Pular para o conteúdo principal

Ato em favor da Causa da Irmã Dorothy

MENSAGEM AO POVO DE DEUS DAS COMUNIDADES NO MARANHÃO






IRMÃS E IRMÃOS,

Este ano, no dia 12 de fevereiro faz cinco anos do martírio de nossa irmã e companheira irmã Dorothy. Nós como irmãs de Notre Dame de Namur, como também outros companheiros que há muito tempo trabalhamos juntos pela mesma causa, a causa do povo oprimido, gostaríamos de contar com vocês para mantermos viva a memória desta grande mulher, desta corajosa filha de Deus que se doou por inteiro até as ultimas consequências.

Estamos cientes de que irmã Dorothy não inaugurou nem terminou esta caminhada, antes e depois dela muitas mulheres e homens foram martirizados por se colocarem de forma radical a favor dos pequenos desta terra. No Maranhão podemos citar só a título de exemplo, o Padre Josimo que fora assassinado na década de 80 a mando de latifundiários na região do Bico do Papagaio. Também o Padre Ezequiel, da família dos combonianos, que fora assassinado há 25 anos numa emboscada, quando realizava seu missão em meio ao povo de Rondônia. A lista seria imensa se mencionássemos os agricultores, as agricultoras, e tantos filhos e filhas de Deus que neste Maranhão e Brasil tiveram seu sangue derramado pela causa da justiça.

Irmãs, irmãos não podemos deixar a memória destes filhos de Deus ser apagada pelo tempo. É preciso que nos mantenhamos agarrados aos seus exemplos de coragem e profetismo. Neste sentido queremos convocá-los, para nesta quaresma estarmos unidos também a estas mulheres e homens que nos deixaram um legado de doação e amor a Deus nos seus filhos mais sofridos.

Partilhamos com vocês algumas atividades que estaremos realizando em São Luís no espírito de manter viva a memória destes irmãos, como também de nos lembrarmos da razão pela qual eles foram mortos.

No dia 10 de fevereiro de 2010

Um grupo de pessoas estará na Praça Deodoro o dia inteiro, com cartazes e um pequeno informativo, que será distribuído para as pessoas que por lá passarem. Venha você também e se junte a nós neste compromisso!

Caso você não possa dar uma passadinha na praça, ao menos faça uma oração por aqueles que lá estiverem, e pelo povo do Brasil, que ainda hoje é massacrado dia após dia por aqueles que se acham donos do Brasil.

No mês de março estaremos realizando uma celebração em memória dos mártires, assim que tivermos mais detalhes, lhes comunicaremos. Contudo, desde já contamos com sua ajuda e apoio.

Boa quaresma a todos e todas. Façamos juntos, uma corajosa e solidária campanha da fraternidade em 2010!

Respeitosamente,

Irmã Sandra Araújo dos Santos- IND, em nome da comissão de organização do evento.

São Luís, 25 de janeiro de 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERDAS SALARIAIS DOS PROFESSORES NO GOV. FLÁVIO DINO

GOV. FLÁVIO DINO DESCUMPRE LEIS e  APLICA NOVO CALOTE NOS EDUCADORES
Ao não conceder, em janeiro de 2018, o reajuste de 6,81% no vencimento dos integrantes do magistério da educação básica, mais uma vez o governador Flávio Dino insiste em descumprir a lei do PISO NACIONAL e o art. 32 do ESTATUTO DO MAGISTÉRIO. Por 3 anos consecutivos temos sido vitimados por uma política de profundo ARROCHO SALARIAL que tem como consequência a diminuição permanente do poder de compra dos educadores, comprometendo de forma direta a qualidade da educação pública e a dignidade dos trabalhadores. Em 2016, embora a lei garantisse um reajuste de 11,36% para os Professores, não foi concedido nenhum percentual de recomposição salarial. Em 2017, governo descumpre novamente a legislação, através de uma manobra parlamentar, aplica um pequeno reajuste em cima da GAM.  Em 2018, o governo reedita o calote e outra vez, agindo na ILEGALIDADE, não concede o reajuste na tabela de vencimentos dos educadores, em uma clara …

Gov Flávio Dino passa a perna nos professores, vende gato por lebre e chama isso de valorização

Quem vê a megacampanha midiática do governo Flávio Dino (PCdoB)  sobre a realidade salarial dos professores da rede estadual maranhense, nem de longe imagina o que de fato vem acontecendo com esses educadores.  Primeiro é preciso explicitar que o governador, apesar de ser professor, não teve pudor algum ao optar, em 2016, por descumprir as Leis do Piso e o Estatuto do Magistério e deixar toda a categoria de professores sem reajuste salarial algum. No ano seguinte, o avanço do governo sobre os direitos dos professores continuou. Numa manobra envolvendo sua base aliada no poder legislativo, o governador Flávio Dino (PCdoB) usa uma Medida Provisória para violar o Estatuto do Magistério, promove o desmonte da carreira ao extinguir 9 referências de um total de 19 existentes e realiza uma pequena elevação na Gratificação de Atividade do Magistério – GAM, de forma parcelada e progressiva, entretanto, manteve CONGELADO o piso salarial de todos os professores, com valores referentes ao ano de 2…

Baixaria na Assembleia de Prestação de Contas do Sinproesemma

Dia 24/06 (sábado), aconteceu no Praia Mar Hotel em São Luís a assembleia de prestação de contas do Sinproesemma.
O auditório em que aconteceu a assembleia comportava 120 assentos e cerca de 90% deles foram ocupados por educadores que estavam hospedados no hotel, pois vieram de alguns municípios localizados no continente. Poucos educadores eram da capital e isso se deu por que a diretoria do sindicato (SUB JUDICE) não divulgou a realização da assembleia nas escolas da grande ilha e nem convocou os trabalhadores nos seus  meios de comunicação.
O debate foi iniciado e ao longo dele, chamou bastante atenção o embate  entre os membros da diretoria, que se alfinetaram e também fizeram acusações graves. O presidente Raimundo Oliveira tentou cercear a fala da ex- presidente Benedita, mas foi reprovado por alguns professores.


Veja abaixo vídeos e os dois balancetes apresentados aos educadores. Neles, dentre outras coisas, chama atenção o volume de recursos que a diretoria do sindicato diz ter…