Pular para o conteúdo principal

ESTATUTO DO EDUCADOR. Essa novela não tem fim?

Companheir@s, a novela em torno da elaboração e aprovação do ESTATUTO DO EDUCADOR parece não ter fim. Em função disso, nossa categoria, a cada ano é penalizada, na medida em que amarga perdas, que vão desde a NÃO CONCESSÃO DO REAJUSTE ANUAL, como acorreu em 2010, a não garantia de direitos outros, como por exemplo, citamos: A NÃO CONCESSÃO DAS PROGRESSÕES, TITULAÇÕES E PROMOÇÕES. Também registramos a problemática em torno da NÃO CONCESSÃO DAS APOSENTADORIAS para vários professores recém promovidos.

Além disso, temas importantes não são regulamentados, como por exemplo:

O processo de implantação da gestão democrática nas unidades escolares e nas URE's;

A política de formação continuada dos educadores.

A realização de Concurso público para todos os profissionais da educação.

Tudo isso precariza o trabalho dos educadores e afeta diretamente a QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL.

Só para não esquecermos, esse processo foi INICIADO no governo Jacksom, em 2007. Na época, respondia pela SEDUC o secretário Lourenço V. da Silva. De lá para cá, se tivemos avanços, eles são inexpressivos, na medida em que continuamos da mesma forma que nos encontrávamos em 2007 . Estamos em 2011, pela pasta da educação já passaram, 3 secretários (LOURENÇO, CÉSAR PIRES, ANSELMO RAPOSO), em 2 GOVERNOS. Atualmente, responde pela SEDUC Olga Simão e o que esta tem dito é que esse processo não será concluído em 2011. A proposta do governo Roseana é de começar a implantar o novo estatuto só em 2012. Enquanto isso, nós CONTINUAREMOS A SER VÍTIMAS DAS POLÍTICAS DE ARROCHO SALARIAL E DE NEGAÇÃO DE DIREITOS.

Por que tanta demora na conclusão desse processo?

Primeiro está explicito que a educação e a valorização dos educadores NUNCA FOI PRIORIDADE NOS GOVERNOS JACKSOM E ROSEANA.

Também está explícito que a diretoria do SINPROESEMMA, desde o início desse processo fez e faz corpo mole, na medida em que peca por omissão ao não CONCLAMAR A CATEGORIA PARA PARTICIPAR ATIVAMENTE DESSE PROCESSO e quando decidi agir, esquece de combinar com a categoria e o desfecho dessas ações são tristes, por exemplo, citamos a greve de 144 horas que não paralisou quase nenhuma escola. Também registramos que nesse período, vários membros da diretoria do sindicato optaram por ocupar cargos no governo, ao invés de trabalhar em prol da categoria. No governo Jackson a secretaria adjunta de educação foi ocupada por uma pessoa ligada aos diretores do sindicato e, agora, no governo Roseana, simplesmente, o VICE-PRESIDENTE do SINPROESEMMA é membro da cúpula da SEDUC.

Hoje, DIANTE DESSE QUADRO, temos duas certezas.

1- Se depender da vontade do governo, as coisas vão continuar como estão por um bom tempo. Basta analisar as últimas ações governamentais.

2- Nós temos a capacidade de alterar o lento andamento desse processo, vejamos: Já são 4 anos de espera. Precisamos mudar nosso posicionamento, temos que sair da passividade e partir para a organização e mobilização da nossa categoria. Agindo assim, não temos dúvidas, poderemos edificar um forte movimento para realizar um real enfrentamento às ações desse governo, que já deu provas de que a tal da REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO prometida em campanha eleitoral ano passado, é pura lorota.

Educador (a) acredite! Nós podemos e devemos agir no sentido de garantir, ainda esse ano, a APROVAÇÃO E A IMPLANTAÇÃO INTEGRAL DO NOVO ESTATUTO. O sucesso da nossa luta depende, diretamente, da intensidade da força que imprimiremos ao movimento que objetiva esse fim.

Comentários

Parabens pelas atualizações das notícias em seu blog.

Se quiser conhecer o meu é esse:
http://schalcher007.blogspot.com/

Att,
prof. Schalcher

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MRP lança nota de solidariedade aos professores e repudia a atitude do vice governador do Maranhão

  MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES- MRP   NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO   O Movimento de Resistência dos Professores - MRP vem a público se solidarizar e manifestar seu irrestrito apoio aos professores que estão sendo processados judicialmente pelo vice governador   e Secretário de Educação do Estado do Maranhão- o senhor Filipe Camarão (PT) por conta de uma charge divulgada durante a greve dos   professores da rede pública em que se questiona   o destino das verbas que deveriam ser utilizadas para o pagamento do piso salarial da categoria. A interposição das ações judiciais interpostas se configuram em um ataque a toda nossa categoria de professores, e em verdade se constituem em censura e ataque a liberdade de expressão-basilares do Estado Democrático de Direito , ao mesmo passo em que   são utilizadas para tentar   criminalizar, intimidar e calar professores através do uso do aparato judicial, o que é inaceitável e não pode ser naturalizado pela sociedade maranh

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as