salarial, ao Plano de Cargos e ao Estatuto”, explica o sindicalista. Ele diz que essas etapas de luta – protestos, paralisação de 24 e 48 horas – fazem parte do processo de preparação e mobilização dos educadores.CronologiaAté hoje o Sinproesemma aguarda resposta a um pedido de audiência com a governadora, Roseana Sarney (PMDB), protocolado no dia 4 de agosto para discussão da pauta de reivindicações da categoria. No ofício é solicitada, ainda, a presença à reunião dos secretários Gastão Vieira (Planejamento), César Pires (Educação) e Luciano Moreira (Administração).Como justificativa à solicitação, o Sinproesemma relata que no dia 11 de maio encaminhou à secretaria de estado da Educação (Seduc) a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2009. Essas reivindicações foram discutidas no último dia 29 de julho. Dentre os 16 itens da pauta, a entidade cobra um posicionamento do governo quanto à recomposição salarial, tendo como referência o Piso Salarial Nacional e o índice de 19,2% pelo qual o valor aluno/ano do Fundeb foi reajustado. Mas o secretário de Educação tem alegado o gasto de 96% do orçamento deste ano pelo governo anterior.

O que de fato aconteceu ontem na assembléia à diretoria do SINPROESEMMA esconde da categoria.
Assim como a moeda tem duas faces, essa história tem duas versões e aqui externaremos a nossa. Por não terem o reconhecimento da base, na ilha, que já não permite mais a manipulação da diretoria, eles trouxeram vários professores do interior do estado, dentre eles, diretores do sindicato que não residem na ilha. Essa turma veio para fazer número e aprovar a proposta da diretoria. No início da assembléia eles fizeram um credenciamento que serviu para identificar os sindicalizados (cartão verde) e os não sindicalizados (cartão laranja), dividindo assim a categoria.
Iniciada a assembléia, solicitamos uma questão de ordem, que foi negada. O objetivo era modificar o tempo das intervenções da base, pois a mesa tentou de forma impositiva, limitá-la há 3 minutos, somente após algum tempo e debaixo de muitos protestos, a mesa foi obrigada a aumentar esse tempo para 5 minutos. A assembléia seguiu e tentamos estabelecer um dialogo propositivo com a plenária, porém, o tempo não foi suficiente, além disso, eles colocaram diversas pessoas da diretoria para falar, com o propósito de esvaziar a assembléia e evitar nossas reinserções. Solicitamos informações a respeito das discussões em torno da elaboração do nosso PCCS e eles silenciaram. Vale aqui também ressaltar que, lamentavelmente, a categoria não atendeu o chamamento do sindicato, apesar da divulgação da assembléia na TV. Na ilha temos mais de 6000 professores e deste contingente, compareceram à assembléia pouco menos de uma centena de professores. Isso só demonstra o quanto essa diretoria não tem representatividade no seio da base.
Votação das propostas:
Por volta de meio dia, conseguimos encaminhar a votação, eles fizeram a proposta de paralisação dia 16 e caso a governadora não os recebesse até esse dia, somente no final do mês a categoria faria uma paralisação de advertência de 48h.
A oposição propôs a decretação imediata do estado de greve, uma paralisação de 24h já na semana seguinte e dia 16 realizaríamos uma assembléia geral na capital e caso nossos pleitos não tivessem respostas, nesse dia já decretaríamos a greve geral.Eles preocupados não sabemos com o que ou com quem, evidenciaram que a assembléia era regional e não poderia decidir por todo o estado.
Fomos à votação, não tivemos tempo de discutir o método, aí a mesa determinou que se recolhessem os cartões que concordavam com a proposta do sindicato. Lamentavelmente, um dos diretores, mais que depressa, se dispôs a recolhê-los (somente os verdes) e aí senhores o que presenciamos é no mínimo inaceitável, pois esse senhor chegou até a tomar cartões das mãos de alguns professores. Protestamos veementemente, no entanto a mesa nada fez.Em seguida colocaram em votação nossa proposta e fomos de forma muito acirrada a apuração, que revelou um empate ( 37 x 37).Requeremos uma nova votação e aí a diretoria simplesmente enfiou a viola no saco e abandonou a assembléia, numa demonstração de fraqueza e descompromisso com as nossas causas e com o nosso sindicato.

Professor/a e demais trabalhadores da educação, como avançar na luta se a diretoria do nosso sindicato em vez de promover a mobilização da categoria, envereda sempre pelo caminho da manipulação?

Prof. Antonísio Furtado -militante do MRP e do GT de educação da CONLUTAS.
Atenção srs diretores! Aqui na ilha rebelde essa tática já não funciona mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MRP lança nota de solidariedade aos professores e repudia a atitude do vice governador do Maranhão

  MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES- MRP   NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO   O Movimento de Resistência dos Professores - MRP vem a público se solidarizar e manifestar seu irrestrito apoio aos professores que estão sendo processados judicialmente pelo vice governador   e Secretário de Educação do Estado do Maranhão- o senhor Filipe Camarão (PT) por conta de uma charge divulgada durante a greve dos   professores da rede pública em que se questiona   o destino das verbas que deveriam ser utilizadas para o pagamento do piso salarial da categoria. A interposição das ações judiciais interpostas se configuram em um ataque a toda nossa categoria de professores, e em verdade se constituem em censura e ataque a liberdade de expressão-basilares do Estado Democrático de Direito , ao mesmo passo em que   são utilizadas para tentar   criminalizar, intimidar e calar professores através do uso do aparato judicial, o que é inaceitável e não pode ser naturalizado pela sociedade maranh

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as