Pular para o conteúdo principal

A ERA LINDALVA CHEGA AO FIM NO SINDEDUCAÇÃO: É HORA DE ARRUMAR A CASA E PREPARAR A LUTA


 

“Caso se tratasse de um Estado o que foi engendrado corresponderia a um ‘golpe’, e o processo eleitoral nem de longe se assemelharia a uma democracia”.

A frase acima, de um juiz da 2ª Vara do TRT-MA, denuncia jurídico e clinicamente todo “jogo sujo” que o grupo liderado pela professora Lindalva Batista estava tramando para impedir que a Chapa 1- Unidade para Mudar assumisse a direção do Sindicato dos Profissionais do Magistério do Ensino Público Municipal de São Luís- SINDEDUCAÇÃO. Para que a decisão da maioria fosse respeitada, tivemos que acionar a justiça e mobilizar a categoria. Seguindo-se a isso, dia 01/11 mais uma liminar determinou que o grupo da professora Lindalva Batista entregasse a direção do SINDICATO para a CHAPA 1, a legítima vencedora da eleição ocorrida no dia 14 de setembro com 49,2% dos votos válidos.  Felizmente o golpe foi desbaratado.

               As práticas do grupo que gravita em torno da ex-presidenta, infelizmente, mancharam a imagem de nossa entidade. Os artifícios e métodos que os mesmos vinham utilizando desde o dia 14 de setembro não são dignos de acontecer no seio de uma entidade de educadores. Agressões físicas, falsificações de provas, adulteração de documentos, testemunhos forjados, calúnias direitistas, recursos julgados a revelia pela Comissão Eleitoral, prorrogação de mandato de Lindalva Batista por mais um mês, sem amparo estatutário, convocação desesperada de novas eleições, etc., marcaram a virada de uma página da história do SINDEDUCAÇÃO que deve ser lembrada apenas como lição daquilo que não deve ser feito por nenhuma entidade de representação de categoria.  Cabe lembrar, que a CHAPA 3, encabeçada pela professora Lindalva Lopes, rejeitada por mais de 60% do votantes, foi apoiada político e financeiramente pela antiga direção e por vereadores ligados ao Prefeito e que não têm compromisso a educação pública de São Luís, conforme mostra a foto abaixo.


Cartaz da candidata a presidenta na Chapa 3, Lindalva Lopes, colada no carro do Vereador Astro de Ogum, mostra quem realmente abusou do poder econômico e político nas eleições do SINDEDUCAÇÃO.

A VERDADE DOS FATOS

                   Em quase todas as nossas mobilizações a ex-direção sempre alegava que o Sindicato não tinha dinheiro para divulgar a luta, para convocar a categoria e para denunciar os ataques que emanavam da prefeitura, mas de repente apareceu mundos de recursos para, em horário nobre, caluniar a CHAPA 1. Nos últimos meses essa direção veiculou mais notícias que em todo seu mandato, no entanto nenhum denunciava as propagandas mentirosas que o prefeito João Castelo divulgava a respeito da educação pública de São Luís, pelo contrário, todas atacavam a CHAPA 1. Nunca a ex-direção do SINDEDUCAÇÃO foi tão ágil, pois precisava mover os “pauzinhos” para tentar anular a eleição. Enfim, nunca a antiga e inoperante direção foi tão eficiente. Pudera fosse assim para o benefício da categoria e não contra a vontade da maioria.

                   A assessoria jurídica da Comissão Eleitoral, que deveria ser imparcial, apareceu em foto publicada no site pousando com a ex-presidenta, Lindalva Batista, exibindo liminar e comemorando o desrespeito à decisão da categoria que elegeu a chapa 1. No dia seguinte, a Comissão Eleitoral, presidida pela professora Mônica Serrão, sem qualquer fundamento, na tentativa de concretizar o golpe, anulou a eleição.

A gestão passada publicou fotos na internet acusando que a CHAPA 1 teria entrado à  força na sede do sindicato. O fato é que a ação foi determinada por decisão judicial e acompanhada por oficial de justiça e ocorreu pelo fato de a ex-direção, ao arrepio da categoria, ter fechado as portas do sindicato e por seu mandato ter encerrado em 17/10/2012, conforme ata juntada ao processo. É triste ver que a Era Lindalva no SINDEDUCAÇÃO terminou de forma trágica e desrespeitosa à categoria.  Na vida e na luta é preciso saber perder, mas esse grupo, infelizmente, não aprendeu assimilar isso!

