Pular para o conteúdo principal

Aos professores da rede municipal de ensino de São Luis-MA

Burocratas ou lutadores: quem desses deve dirigir um sindicato?

                    A eleição para a direção do SINDEDUCAÇÃO (Sindicato dos Profissionais do Magistério do Ensino Municipal de São Luís) se aproxima e com ela a expectativa dos milhares de educadores sobre os rumos que nossas vidas profissionais tomarão depois do dia 14 de setembro, data marcada para o pleito. Nós também ficamos apreensivos e por isso mesmo queremos fazer algumas reflexões com você leitor sobre esse processo que se avizinha.
                    Os sindicatos devem funcionar como escola de governança. É nele que nossa classe social fará as experiências mais básicas e mais duras para mostrar ao conjunto da sociedade que são os trabalhadores que devem administrar as riquezas materiais e culturais produzidas, já que somos nós que as produzimos. Por esse motivo, os sindicatos não devem reproduzir a lógica do vale-tudo das eleições burguesa e nem funcionar como um miniparlamento de burocratas que se distanciam das suas bases sociais assim como o diabo se distancia da cruz. Os sindicatos devem ser espaços democráticos, onde seus filiados sintam-se parte fundamental das decisões e não como um apêndice desprezível. A relação dos diretores dessa “escola de governança” com seus filiados não podem igualar-se a relação que a maioria dos diretores de nossas escolas mantém conosco, de puro autoritarismo.
                 Nenhum sindicato democrático consegue funcionar sem ser pela base; um representante de uma escola tem uma visão privilegiada do seu local de trabalho e nesse aspecto pode ter uma importância política superior ao de um dirigente de um sindicato burocratizado que não pisa, e, portanto, não sente o drama do que significa ser professor de uma escola sem estrutura. Geralmente na luta são os trabalhadores da base que se lançam ao sacrifício e alimentam as esperanças da vitória, enquanto os burocratas fazem de tudo para amedrontar e desanimar a categoria.
                   A vitória de uma categoria pode significar a perda de privilégios institucionais que diretores pelegos e burocráticos estabelecem com os governos e patrões, por isso, preferem “organizar” a derrota da categoria para garantir seus privilégios mesquinhos. 
                  Para as eleições do SINDEDUCAÇÃO esse desafio estará colocado. João Castelo e os vereadores de São Luís de tudo farão para que nosso sindicato continue não mãos de burocratas e, nesse caso, aos educadores da base está lançado o desafio de depurar nosso sindicato do burocratismo e o peleguismo. 
                   Tendo por base esta constatação, a CSP Conlutas, o MRP (Movimento de Resistência dos Professores) e o MOPE (Movimento de Oposição dos Profissionais da Educação), resolveram unir forças em torno de uma Chapa de luta, autônoma e classista para disputar as eleições do SINDEDUCAÇÃO.
 P/ Hertz Dias- Professor de História e militante da CSP Conlutas do Maranhão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

PLENÁRIA DOS PROFESSORES da REGIONAL DE SÃO LUIS - Informe

  Atenção, professores! Tendo em vista a atitude da direção do Sinproesemma que, de forma ilegal, decidiu se retirar do movimento paredista sem consultar a categoria nas assembleias como prevê o estatuto do Sinproesemma, hoje, 31 de março, realizamos uma plenária em que centenas de professores reunidos no Sindicato dos Bancários decidiram manter a greve por tempo determinado (até dia 05 de abril, próxima quarta-feira). Na ocasião, deliberamos sobre as seguintes atividades: 1- ajuizar ações em face da direção do Sinproesemma; 2- realizar, na próxima segunda-feira dia 03/04, ato de protesto em frente à sede do Sinproesemma, no Reviver, a partir das 8h; 3- na terça-feira dia 04/04, manifestação na Assembleia Legislativa, com participação das caravanas vindas das várias regionais do Maranhão, além de movimentos sociais parceiros. Obs: Na terça-feira será votada a mensagem do executivo que trata sobre o reajuste ilegal de 11% parcelado em duas vezes. Nessa mesma sessão será votado o pedido