Pular para o conteúdo principal

A Verdade e os Números Por Trás da Eleição da Farsa


 
A Verdade e os Números Por Trás da Eleição da Farsa
do Dia 28 de Novembro no SINDEDUCAÇÃO
 
 
Professoras e professores da rede municipal de São Luís, depois do grande ato do dia 28/11 que a nossa categoria protagonizou, parando suas atividades e indo para frente do SINDEDUCAÇÃO protestar e repudiar a farsa orquestrada pela Srª Lindalva Batista e seus asseclas, só podemos dizer que nossa categoria entendeu a importância de não legitimar esse golpe e apoiou a atitude tomada pela chapa Unidade Para Mudar, democraticamente eleita no dia 14/09, de não se submeter às armações da Poderosa Chefona e lutar para que a vontade da categoria não seja ultrajada.


No dia da eleição da farsa o que vimos foi a sede do SINDEDUCAÇÃO tomada de seguranças particulares e policiais militares, como se as professoras e professores que ali protestavam fossem bandidos. Quatro viaturas fizeram a segurança da Srª Lindalva Batista enquanto a população da Cohab e vizinhança ficavam desprotegidas. Além dos seguranças, dos policiais, dos componentes das chapas da farsa e de seus familiares, poucos professores foram ao sindicato legitimar a farsa. A maioria dos “peladinhos” que votaram eram diretores de escolas, técnicos administrativos da SEMED e alguns aposentados. Lembre-se que na eleição de 14/09 não houve liberação, mas nesta a SEMED foi “boazinha”. Isso mostra mais uma vez de que lado a Srª Lindalva Batista está.

O nosso sindicato tem que estar a serviço da luta da categoria e não a serviço de um grupo que quer se perpetuar no poder, esse grupo fecha os olhos para os educadores, que se manifestam continuamente contrários à sua permanência na direção do SINDEDUCAÇÃO. Prova disso foi a participação em massa, centenas de professores que compareceram para repudiarem o golpe, e endossaram o abaixo assinado exigindo a anulação desta eleição e a posse imediata da Direção Eleita, Unidade Para Mudar. O fiasco da eleição também demonstra a insatisfação da categoria, para votar compareceram apenas 3,5% dos professores sindicalizados e menos de 2% da categoria como um todo.

Para a surpresa de todos, a comissão eleitoral, a mesma que fraudou a ata da eleição do dia 14/09, anunciou que 580 professores votaram. Perguntamos por onde estes professores entraram? Pela porta da frente do sindicato é que não foi. Por lá entraram, seguramente, menos de 300 professores e professoras, conforme registro feito na entrada do SINDEDUCAÇÃO. Ou será que existe uma porta secreta no SINDEDUCAÇÃO? Por incrível que pareça estamos diante de fortes indícios de uma fraude da fraude, para os matemáticos, uma fraude ao quadrado.

Tudo leva a crer que a Srª Lindalva Batista foi “obrigada” a fraudar a fraude para não sair ainda mais desmoralizada do que já está. Diante da recusa da categoria em legitimar a sua farsa, ela resolveu aumentar o número de votantes. O descaramento não foi maior porque a categoria estava de prontidão e vigilante em frente ao sindicato. O difícil é explicar de onde vieram os 480 votos da chapa da farsa, pois nem mesmo alguns componentes e apoiadores da Chapa 3 se dispuseram a votar, uma vez que não concordam com a anulação da eleição do dia 14/09. Além disso, a Chapa Laranja não teve coragem de fazer campanha, até que tentou, mas foi escorraçada das escolas pela categoria. Que milagre foi esse, o da multiplicação dos votos?

