Pular para o conteúdo principal

Faltam vagas na rede municipal de ensino na área Itaqui-Bacanga

Quatro anexos da UEB Ministro Carlos Madeira foram fechados, e com isso, 100 alunos da 1ª série do fundamental e 500 que deveriam cursar a 5ª série não conseguiram se matricular

SÃO LUÍS - A situação acontece na área Itaqui-Bacanga, onde quatro anexos da Unidade de Ensino Básico (UEB) Ministro Carlos Madeira foram fechados, e com isso, 100 alunos da 1ª série do fundamental e 500, que deveriam cursar a 5ª série, não conseguiram se matricular.

O Conselho Tutelar da área Itaqui-Bacanga denunciou a falta de vagas em escolas da rede municipal, que já deixou pelo menos 600 crianças sem ter onde estudar neste ano letivo. Segundo os conselheiros, faltam vagas porque as escolas estão com infraestrutura precária. No anexo da Unidade de Ensino Básico (UEB) Ministro Carlos Madeira, o início do ano letivo, que estava previsto para ontem, ainda não tem data definida para começar, conforme denúncia de pais de alunos.

As escolas da rede municipal da área Itaqui-Bacanga, como várias outras da Capital, apresentam problemas estruturais. Os ambientes são mal iluminados, as carteiras estão quebradas, faltam portas nos banheiros, os ventiladores das salas de aula funcionam precariamente, além de outras deficiências. Mas os maiores problemas, segundo os pais, conselheiros tutelares e líderes comunitários, estão nos anexos.

O anexo da UEB Carlos Madeira, no bairro São Raimundo, Itaqui-Bacanga, é uma dessas escolas. A sede já chegou a ter cinco anexos, mas atualmente apenas um funciona em um prédio da união de moradores, alugado pela Prefeitura de São Luís há 12 anos. Os outros foram desativados por desinteresse dos donos dos imóveis em manter o aluguel. Segundo o presidente da união de moradores, Martinho Oliveira, a Prefeitura prometeu uma reforma no prédio do anexo, o que não ocorreu. "Segundo foi acertado, a escola seria reformada durante as férias, mas nada foi feito e agora o imóvel está sem condições de receber os alunos", comentou.

Superlotação

No anexo, que tem apenas cinco salas de aula, estudam 517 alunos da 1ª à 4ª série nos turnos matutino e vespertino, divididos em turmas com mais de 40 alunos. Segundo uma professora, que preferiu não se identificar por medo de sofrer represálias, a situação torna o ensino e aprendizado difícil. "As salas são pequenas e os ventiladores não funcionam bem. O calor e a poeira deixam o local insalubre. É impraticável
dar aulas nessa situação", afirmou.

Ainda segundo professoras da escola, no ano passado o anexo teve de absorver 90 alunos que estudavam em outro anexo da área, que foi fechado após os proprietários do imóvel não terem renovado o aluguel com a prefeitura. As comunidades do São Raimundo, Vilas Ariri, Nova, São Luís, Mauro Fecury I e II e Alto da Esperança dependem do anexo da escola Carlos Madeira. "Essa escola fica em uma área central da região, por isso é grande a procura por vagas", informou Martinho Oliveira.

Faltam vagas

Por causa do fechamento de anexos e da falta de novas escolas, muitos alunos podem perder o ano letivo. Segundo Antônio Jorge Lisboa, 600 alunos, 100 da 1ª série do fundamental e 500 que deveriam cursar a 5ª série, não conseguiram se matricular nas escolas da área Itaqui-Bacanga, por falta de vagas nas instituições de ensino. "Já enviamos três listas com nomes de alunos para a Secretaria Municipal de Educação, mas ainda não obtivemos resposta quanto à matrícula dessas crianças, e esse é um problema recorrente", disse.

O vendedor ambulante José Ribamar Santos não conseguiu matricular o filho Wendel. O menino, de 10 anos, ainda não conseguiu cursar a 1ª série do ensino fundamental. "Só este ano eu fui em cinco escolas da área e em nenhuma tinha vaga. E o mesmo se repetiu em anos anteriores. Por isso, meu filho está com os estudos atrasados", disse.

A dona de casa Terezinha de Jesus Matias disse que conseguiu matricular o filho Guilherme, de 10 anos, mas que não sabe onde e quando começará o ano letivo. "Hoje começa o ano letivo nas escolas da rede municipal. Eu fiz a matrícula do meu filho no anexo da Carlos Madeira, mas fui informada que ele estudaria em outra unidade de ensino. Então vim aqui saber qual era a escola e fui informada que não há unidade disponível e aqui não se sabe nem quando começará o ano letivo", informou.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que já fez reunião para tomar providências e solução para os problemas apresentados no anexo da UEB Carlos Madeira e que as obras na unidade serão realizadas em breve. Com relação às vagas nas escolas, a Semed informou que todas as pessoas que procurarem as unidades da rede pública municipal serão atendidas, e que todo esforço está sendo empenhado para dar celeridade aos trabalhos e esclareceu, ainda, que haverá lista de reserva e que o atendimento está sendo acompanhado pelo corpo técnico da Semed, com os Conselhos Tutelares.


Fonte: O Estado do Maranhão (MA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MRP lança nota de solidariedade aos professores e repudia a atitude do vice governador do Maranhão

  MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES- MRP   NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO   O Movimento de Resistência dos Professores - MRP vem a público se solidarizar e manifestar seu irrestrito apoio aos professores que estão sendo processados judicialmente pelo vice governador   e Secretário de Educação do Estado do Maranhão- o senhor Filipe Camarão (PT) por conta de uma charge divulgada durante a greve dos   professores da rede pública em que se questiona   o destino das verbas que deveriam ser utilizadas para o pagamento do piso salarial da categoria. A interposição das ações judiciais interpostas se configuram em um ataque a toda nossa categoria de professores, e em verdade se constituem em censura e ataque a liberdade de expressão-basilares do Estado Democrático de Direito , ao mesmo passo em que   são utilizadas para tentar   criminalizar, intimidar e calar professores através do uso do aparato judicial, o que é inaceitável e não pode ser naturalizado pela sociedade maranh

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as