Pular para o conteúdo principal

SINPROESEMMA manobra e consegue aprovar a proposta de estatuto!

A Diretoria do SINPROESEMMA manobra mais uma vez e consegue aprovar uma proposta de estatuto que os educadores se quer tiveram tempo para conhecer, pois esta só foi disponibilizada ontem, 07/07, no site do sindicato (que passou mais de 15 dias fora do ar).


 
Durante a assembleia regional de São Luís, realizada hoje, 08/07, nós do MRP, solicitamos que a aprovação desta proposta se desse em outra assembleia a ser realizada mais pra frente, para que assim a categoria pudesse analisá-la melhor, entretanto, a acessoria jurídica do sindicato ameaçou: ou se aceita essa proposta ou ficamos sem estatuto.

Com isso contribuíram para a aprovação da proposta de estatuto que excluiu vários direitos presentes na proposta anterior:

 
  • Auxílio alimentação
  • Auxílio pós graduação 
  • Anuênio 
  • Vincularam a progressão a avaliação de desempenho (os educadores ficarão nas mãos dos diretores) 
  • Continuaremos sem um instrumento de reposição salarial como data base definida 
  • Retiraram a possibilidade das gratificações incidirem sobre a remuneração

 
Sem a discussão devida, deu-se a votação e , os professores presentes acabaram por aprovar algo que não conhecem.

A direoria do Sinproesemma sabia que com  as férias e com a atividade dos professores municipais de São Luis (em greve há 50 dias, e muitos destes professores também são da rede estadual) a categoria não compareceria.

QUEREMOS ALERTAR OS COLEGAS DAS OUTRAS REGIONAIS:

NÃO ACEITEM TAL PROPOSTA, primeiro pelo fato de não conhecermos a fundo o teor dela, e segundo porque, diretoria séria não faz ameaças à categoria que conduz, como aconteceu aqui em São Luís.

 

Comentários

Anônimo disse…
ESSA DIREÇÃO DO SINDICATO È CRIMINOSA, UMA VERDADEIRA MÁFIA, ESSE ESTATUTO COM CERTEZA SERÁ APROVADO NAS OUTRAS ASSEMBLÉIAS ELES TÊM UM GRANDE PODER NO INTERIOR DO ESTADO,MAS COMPANHEIRO PODEMOS BOICOTAR A "GREVE" QUE ELES VÃO QUERE PLANTAR EM AGOSTO EM FAVOR DE SEUS INTERESSES POLITICOS.
SELMA RIBEIRO
Anônimo disse…
Estive na assembleía, e não vi nada disso que vcs estão dizendo. Participei de vários fóruns pra discussão da proposta no antigo vila rica e vejo q essa proposta é resultado em grande medida daquela discussão com a categoria, inclusive, vi por lá os professores da oposição, q também ajudaram a construir a proposta. Na minha avaliação a proposta está boa e contempla a categoria. Consquistamos: eleição direta para diretor, inclusão dos funcionários de escolas no estatuto,gratificação por dificil acesso,ampliação o percentual de adcional por titulação, mantivemos a redução da jornada, depois de 20 anos de serviço,entre outros avanços. Agora, não dava pra aceitar uma a proposta do prof. Pinto, que era de zerar a discussão acumulada e começar tudo de novo , isso nos pareceu no mínimo inviável.Pq q vcs prefiram ficar no movimento do municipio, já que a assemb. do sinproesemma era mais importante, já q tratava de reestruturação de carreira e no municipio era apenas mais uma manifestação da greve?? Não entendi.

Professora Rosimeire
Anônimo disse…
Que pena professora Rosimeire, vc defende algo que se quer teve tempode conhecer.Se a senhora tivesse analisado com profundidade a proposta teria percebido que ela não possui um mecanismo de reajuste salarial e isso é extremamente prejudicial à nossa categoria, na medida em que não garantiu-se a nossa data base. Isso significa que ficaremos a mercê da boa vontade do governante de plantão. Imagine se o governador for o que é ligado a eles.Companheira, vc aprovou uma proposta que não prioriza a questão central num estatuto, que é a salarial. Desejamos cinceramente que vc não conte só com o salario de professor pra sobreviver, pois caso contrário, não vai demorar muito tempo para vc perceber que nós estamos corretos.
Ah! só uma perguntinha. Pra que a pressa em aprovar essa proposta se o secretário já afirmou em nota oficial da SEDUC, que o estatuto só será implementado em 2011?
Quanto a minha ausência, é que como até hoje não consegui garantir minha sindicalização, não poderia votar e isso ocorre em função da ação criminosa da diretoria do sindicato, que ora vc defende.

Abraço! Prof. Antonísio Furtado

Postagens mais visitadas deste blog

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

PLENÁRIA DOS PROFESSORES da REGIONAL DE SÃO LUIS - Informe

  Atenção, professores! Tendo em vista a atitude da direção do Sinproesemma que, de forma ilegal, decidiu se retirar do movimento paredista sem consultar a categoria nas assembleias como prevê o estatuto do Sinproesemma, hoje, 31 de março, realizamos uma plenária em que centenas de professores reunidos no Sindicato dos Bancários decidiram manter a greve por tempo determinado (até dia 05 de abril, próxima quarta-feira). Na ocasião, deliberamos sobre as seguintes atividades: 1- ajuizar ações em face da direção do Sinproesemma; 2- realizar, na próxima segunda-feira dia 03/04, ato de protesto em frente à sede do Sinproesemma, no Reviver, a partir das 8h; 3- na terça-feira dia 04/04, manifestação na Assembleia Legislativa, com participação das caravanas vindas das várias regionais do Maranhão, além de movimentos sociais parceiros. Obs: Na terça-feira será votada a mensagem do executivo que trata sobre o reajuste ilegal de 11% parcelado em duas vezes. Nessa mesma sessão será votado o pedido