É HORA DE PREPARAR A LUTA!´

Durante um mês e meio travamos uma batalha para evitar o golpe da gestão de Lindalva. Mas, agora que assumimos a direção do sindicato, nossa maior preocupação é iniciar a concretização do programa de campanha que a categoria abraçou e votou. Para isso, estamos fazendo um planejamento estratégico para os primeiros meses de gestão. Já na próxima quarta-feira, dia 07 de novembro, às 16h30min realizaremos uma Assembleia Extraordinária na sede do SINDEDUCAÇÃO. Queremos apresentar para a categoria esse planejamento e tirar alguns encaminhamentos acerca da garantia do direito à redução da jornada de trabalho em sala de aula (1/3 hora atividade), a inclusão no orçamento de 2013 da previsão de reajuste com base no crescimento custo aluno-ano (21,4%), prestar esclarecimento sobre a lista de progressões e indenizações previstas e campanha de filiação para fortalecer o sindicato, entre outras demandas.
 Temos clareza que em 2013 os governos não darão flores a nossa categoria em todo o Brasil, por isso desde já temos que preparar a luta. Vamos lançar uma grande campanha em defesa da educação pública e de qualidade social no município de São Luís e que envolva não só os profissionais da educação, mas toda a sociedade. Já não é mais novidade falar do caos na rede pública municipal de São Luís, o próprio candidato eleito, Edvaldo Holanda Junior, teve essa temática como centro de campanha que acabou o elegendo e desgastando o candidato João Castelo. Portanto, vamos desde já cobrar ações concretas para solucionar todos esses graves problemas. Nós, professores, alunos e comunidade que precisa de uma educação pública de boa qualidade não podemos mais esperar.
 

Elegemos-nos como Chapa de Oposição e de Luta, e é com essa definição que queremos codirigir o SINDEDUCAÇÃO com a categoria.


UMA PALAVRA AOS APOSENTADOS

Uma mentira dita cem vezes, torna-se verdade - frase Joseph Goebbels, Ministro de Propaganda do governo Nazista de Adolf Hitler.

 

Muitas mentiras sobre a CHAPA 1 foram ditas aos companheiros e companheiras.  Queremos aqui reafirmar aquilo que propomos aos aposentados e a bela carta que o professor aposentado Ribamar Durans escreveu a cada um de vocês.  Seria criminoso da parte de qualquer membro da CHAPA 1 propor a expulsão desses bravos senhores e senhoras do nosso SINDICATO. Gostaríamos que o grupo da professora Lindalva apresentasse algum documento que comprove essas infundadas acusações.  Essas calúnias só servem para dividir a categoria, pois quando nossos direitos são atacados perdemos coletivamente e quando estamos divididos nossa capacidade de reação é bem menor. Quem faz esse tipo de jogo sujo, age em favor dos governos e contra qualquer professor, seja ele aposentado ou não. É claro que algumas dessas calúnias quase se tornaram “verdades” porque antiga gestão não nos permitiu dialogar com os aposentados, inclusive se negando a promover um debate entre as chapas para que as propostas e opiniões contrárias fossem democraticamente confrontadas.

  Temos clareza que a mãe de todas as verdades é a própria história e vamos mostrar para todos vocês que esse sindicato jamais será um instrumento de exclusão de aposentados, mas instrumento de luta de todos, instrumento esse que deve ser lapidado politicamente com as valorosas experiências de vida e de luta dos aposentados. Enfim, na gestão Unidade para Mudar mentiras não serão transformadas em verdades, mas desmascaradas pela realidade.

                  Entrem em contato conosco, visitem a sede do SINDEDUCAÇÃO que é de vocês também e isso nenhuma calúnia pode destruir!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MRP lança nota de solidariedade aos professores e repudia a atitude do vice governador do Maranhão

  MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES- MRP   NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO   O Movimento de Resistência dos Professores - MRP vem a público se solidarizar e manifestar seu irrestrito apoio aos professores que estão sendo processados judicialmente pelo vice governador   e Secretário de Educação do Estado do Maranhão- o senhor Filipe Camarão (PT) por conta de uma charge divulgada durante a greve dos   professores da rede pública em que se questiona   o destino das verbas que deveriam ser utilizadas para o pagamento do piso salarial da categoria. A interposição das ações judiciais interpostas se configuram em um ataque a toda nossa categoria de professores, e em verdade se constituem em censura e ataque a liberdade de expressão-basilares do Estado Democrático de Direito , ao mesmo passo em que   são utilizadas para tentar   criminalizar, intimidar e calar professores através do uso do aparato judicial, o que é inaceitável e não pode ser naturalizado pela sociedade maranh

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as