Pular para o conteúdo principal

Após assistir a categoria em São Luis rejeitar INTEGRALMENTE a proposta defendida pelo SINDICATO - GOVERNO. Vejam o que foi postado no site do SINPROESEMMA.

Metade das assembleias já realizadas aceitou a proposta de reajuste do governo


Das 14 assembleias regionais do Sinproesemma já realizadas, até esta quarta-feira, 5, sete aceitaram, integralmente, a proposta do governo do Estado para o reajuste da tabela salarial dos professores. Seis regionais aceitaram, com ressalvas, referentes ao parcelamento do reajuste, e apenas uma, a de São Luís, rejeitou a proposta.


O reajuste de 20%, da 13ª à 25ª referência da tabela salarial, com aplicação de 12% neste mês de outubro e o restante (8%) parcelados em duas vezes, nos meses de março e setembro de 2012, assim como a incorporação de 20% da GAM ao vencimento, são os principais itens que estão sendo avaliados pelos educadores nas assembleias regionais. Para a faixa da 1ª à 12ª referência da tabela, o governo propõe reajustes diferenciados que variam de 38.84% à 22%.

Rosário, Pedreiras, Pinheiro, Codó, Bacabal, Itapecuru e Balsas aceitaram a proposta integralmente, mas em Caxias, Viana, Imperatriz, Chapadinha, Santa Inês e Timon, a aceitação foi parcial. Nessas regionais, os educadores não concordaram com os prazos extensos dos parcelamentos em 2012.

Em São Luís, a assembleia contou com a participação de cerca de 200 educadores, mas apenas 105 se posicionaram no momento da votação, sendo 62 contra a proposta e 43 pela aprovação parcial, com ressalvas para discutir o parcelamento previsto para 2012.


Os 62 educadores que votaram contra a proposta acompanharam a posição dos líderes da oposição à direção do Sinproesemma, que defenderam a retomada das negociações com o governo, tendo como base a mesma tabela que o sindicato já apresentou no início das mesas de negociações em torno do reajuste. A tabela que o sindicato apresentou, inicialmente, cobrava o reajuste do Piso Salarial Nacional, de 38,84%, sobre todas as 25 referências salariais da tabela atual dos professores.

“A proposta que a oposição defende é a mesma que já apresentamos ao governo em duas reuniões no início das negociações e não foi aceita pelo governo. Fizemos várias tentativas, mas é difícil negociar com um governo que tem linhas conservadoras de sempre negar conquistas aos trabalhadores. Nesse momento precisamos garantir um reajuste emergencial e ampliar as conquistas com a aprovação do Estatuto do Educador, que o governo tem prazo para enviá-lo à Assembleia Legislativa até o dia 24 deste mês”, avalia o presidente do sindicato, Júlio Pinheiro.

“A posição de rejeição integral à proposta do governo, defendida pela oposição (MRP) condena mais de 35 mil trabalhadores da educação a ficar sem reajuste nenhum e apenas cinco mil terem seus salários reajustados. A proposta da oposição, de rejeitar 12%, é fazer o jogo do governo, que quer dar reajuste apenas para quem está abaixo do piso, um número menor de trabalhadores. A posição do MRP é quanto pior, melhor”, destacou o diretor de comunicação do Sinproesemma, Júlio Guterres.

Ainda faltam os resultados das assembléias de Presidente Dutra, Barra do Corda, Zé Doca e São João dos Patos, que encerram na próxima sexta-feira. “Somente com esses resultados fechados, vamos avaliar que encaminhamentos serão dados para continuar a revisão e discussão sobre o Estatuto, que tem prazo para ser enviado à Assembleia e precisa de atenção especial dos educadores e da diretoria do sindicato’, conclui o presidente.

leia o post na íntegra acessando o link:http://www.sinproesemma.org.br/2011/10/5/metade-das-assembleias-ja-realizadas-aceitou-a-proposta-de-reajuste-do-governo-2662.htm

