Pular para o conteúdo principal

Aos Professores da Rede Municipal de Ensino de São Luís

 Companheir@s, historicamente o SINDEDUCAÇÃO é dirigido por um grupo de pessoas que sempre o atrelou ao poder público municipal. E o resultado disso, são os muitos prejuízos que têm vitimado os profissionais do magistério e milhares de educandos que só contam com a escola pública para ter acesso à educação formal. Isto ocorre porque o SINDEDUCAÇÃO nunca possuiu, efetivamente, uma real política em defesa da educação pública municipal, tampouco dos direitos dos educadores.  Como consequência e maior exemplo temos o notório caos educacional instalado na rede de ensino. Há escolas que em pleno meio do ano, sequer funcionaram um único dia e os alunos vivenciam, assim, um verdadeiro estado de abandono e negação dos seus direitos. Aliás, prática recorrente não apenas nesta como nas administrações municipais anteriores que nunca priorizaram a educação e com a inoperância do sindicato, somam-se prejuízos a alunos e professores (tanto em início de carreira quanto em processo de aposentadoria).
Para tentarmos reverter esse quadro, o primeiro passo que precisa ser dado consiste em nossa participação efetiva no processo eleitoral que se aproxima:
1. VOTO DOS PROFESSORES SINDICALIZADOS;
2. MOBILIZAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO PROCESSO POR PARTE DOS NÃO SINDICALIZADOS e SINDICALIZADOS.
Só assim é que poderemos dizer NÃO ao CONTINUÍSMO e retomarmos das mãos dos que não nos representam (Atual diretoria + Políticos aliados) o comando da nossa ESTRUTURA SINDICAL, para que a partir daí possamos coletivamente (Base + Diretoria) delinearmos verdadeiras políticas sindicais de luta em defesa da escola pública municipal, bem como, pela ampliação e manutenção dos direitos dos profissionais do magistério local.
Tal estrutura torna-se necessária porque a diretoria do SINDEDUCAÇÃO insiste em realizar a eleição em um único dia, num só local (sindicato): uma tática clara que objetiva excluir do processo eleitoral o maior número de professores possível, assim como ocorreu na eleição de 2008, na qual mais de 40% dos professores sindicalizados deixaram de votar, por conta dessa manobra.
De forma proporcional ao nosso crescimento habitacional, houve o necessário aumento da rede municipal de ensino com a nefasta política de ampliação do número de anexos escolares e, consequentemente, provavelmente ocorreu um aumento considerável da nossa base sindical.  Em 2008 éramos quase 4 mil sindicalizados, hoje certamente somos muito mais.
Como fazer todo esse contingente participar do PROCESSO ELEITORAL sem descentralizá-lo?  O que teme a atual diretoria? Ainda se pode esperar algo daqueles que integram esse grupo, na medida em que, sequer garantem ao professor o direito de escolher seus representantes sindicais através do voto?

Abaixo artigos importantes sobre o processo eleitoral de acordo com o estatuto do SINDEDUCAÇÃO.

1 - Quem pode votar nesse processo?

Art. 45. É eleitor todo associado que:

a)  Na data da eleição tiver ao menos 6 meses de inscrição no quadro social;

b)  Estiver no gozo dos direitos sociais conferidos neste Estatuto.

2 - Quem pode integrar uma chapa (ser candidato)?

Art. 46. Poderá ser candidato o associado que na data da realização da eleição, tiver mais de um ano de inscrição no quadro social do sindicato e pelo menos 3 anos na profissão no sistema de educação, estar em dia com as mensalidades sindicais e contar com a idade mínima de 18 anos.

3 – As chapas serão registradas na sede do sindicato até o dia 15 de agosto de 2012.

4 – A eleição está prevista para acontecer dia 14 de setembro de 2012.

Antonísio Furtado, professor das redes municipal  e estadual de ensino.
Fonte:http://www.facebook.com/#!/antonisio.lopesfurtado






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MRP lança nota de solidariedade aos professores e repudia a atitude do vice governador do Maranhão

  MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES- MRP   NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO   O Movimento de Resistência dos Professores - MRP vem a público se solidarizar e manifestar seu irrestrito apoio aos professores que estão sendo processados judicialmente pelo vice governador   e Secretário de Educação do Estado do Maranhão- o senhor Filipe Camarão (PT) por conta de uma charge divulgada durante a greve dos   professores da rede pública em que se questiona   o destino das verbas que deveriam ser utilizadas para o pagamento do piso salarial da categoria. A interposição das ações judiciais interpostas se configuram em um ataque a toda nossa categoria de professores, e em verdade se constituem em censura e ataque a liberdade de expressão-basilares do Estado Democrático de Direito , ao mesmo passo em que   são utilizadas para tentar   criminalizar, intimidar e calar professores através do uso do aparato judicial, o que é inaceitável e não pode ser naturalizado pela sociedade maranh

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as