Pular para o conteúdo principal

Bomba! Bomba! Governo federal manobra para desmontar a lei do PISO ainda em 2013.

Professores do Brasil, é hora de alerta geral, EM REGIME DE URGÊNCIA URGENTÍSSIMA! O Governo Federal e o MEC se comprometeram com o Presidente da Confederação Nacional de Municípios - CNM Sr. Paulo Ziulkoski, SEGUNDO RELATO DELE, que em nome dos prefeitos do Brasil, costuma ser recebido pelo Palácio do Planalto, A PEDIR AO CONGRESSO NACIONAL URGÊNCIA PARA APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 3776, DE 2008, QUE ALTERA O ARTIGO 5º DA LEI DO PISO, LEI FEDERAL Nº 11738, DE 2008, QUE PREVÊ O REAJUSTE ANUAL DO PISO DO PROFESSOR, PELO AUMENTO DO VALOR  ANUAL DO ALUNO. Tudo indica que aprovarão o projeto até o final do ano de 2013, para que já possa valer a partir de janeiro de 2014. Eis as palavras do Sr. Ziulkovski:
 “...Estou preocupado com isso, porque temos pouco tempo para resolver. Já em janeiro os prefeitos vão ter que arcar mais uma vez com o reajuste que eleva consideravelmente os valores”, alertou.
A proposta em debate é o Projeto de Lei (PL) 3.376/2008, que indica o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) como novo critério de reajuste. Ele está em tramitação na Câmara dos Deputados e recebe o apoio da CNM. “O reajuste pelo INPC seria mais justo. Da maneira como está, o piso da categoria vai dobrar a cada dois anos”, disse Ziulkoski em outra ocasião.
Reunião
Ainda como resposta, o Ministério da Educação (MEC) convidou a CNM e demais entidades municipalistas para uma reunião na próxima semana. O governo busca elaborar um estratégia para a aprovação desse PL.

( LINK DA MATERIA: http://cnm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=24427:piso-dos-professores-cnm-se-reunira-com-governo-para-buscar-aprovacao-do-novo-criterio-de-reajuste&catid=44:educacao&Itemid=140)

A imediata consequência disso é que o piso que seria reajustado, utilizando-se a última portaria do MEC, em 19%, em janeiro de  2014, só receberia um reajuste de pouco mais de 5%. ISSO MESMO, UMA PERDA IMEDIATA DE 14 %.  SE TAL PROJETO FOR APROVADO. E EM CURTO PRAZO A MORTE DO PISO, QUE SERÁ TRANSFORMADO EM PÓ!

ALERTA GERAL, PROFESSORES DO BRASIL! PRECISAM IR À LUTA OU SERÃO DEVORADOS! SEUS DIREITOS PILHADOS! DIREITOS QUE SEQUER FORAM IMPLEMENTADOS INTEGRALMENTE! OS PREFEITOS QUEREM AUMENTAR SUAS VERBAS ÀS CUSTAS DOS PROFESSORES. MAIS UMA TENTATIVA DE SE APROPRIAREM TOTALMENTE DAS VERBAS DO FUNDEB! SERÁ O FIM DO PISO. O GOVERNO FEDERAL E O MEC NÃO PODEM TRAIR OS PROFESSORES. COBRE DO SEU SINDICATO UMA REAÇÃO IMEDIATA E CADA SINDICATO QUE COBRE DA SUA CONFEDERAÇÃO! OU TUDO ESTARÁ PERDIDO! SERÁ UM TIRO DE MISERICÓRDIA NA VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES E NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA! COM UNS PREFEITOS DESSES E OS GOVERNADORES QUE ATACAM O MESMO ÍNDICE DE REAJUSTE ATRAVÉS DA ADI 4848, JUNTO AO STF,  O BRASIL, A EDUCAÇÃO E SEUS PROFESSORES ESTARÃO CONDENADOS À IGNORÂNCIA, À MARGINALIZAÇÃO E À CORRUPÇÃO PARA SEMPRE! 

Fonte: Blog do Valdecy Alves


Considerações do MRP:

No caso dos professores da rede estadual de ensino do Maranhão, o governo já saiu na frente com a ajuda da diretoria do SINPROESEMMA e, nesse sentido, com a aprovação da lei nº 9.860/13 (NOVO ESTATUTO DO MAGISTÉRIO) o terreno já foi preparado para essa manobra de adequação da lei do PISO aos interesses dos governantes que sempre desvalorizaram o professor.

O artigo 32 do novo estatuto estabelece:

O poder executivo procederá aos ajustes dos valores do vencimento do subgrupo Magistério da educação básica no mês de janeiro, no percentual do Piso salarial profissional nacional do magistério.

Em nosso estado governo e diretoria do SINPROESEMMA, propositalmente ignoraram o que está posto no parágrafo único do Art. 5o  da lei do PISO, que reproduzimos abaixo:

 O piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica será atualizado, anualmente, no mês de janeiro, a partir do ano de 2009.

Parágrafo único.  A atualização de que trata o caput deste artigo será calculada utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente, nos termos da Lei no 11.494, de 20 de junho de 2007.

Reagir a mais esse ataque do governo federal aos nossos direitos é preciso, porém, essa reação fica cada vez mais difícil com a postura dos nossos sindicatos, da CNTE e afins, pois seus dirigentes se posicionam cada vez mais ao lado dos governos, nos planos federal, estadual e municipais. Prestemos atenção nesse detalhe: Acaso a CNTE desenvolve alguma mobilização nacional no sentido de se combater essa manobra? O que dizer da diretoria da maioria dos nossos sindicatos espalhados por todo o país?

Comentários

Isso é um fato terrível e precisa de urgência nas ações de nós professores, pois estamos fadados a viver na clandestinidade, sem o mínimo de respeito desses governantes que passam dias e dias matutando de onde tirar mais para os seus interesses pessoais. Que horror!

Postagens mais visitadas deste blog

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

PLENÁRIA DOS PROFESSORES da REGIONAL DE SÃO LUIS - Informe

  Atenção, professores! Tendo em vista a atitude da direção do Sinproesemma que, de forma ilegal, decidiu se retirar do movimento paredista sem consultar a categoria nas assembleias como prevê o estatuto do Sinproesemma, hoje, 31 de março, realizamos uma plenária em que centenas de professores reunidos no Sindicato dos Bancários decidiram manter a greve por tempo determinado (até dia 05 de abril, próxima quarta-feira). Na ocasião, deliberamos sobre as seguintes atividades: 1- ajuizar ações em face da direção do Sinproesemma; 2- realizar, na próxima segunda-feira dia 03/04, ato de protesto em frente à sede do Sinproesemma, no Reviver, a partir das 8h; 3- na terça-feira dia 04/04, manifestação na Assembleia Legislativa, com participação das caravanas vindas das várias regionais do Maranhão, além de movimentos sociais parceiros. Obs: Na terça-feira será votada a mensagem do executivo que trata sobre o reajuste ilegal de 11% parcelado em duas vezes. Nessa mesma sessão será votado o pedido