Pular para o conteúdo principal
ALUNOS FAZEM MANIFESTAÇÃO A FAVOR DA GREVE DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO

Hoje (09/05/11) o dia ficará marcado para a história da cidade de Imperatriz e de todo o Maranhão, pois se viu renascer o espírito de luta e de mudança nos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, percebeu-se o renascimento das novas lideranças, as ações conjuntas daqueles que sofrem com o descaso da Educação em nosso estado mostraram a toda a comunidade a força daqueles que serão o futuro da nossa nação, mostrando que o jovem pensa, sente e cria opções para sua vida, que o tempo do comodismo chega ao fim.





A passeata iniciou na frente do C.E. Graça Aranha, onde um senhor aparentando mais de 70 anos e cabeça branca se fazia presente, fechando as portas da escola e trancando os alunos que já haviam adentrado na escola (como se fosse o "vigia" ou vigilante ausente que comentamos não existir na escola) e tentando impedir que os mesmos fossem lutar pelos seus direitos, mas sabe quem era este senhor, o Gestor de Educação, porém sua intervenção como sempre foi um fíasco, alunos e professores formaram uma grande corrente e foram para as ruas reivindicar condições de ensino e aprendizagem, que é hoje a principal luta da nossa comunidade.




Aproximadamente 2.000 (dois mil) estudantes da rede estadual de ensino, alunos das escolas de ensino médio da cidade de Imperatriz, a maioria eleitores, realizaram pelas ruas de Imperatriz um ato público de revolta e indignação com as condições que se encontra a Educação em nosso estado, em suas falas solicitavam "melhor condição de trabalho aos professores, melhores salas de aula, segurança nas escolas (que há mais de 6 meses funcionam sem vigilantes), áreas cobertas e ginásios para prática de atividades físicas, merenda escolar para todos, funcionários de serviços gerais para um ambiente limpo" entre tantas outras que fariam das escolas publicas funcionarem como determina a lei.



Nas ruas a população apoiava os estudantes e professores, filhos (alunos) encontravam seus pais, parentes e amigos nas lojas, padarias, oficinas, clínicas, bancos, escritórios, gente que já passou pela escola pública e sabe das necessidades que se tem de mudar este quadro de abandono que vive atualmente nossos estabelecimentos de ensino da rede estadual de ensino. O ato público foi realizado pelas ruas Rui Barbosa (Prefeitura Municipal) Coronel Manoel Bandeira; Simplício Moreira (Câmara de Vereadores e Gerência Regional de Educação); Luis Domingues; Av. Getúlio Vargas; R. Sergipe (em frente a Mirante) e Av. Dorgival Pinheiro de Sousa até a Praça de Fátima, onde finalizou com grande encontro dos estudantes e professores em integração.

Alunos revoltados com as Mentiras na frente da Mirante.

Este é o momento de parabenizar a todos que foram ao evento, principalmente aos alunos dos C.E. GRAÇA ARANHA; DORGIVAL PINHEIRO; GOVERNADOR ARCHER; URBANO ROCHA; RAIMUNDO SOARES (que foram em um ônibus fretado); NASCIMENTO DE MORAES (mesmo ameaçados pela direção); CAIC; EDSON LOBÃO; SANTA MARIA; ESTADO DE GÓIAS; ENTRE OUTROS QUE SÃO VERDADEIROS CIDADÃOS MARANHENSES, PARABÉNS!





O SINDICATO E A CLASSE DE PROFESSORES TEM ORGULHO DESTES ALUNOS QUE MOSTRAM AOS NOSSOS COLEGAS QUE VOLTARAM POR MEDO DE DESCONTO DE SALÁRIO, QUE A LUTA VAI ALÉM DE DINHEIRO, É POR DIGNIDADE!

http://cabasquete.blogspot.com/2011/05/alunos-fazem-manifestacao-favor-da.html#comment-form


Comentários

Sara disse…
Fico feliz com o ato desses jovens que estão unindo-se para fazer o diferencial, chega de leis estarem somente no papel, tem que ser colocadas em práticas.
O silêncio e o medo já não existe mais perante o Estado, porque tudo o que a sociedade quer é um estabelecimento educacional com garantias ou melhor dizendo, em perfeitas condições para o aprendizado do aluno.
Parabéns a todos que estão diante de uma luta que não cessará de imediato.
Sara Freitas
Sara disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens mais visitadas deste blog

Professora desmascara a propaganda do "governo da Mudança"

Neste vídeo a VERDADE sobre a realidade salarial dos educadores da rede estadual é revelada. Somente na propaganda do governo existe valorização dos educadores. Assista ao vídeo integralmente e conheça a triste situação dos professores.

Flávio Dino tem reajuste salarial e servidores estaduais, NÃO.

Onde está a Mudança?

O governo do Maranhão usa da desculpa de crise financeira e vem, há dois anos, arrochando os salários de milhares de servidores estaduais e negando seus direitos. Os professores ficaram sem ter o reajuste dos seus VENCIMENTOS em 2016 e 2017. Os professores em regime de C.E.T (CONDIÇÃO "ESPECIAL" DE TRABALHO) recebem essa gratificação CONGELADA desde fevereiro de 2015. Os funcionários administrativos, operacionais e outros, da SEDUC e das outras secretarias estão lutando para garantir, este ano, o reajuste de 6,3%, pois em 2016 não tiveram reajuste algum.



Na contramão do discurso de crise financeira e agindo  na surdina, a assembleia legislativa concedeu no último mês de fevereiro reajuste salarial, SEM PARCELAMENTO, para o governador, o vice-governador e todo o secretariado.  
Em 2017 seus novos subsídios são:
Governador: R$ 15.915,40         (16,9 SM);
Vice-governador: R$ 14.198,18 (15,1 SM);
Secretários: R $ 11.154,24          (11,9 SM).
Observação: SM = SALÁ…

O governador do Maranhão usa MP para descumprir lei estadual.

Não satisfeito em IGNORAR O ESTATUTO DO MAGISTÉRIO, A LEI DO PISO e deixar os educadores da REDE ESTADUAL sem REAJUSTE SALARIAL em 2016, o governador Flávio Dino resolveu inovar e, em 2017, lançou mão de uma Medida Provisória para burlar o estatuto dos profissionais do magistério.
Educador(a), entre em contato com o/a deputado/a da sua região, peça seu apoio e diga a ele/ela que somos contra a MP 230,  da forma que foi proposta. Queremos que o governador CUMPRA o Estatuto do Magistério. Quando definirem o dia dessa votação, vamos mobilizar nossa categoria para LOTAR a Assembleia Legislativa. 
Educadores de todo o estado precisam comparecer e lutar contra a aprovação dessa MP.
NO DIA DA VOTAÇÃO DA MP 230/17 QUE VIOLA O ESTATUTO DO MAGISTÉRIO  (Lei nº 9.860/2013), OS DEPUTADOS VOTARÃO aFAVOR (F)ou CONTRA (C)  A Educação e os EDUCADORES???
A MP 230/17 SERÁ VOTADA AMANHÃ NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO         E JUSTIÇA - CCJ. Seus membros titulares são:
Presidente; Prof Marco Aurélio
Relator; Dr L…