Pular para o conteúdo principal

Profissionais da Educação: Campanha Salarial 2010 Municipal de São Luís-Ma - INFORMES

OPOSIÇÃO-Sindeducação
INFORMATIVO Nº03 ANO I São Luís-Ma, Mar/2010

Professores e demais profissionais da educação municipal, nossa campanha salarial de 2010 foi deflagrada dia 06 de março, quando os trabalhadores reunidos em assembleia no SINDEDUCAÇÃO aprovaram a pauta de reivindicações da categoria, que em seguida foi encaminhada ao Prefeito municipal. Foi decidido ainda, que aguardaríamos as respostas do Sr Prefeito até o final de março, caso nosso reajuste não seja concedido até esse mês, a Diretoria do sindicato se comprometeu em convocar uma nova assembleia, NA PRIMEIRA SEMANA DE ABRIL, para decidirmos coletivamente, o que faremos para intensificar a luta em prol daquilo que estamos reivindicando.


Infelizmente, no início da assembleia do dia 6 de março, a presidenta do SINDEDUCAÇÃO, acompanhada por seu esposo que não é membro da diretoria do sindicato, extrapolou todos os limites do autoritarismo sindical, ao proibir a entrada, no auditório dos professores não sindicalizados, bem como, exigiram que, os que já se encontravam nele, retirassem-se. Lamentamos profundamente que dezenas de professores tenham passado por essa humilhação e nos solidarizamos com a professora Conceição Moscoso, que além do constrangimento, foi desrespeitada e hostilizada por um professor aposentado ligado a atual diretoria, o que a obrigou a registrar uma ocorrência contra o mesmo na delegacia do Cohatrac. Vale ressaltar ainda, a diretoria que hoje se acha no direito de expulsar trabalhadores do SINDICATO, é a mesma que desde que assumiu o comando do SINDEDUCAÇÃO, NUNCA REALIZOU UMA ÚNICA CAMPANHA DE FILIAÇÃO DOS EDUCADORES NAS ESCOLAS.

O que esperar dessa diretoria que ao invés de promover a integração dos trabalhadores da sua base, opta por dividí-los entre sindicalizados e não-sindicalizados, dispensando a estes últimos, tratamento diferenciado, mesmo sabendo que ambos contribuem com o sindicato, seja através do desconto mensal; do imposto sindical obrigatório ou mesmo da militância aguerrida durante as greves. Para que episódios como esse jamais voltem a ocorrer, propomos: CAMPANHA DE SINDICALIZAÇÃO PERMANENTE, JÁ!

OPOSIÇÃO Alerta! Companheir@s, no plano nacional o cenário para o funcionalismo público não é muito animador, o Presidente Lula trabalha para aprovar o P. de lei nº 549/09 que objetiva limitar mais ainda os gastos com pessoal por 10 anos. Isso significa que caso ele seja aprovado, corremos o risco de ter nossos salários congelados durante esse período.


Pauta aprovada na assembleia Geral da Categoria em 06 de março de 2010:

1. Reajuste salarial no percentual de 27,14%, retroativo a janeiro; (Proposta da Oposição) Atenção! Chegamos a esse percentual considerando o crescimento das receitas do FUNDEB p/ 2010 que é de 15,94% + 11,2% referente às perdas ocorridas ano passado



2. Regulamentação da eleição direta para diretor escolar, este ano; (Proposta da oposição)


3. Reformulação do Estatuto do magistério e do PCCV, garantindo a ampliação de direitos e o retorno daqueles já confiscados, como a redução de carga-horária por tempo de serviço e idade; (Proposta da oposição)


4. Regulamentação do número de alunos por sala. (Proposta da oposição)


5. Concurso público para todos os profissionais da educação (Proposta da oposição). excluída PELA DIRETORIA DO SINDICATO.


6. Cumprimento do artigo 70 do PCCV (lei nº 4931/08) que viabiliza o pagamento dos processos de progressões, titulações, difícil acesso, ampliação de jornada de trabalho e auxílio transporte, com as diferenças devidas a partir do pedido administrativo. (proposta. da diretoria)


7. Garantia da participação dos docentes no processo de definição do modelo educacional para a rede; (Proposta da oposição) excluída PELA DIRETORIA DO SINDICATO.


8. Instituição de uma política PÚBLICA de saúde voltada aos educadores; (Proposta. da oposição)


9. Garantir o que estabelece o Art. 37 do E. Magistério (Concurso para remoção). (Proposta da oposição) excluída PELA DIRETORIA DO SINDICATO


10. Ticket alimentação para os profissionais da educação com dupla jornada na rede (proposta. da diretoria)


11. Ampliação do percentual da gratificação de difícil acesso de 5% para 15%.(proposta. da diretoria)


12. Garantir a participação do SINDEDUCAÇÃO na discussão e elaboração do planejamento orçamentário anual da política de educação da SEMED. (proposta da diretoria)


13. Alteração do decreto funcional nº 36.043/08 que trata da progressão funcional. (proposta. da diretoria)


14. Requerer junto ao município o repasse aos inativos dos reajustes salariais concedidos aos cargos comissionados, nos casos em que a aposentadoria foi concedida com paridade. (proposta da diretoria)


15. Proposta de mudança da data base do magistério de 1º de maio para 1º de janeiro. (proposta da diretoria)


Atenção! Companheir@s nossa luta está só iniciando e ela é fortalecida no momento em que você compreende a necessidade e a importância desta, passando a contribuir decisivamente a favor da nossa categoria.

Educadores, juntos somos mais, juntos somos muitos,
juntos somos fortes!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

PLENÁRIA DOS PROFESSORES da REGIONAL DE SÃO LUIS - Informe

  Atenção, professores! Tendo em vista a atitude da direção do Sinproesemma que, de forma ilegal, decidiu se retirar do movimento paredista sem consultar a categoria nas assembleias como prevê o estatuto do Sinproesemma, hoje, 31 de março, realizamos uma plenária em que centenas de professores reunidos no Sindicato dos Bancários decidiram manter a greve por tempo determinado (até dia 05 de abril, próxima quarta-feira). Na ocasião, deliberamos sobre as seguintes atividades: 1- ajuizar ações em face da direção do Sinproesemma; 2- realizar, na próxima segunda-feira dia 03/04, ato de protesto em frente à sede do Sinproesemma, no Reviver, a partir das 8h; 3- na terça-feira dia 04/04, manifestação na Assembleia Legislativa, com participação das caravanas vindas das várias regionais do Maranhão, além de movimentos sociais parceiros. Obs: Na terça-feira será votada a mensagem do executivo que trata sobre o reajuste ilegal de 11% parcelado em duas vezes. Nessa mesma sessão será votado o pedido