Pular para o conteúdo principal

Gestão UNIDADE PARA MUDAR (SINDEDUCAÇÃO), mesmo afastada, sai em defesa da escola publica municipal e dos educadores.


EDUCAÇÃO PUBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUIS: ENTRE O DESCASO DA PREFEITURA E A OMISSÃO DA DIREÇÃO BIÔNICA DO SINDEDUCAÇÃO 

                 A situação de insegurança no interior das escolas é apenas a ponta do iceberg da destruição da escola pública do município de São Luís que não começou na gestão castelista, mas que nos últimos quatro anos chegou ao extremo. Isso decorre de uma combinação de fatores que possibilitaram o prefeito João Castelo e toda a sua equipe ficar muito a vontade para chegar a esse ponto de saturação.  Se o prefeito João Castelo vira as costas para o CAOS, e a diretoria do SINDEDUCAÇÃO, por razões obvias, fecha os olhos diante o clamor da comunidade escolar. A troca de gentileza e favores entre a SEMED e os golpistas que se encontram na direção do SINDEDUCAÇÃO resume-se a isso.

           Nem mesmo a repercussão nacional dos ataques em serie a dezenas de escolas conseguiu sensibilizar o grupo que se apoderou do nosso sindicato. No site do SINDEDUCAÇÃO continua os ataques a Direção Eleita, Unidade Para Mudar, ao PSTU, aos professores de luta, os elogios à traição da CNTE que está abrindo mão da Lei do Piso, mas postaram nenhuma nota de solidariedade aos professores e alunos que se encontram em meio ao fogo cruzado dos criminosos que arrombam, subtraem e ateiam fogo nas escolas, e os criminosos profissionais da prefeitura que subtraem os salários dos vigilantes e os recursos do FUNDEB.

           Está claro por que eram técnico-administrativos da SEMED e diretores de escolas a maioria dos 300 que votaram na farsa da eleição do dia 28 de novembro. A SEMED que se mobilizou para tentar legitimar a farsa desse golpe, não envia uma viva alma para escolas no sentido de tentar encontrar saída para o CAOS. A ausência da SEMED e do SINDEDUCAÇÃO se explica pela essa aliança espúria estabelecida entre ambos contra a categoria e a escola pública do município de São Luís. Esse é preço que se paga pela usurpação de uma direção sindical.

             E agora professora Elizabeth, presidenta biônica, vai fazer o que? Denunciar quem apoiou o golpe que a conduziu a direção de um sindicato que não tem o apoio de sua base social? Para um bom entendedor o silêncio e a omissão dizem muita coisa! Nem sobre a escola da presidenta biônica, a UEB Nascimento Moraes, há qualquer referência no site do SINDEDUCAÇÃO, imagine mobilização com a categoria. É obvio que depois da publicação desta nota eles irão tentar fazer alguma média com a categoria, como de costume. Aliás, é tradição entre os golpistas agir sempre sobre pressão da base, nunca em favor da base.

          Na direção oposta a supracitada, a Direção Eleita, Unidade para Mudar está convocando uma reunião emergencial com todos os educadores em pais de alunos da rede pública municipal de São Luís para que possamos, coletivamente, tomar as medidas cabíveis para a situação colocada. Não se trata apenas da preservação da estrutura física e dos bens existentes no interior das escolas, mas de vidas. Essa é a condição sine qua non que nos move, ou seja, o sentimento humano, a solidariedade de classe e a defesa da escola pública. A referida reunião acontecerá no dia 03 de Janeiro de 2013 (quinta-feira) na H&A Eventos (Unidade 205 Rua 205 NE - nº 15 - Viva da Cidade Operária). TODOS OS PROFESSORES DE LUTA DEVEM SE FAZER PRESENTE.

          É necessário também chamar a atenção dos desembargadores do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) que tem sob tutela duas importantes decisões a ser tomadas: 1- Intervir junto à prefeitura exigindo imediatamente a regularização da segurança do trabalho no interior escolar para todos os funcionários da SEMED e que garanta também o aprendizado seguro para os alunos e 2- Decidir se vão manter na direção do SINDEDUCAÇÃO um grupo que não tem legitimidade perante a categoria ou se vão reconduzir à direção desta entidade o grupo que foi legitimamente escolhido pela categoria?

QUEM TEM ESPERANÇA NA LUTA, NÃO ESPERA ACONTECER! 

DIREÇÃO ELEITA, UNIDADE PARA MUDAR!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

PLENÁRIA DOS PROFESSORES da REGIONAL DE SÃO LUIS - Informe

  Atenção, professores! Tendo em vista a atitude da direção do Sinproesemma que, de forma ilegal, decidiu se retirar do movimento paredista sem consultar a categoria nas assembleias como prevê o estatuto do Sinproesemma, hoje, 31 de março, realizamos uma plenária em que centenas de professores reunidos no Sindicato dos Bancários decidiram manter a greve por tempo determinado (até dia 05 de abril, próxima quarta-feira). Na ocasião, deliberamos sobre as seguintes atividades: 1- ajuizar ações em face da direção do Sinproesemma; 2- realizar, na próxima segunda-feira dia 03/04, ato de protesto em frente à sede do Sinproesemma, no Reviver, a partir das 8h; 3- na terça-feira dia 04/04, manifestação na Assembleia Legislativa, com participação das caravanas vindas das várias regionais do Maranhão, além de movimentos sociais parceiros. Obs: Na terça-feira será votada a mensagem do executivo que trata sobre o reajuste ilegal de 11% parcelado em duas vezes. Nessa mesma sessão será votado o pedido