Mas é interessante observar que mesmo se considerarmos os dados apresentados pela comissão eleitoral interventora, em relação à eleição do dia 14/09, menos da metade votou, ou seja, se na eleição verdadeira votaram mais de 1200 pessoas, na eleição da farsa, que aconteceu no dia 28/11, menos de 600 pessoas votaram. Com relação aos professores ativos, esse percentual cai para menos de 10%. Prova cabal de que os professores que vivem a realidade caótica das escolas não toleram mais a permanência desse grupo no poder. Com isso, caem por terra todas as supostas alegações que levaram a comissão eleitoral fraudulenta a anular as eleições em que a Unidade Para Mudar foi vitoriosa.

Outro absurdo foi a rapidez com que a Comissão Eleitoral Interventora divulgou o resultado desta Farsa.  A eleição encerrou às 17h e o resultado foi divulgado às 18h. Lembramos que o resultado da eleição do dia 14 de setembro só foi divulgado às 3h da manhã do dia seguinte. Isso significa dizer que os falsários se quer se preocuparam em contar os votos ou se contaram tão rapidamente foi por que eram tão poucos. Para completar, o grupo da professora Elizabeth assumiu no mesmo dia, enquanto a Direção Eleita, Unidade Para Mudar, até hoje não foi empossada.

Diante do exposto, reafirmamos nosso compromisso de luta e acreditamos que somente juntos podemos derrotar os inimigos da categoria. Muitas lutas em defesa de nossa carreira e de uma educação de boa qualidade nos esperam, tais como: 1/3 hora atividade, eleição direta para gestor de escola, reajuste salarial baseado na lei do piso, paridade entre aposentados e ativos, cumprimento efetivo do calendário escolar sem prejuízo para os alunos e professores. No entanto, com Lindalva Batista e seus seguidores, passando por cima da decisão da categoria, impedem que essas lutas sejam encampadas, pois não têm legitimidade, coragem e nem independência para tocar a luta da categoria.

Que fique bem claro perante a categoria que quem anulou a eleição do dia 14 de Setembro e prorrogou o mandato de Lindalva Batista não foi o TRT e sim a Comissão Eleitoral Interventora cujos membros foram indicados pela ex-direção, que já previa fazer isso caso o grupo da professora Lindalva Batista perdesse a eleição. Ao TRT-MA resta ainda julgar um agravo, que pode nos reconduzir à direção do SINDEDUCAÇÃO, e o mérito final de todo o processo. Por isso, vamos continuar recolhendo as assinaturas da categoria para entregar ao TRT-MA. Nossa meta será atingir a maior parte da categoria, pois não é justo manter na direção de um sindicato um grupo que a categoria não reconhece como legítimo. A bela e corajosa resposta que foi dada no dia 28 de Novembro deve ter continuidade no grande ato que faremos no TRT-MA.

 

DATA do Ato: 18 DE DEZEMBRO (TERÇA-FEIRA)

CONCENTRAÇÃO: 9h da Manhã na Praça da Bíblia, próximo ao Parque do Bom Menino com caminhada em direção ao Tribunal Regional do Trabalho, localizado no bairro Areinha. 

DIREÇÃO ELEITA, UNIDADE PARA MUDAR!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MRP lança nota de solidariedade aos professores e repudia a atitude do vice governador do Maranhão

  MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES- MRP   NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO   O Movimento de Resistência dos Professores - MRP vem a público se solidarizar e manifestar seu irrestrito apoio aos professores que estão sendo processados judicialmente pelo vice governador   e Secretário de Educação do Estado do Maranhão- o senhor Filipe Camarão (PT) por conta de uma charge divulgada durante a greve dos   professores da rede pública em que se questiona   o destino das verbas que deveriam ser utilizadas para o pagamento do piso salarial da categoria. A interposição das ações judiciais interpostas se configuram em um ataque a toda nossa categoria de professores, e em verdade se constituem em censura e ataque a liberdade de expressão-basilares do Estado Democrático de Direito , ao mesmo passo em que   são utilizadas para tentar   criminalizar, intimidar e calar professores através do uso do aparato judicial, o que é inaceitável e não pode ser naturalizado pela sociedade maranh

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as