Esclarecimentos segundo o MRP.
Reproduzimos parcilamente a nota do sindicato e nela é necessário desmentir os diretores do sinproesemma. Vejamos:

1- A proposta apresentada pelo MRP e aprovada pela categoria hoje, em São Luis, DIFERE DAQUELA QUE O SINPROESEMMA DISPONIBILIZOU NA PROPOSTA DE ESTATUTO.
2- Não somos contra o reajuste salarial e muito menos desejamos condenar nenhum membro da nossa categoria a ficar sem reajuste. O que defendemos é a aplicação da LEI DO PISO, A MANUTENÇÃO DOS PERCENTUAIS DE 100% E 130% DA GAM, BEM COMO O INTERSTÍCIO DE 5% ENTRE AS REFERENCIAS DE CADA CLASSE.
3- A diretoria do SINPROESEMMA faz o jogo do governo e usa de toda a sua artimanha para PERMITIR QUE O GOVERNO NÃO CUMPRA A LEI DO PISO EM 2011 E NOS ANOS SEGUINTES.
4- Hoje em São Luis, os professores impuseram uma FRAGOROSA DERROTA À PROPOSTA DO SINDICATO - GOVERNO. Isso parece ter desetruturado toda a diretoria. Observem como eles já não conseguem concatenar suas idéias. Veja os recortes do post acima:

Os 62 educadores que votaram contra a proposta acompanharam a posição dos líderes da oposição à direção do Sinproesemma, que defenderam a retomada das negociações com o governo, tendo como base a mesma tabela que o sindicato já apresentou no início das mesas de negociações em torno do reajuste. A tabela que o sindicato apresentou, inicialmente, cobrava o reajuste do Piso Salarial Nacional, de 38,84%, sobre todas as 25 referências salariais da tabela atual dos professores.

A posição de rejeição integral à proposta do governo, defendida pela oposição (MRP) condena mais de 35 mil trabalhadores da educação a ficar sem reajuste nenhum e apenas cinco mil terem seus salários reajustados. A proposta da oposição, de rejeitar 12%, é fazer o jogo do governo, que quer dar reajuste apenas para quem está abaixo do piso, um número menor de trabalhadores. A posição do MRP é quanto pior, melhor”, destacou o diretor de comunicação do Sinproesemma, Júlio Guterres.


Dá pra entender, ora dizem que defendemos o reajuste de 38,84% para todas as referências e depois afirmam que condenamos mais de 35 mil trabalhadores a ficar sem reajuste.

O MRP espera que os companheiros dos municípios em que as assembleias ainda não aconteceram se espelhem nas assembleias já realizadas, que rejeitaram parcial ou integralmente a prosta do SINDICATO - GOVERNO, para que assim possamos EXIGIR A APLICAÇÃO DA LEI DO PISO ANUALMENTE, sem mais prejuízos para a nossa cagtegoria. Professor/a, aceitar a proposta defendida e apresentada pelo SINDICATO -GOVERNO É ATACAR A LEI DO PISO e isso se reverterá em mais perdas salariais para vc mensalmente. 














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MRP lança nota de solidariedade aos professores e repudia a atitude do vice governador do Maranhão

  MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES- MRP   NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO   O Movimento de Resistência dos Professores - MRP vem a público se solidarizar e manifestar seu irrestrito apoio aos professores que estão sendo processados judicialmente pelo vice governador   e Secretário de Educação do Estado do Maranhão- o senhor Filipe Camarão (PT) por conta de uma charge divulgada durante a greve dos   professores da rede pública em que se questiona   o destino das verbas que deveriam ser utilizadas para o pagamento do piso salarial da categoria. A interposição das ações judiciais interpostas se configuram em um ataque a toda nossa categoria de professores, e em verdade se constituem em censura e ataque a liberdade de expressão-basilares do Estado Democrático de Direito , ao mesmo passo em que   são utilizadas para tentar   criminalizar, intimidar e calar professores através do uso do aparato judicial, o que é inaceitável e não pode ser naturalizado pela sociedade maranh

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as