Pular para o conteúdo principal

Nota do MRP sobre a assembleia do SINPROESEMMA (23/02)

O MRP informa que a assembleia de São Luis aprovou o indicativo de greve, com início previsto para o dia 01/03 (terça feira). Entretanto, lamentamos profundamente, que mais uma vez a diretoria do SINPROESEMMA trilhou o caminho da TRUCULÊNCIA E DO AUTORITARISMO, na medida em que desconheceu o desejo da maioria dos presentes, que queria que fosse INSTITUÍDA NA ASSEMBLEIA UMA COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO, composta por membros da diretoria do sindicato e educadores da base. Atenção! Nosso pleito não era para nos incluírem na comissão, mas tão somente para que a categoria apontasse quem deveria nos representar.



Após aprovar o indicativo de GREVE a diretoria literalmente enfiou a viola no saco e outra vez fugiu da responsabilidade, deixando centenas de professores atônitos com o que acabavam de presenciar.


Diante do ocorrido, nós reafirmamos o nosso entendimento de que é necessário ADERIR AO MOVIMENTO GREVISTA para que possamos garantir os anseios e necessidades da nossa categoria. Nesse sentido, destacamos que o ESTATUTO É ESSENCIAL, porém, não devemos abrir mão de garantir nessa greve a concessão de todas as PROGRESSÕES E TITULAÇÕES, A NOSSA IMEDIATA RECOMPOSIÇÃO SALARIAL, A NOMEAÇÃO DOS EXCEDENTES, dentre outras questões.


Vale ressaltar que é preciso combater veementemente a POSTURA ANTIDEMOCRÁTICA DA DIRETORIA DO SINPROESEMMA. Se a autonomia deliberativa da nossa categoria continuar a ser NEGADA, não temos dúvida, dificilmente conseguiremos avançar na luta. Nada deve estar acima dos interesses coletivos da nossa categoria e isso só será possível se todos os atos e ações desse movimento grevista for fruto de consenso entre a diretoria do sindicato e a base da categoria.

Atenciosamente a coordenação do MRP.

Comentários

Nadja disse…
Quando a direção do nosso sindicato ignora as falas dos educadores, que querem e devem participar das negociações,e seus olhares indignados, ela confirma que, embora seja representante legal da categoria, não é representante legítima, pois não tem a confiança e o respaldo de seus asssociados e demais profissionais da educação.

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as

Reprodução parcial da proposta de novo estatuto elaborada e defendida pela diretoria do sinproesemma. O que vcs acham?

DA DESCRIÇÃO E ATRIBUIÇÃO DOS CARGOS DO GRUPO OCUPACIONAL TRABALHADORES DA EDUCACÃO BÁSICA Art. 29. Constituem tarefas do Professor: a) Planejar e ministrar o ensino transmitindo os conteúdos pertinentes de forma integrada e através de atividades, para propiciar aos alunos os meios elementares de comunicação e instruí-los sobre os princípios básicos da conduta científico-social; b) Elaborar planos de aula, selecionando o assunto e determinando a metodologia com base nos objetivos fixados, para obter melhor rendimento do ensino; c) Selecionar ou confeccionar o material didático a ser utilizado, valendo-se das suas próprias aptidões, ou consultando o Serviço de Orientação Pedagógica, para facilitar o processo ensino-aprendizagem; d) Ministrar aulas, transmitindo aos alunos conhecimentos elementares de linguagem, matemática, ciências sociais e ciências naturais, através de atividades desenvolvidas a partir de experiências vivenciadas e sistematizadas, proporcionando ao educando