Pular para o conteúdo principal

Diretoria do Sinproesemma e suas eternas manobras.

Companheir@s, ao analisarmos o site do SINPROESEMMA com um pouco mais de atenção, descobrimos algo que acreditamos  ser de muita gravidade. Nele não há nenhuma informação sobre o 3º CONTEMA realizado em 2009. A informação que lá encontramos, diz respeito ao CONTEMA de 2005.


Vejam só:



O CONTEMA = Congresso dos Trabalhadores em educação (associados deste sindicato) do estado do Maranhão. Este é a instância máxima deliberativa do sindicato. Ele é realizado de 4 em 4 anos, nele elege-se a Diretoria e o Conselho Fiscal do sindicato e se pode, inclusive, modificar o estatuto do SINPROESEMMA.


O 1º CONTEMA aconteceu por volta de 2001, nele foi eleita a CHAPA ENCABEÇADA POR Odair José com seus companheiros Júlio Guterres, Janice Nery e Cia. (ATENÇÃO! Aqui o processo eletivo aconteceu de forma indireta, isto é, os professores associados não votaram para eleger a nova diretoria. Somente os delegados é que tiveram direito a voto).


O 2º Contema foi realizado entre os dias 25 e 27 de fevereiro de 2005, no Praia Mar Hotel, em São Luís. Neste congresso, foi eleita a única chapa habilitada a participar do processo. Ela foi encabeçada novamente por Odair José que continuou contando com a ajuda dos seus aliados de outrora.

(ATENÇÃO! Aqui o processo eletivo, como no congresso anterior, aconteceu de forma indireta, isto é, os professores associados não votaram para eleger a nova diretoria. Somente os delegados é que tiveram direito a voto). Observação: Os professores não puderam eleger a nova diretoria e se quer tiveram o direito de escolher os delegados, que votaram pela categoria. Quem os escolheu? As mesmas figuras que encabeçaram as chapas, no 1º e no 2º CONGRESSO.

O 3º CONTEMA aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro de 2009 no Rio Poty Hotel, em São Luís.

Neste congresso aconteceram duas modificações: Primeiro, o Sr Odair José deixou o cargo de Presidente, impossibilitado de continuar por determinação do estatuto. Este foi substituído por um novato de nome Júlio Pinheiro. ( Professorzinho recém efetivado na rede, desconhecido, portanto, de quase toda a categoria e não sabemos se tinha pelo menos 1 ano de associado no sindicato). Como aconteceu então a sua eleição? Lembram do grupo que foi liderado por Odair nas duas últimas gestões, pois é, foram eles os responsáveis por esse "sucesso eleitoral", chamado Júlio Pinheiro. Ah! detalhe, Odair e Cia não largaram a diretoria não, eles continuam ocupando os cargos decisivos na atual diretoria. Odair é secretário de assuntos educacionais, sua esposa é membro do Conselho Fiscal; Júlio Guterres é secretário de comunicação e controla a secretaria de finanças (seu ex-cargo) e Janice Nery é a secretária geral.
(Atenção! aqui o processo eletivo foi igual ao aplicado nos congressos anteriores, isto é, tivemos mais uma eleição indireta)
Bom, a 2ª modificação de acordo com o que foi divulgado no site do sindicato, na época, diz respeito a mudança no processo eleitoral, este não mais será feito de forma INDIRETA E SIM, DIRETA, o que permitirá o direito ao voto a cada associado do sindicato. Atenção! isso só valerá no próximo congresso, que acontecerá em 2013.

Pois bem, discorremos tudo isso para fazermos a seguinte denúncia: até hoje a diretoria do SINPROESEMMA NÃO DIVULGOU O CADERNO DE RESOLUÇÕES DO 3º CONTEMA, REALIZADO EM FEVEREIRO DE 2009? POR QUE SERÁ QUE ESTE DOCUMENTO ESTÁ SENDO GURDADO A 7 CHAVES? Será que não o socializam porque a ELEIÇÃO DIRETA é apenas mais uma de suas FARSAS?

Atenção! Se alguém tem esse documento, socialize-o conosco, nos envie para o e-mail: mrp.maranhao@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MRP lança nota de solidariedade aos professores e repudia a atitude do vice governador do Maranhão

  MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES- MRP   NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO   O Movimento de Resistência dos Professores - MRP vem a público se solidarizar e manifestar seu irrestrito apoio aos professores que estão sendo processados judicialmente pelo vice governador   e Secretário de Educação do Estado do Maranhão- o senhor Filipe Camarão (PT) por conta de uma charge divulgada durante a greve dos   professores da rede pública em que se questiona   o destino das verbas que deveriam ser utilizadas para o pagamento do piso salarial da categoria. A interposição das ações judiciais interpostas se configuram em um ataque a toda nossa categoria de professores, e em verdade se constituem em censura e ataque a liberdade de expressão-basilares do Estado Democrático de Direito , ao mesmo passo em que   são utilizadas para tentar   criminalizar, intimidar e calar professores através do uso do aparato judicial, o que é inaceitável e não pode ser naturalizado pela sociedade maranh

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as