Pular para o conteúdo principal

CARTA ABERTA AOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUIS.


CARTA ABERTA AOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL
DE ENSINO DE SÃO LUIS


Companheri@s, provavelmente hoje, tomaremos a mais importante decisão coletiva da nossa categoria, em 2014. Porém, antes é necessário analisar o que aconteceu na campanha salarial de 2013 e fazer uma leitura mais apurada da conjuntura atual que nos cerca, pois os desdobramentos da decisão que tomaremos alcançarão todos os professores da rede, a partir de então.
RETROSPECTVA 2013 e CONJUNTURA ATUAL
Ano passado, a diretoria do SINDEDUCAÇÃO trabalhou em parceria com a prefeitura numa negociação que culminou na aprovação, em assembleia, de um acordo que contemplava o percentual de reajuste e a promessa da garantia da regularização funcional dos educadores. Naquela ocasião a diretoria do sindicato festejou e o professorado comemorou achando que tinha feito a melhor escolha. Hoje sabemos que parte do que foi prometido ainda não foi cumprido e o que é pior, o percentual de reajuste de 9,5% que seduziu o professorado, serviu muito mais aos interesses do prefeito, que nessa manobra garantiu nos primeiros meses do seu mandato, o descumprimento da LEI DO PISO e a economia de uma significativa parcela de recursos do FUNDEB, ao conceder um reajuste inferior ao recomendado pela lei federal e não pagá-lo retroativo a JANEIRO.

VOCÊ SABIA?
1- Que em todo o processo de negociação a prefeitura omitiu dados reais sobre as finanças da educação para tentar ludibriar nossa categoria? Sequer se divulga o numero oficial de alunos matriculados na rede e o valor mensal real da folha de pagamento da SEMED.
2 - Que a presidente do SINDEDUCAÇÃO em todas as reuniões não defendeu a aplicação INTEGRAL DA LEI DO PISO? Aliás, essa é sua postura desde que assumiu o comando do sindicato. Prova maior disto é o fato de que, parcela considerável dos professores da educação infantil não usufrui o direito a 1/3 de hora atividade.
3 - Que o PCdoB é o maior aliado do prefeito, o secretário de educação é desse partido e a diretoria GOLPISTA do SINDEDUCAÇÃO segue a risca as ordens que de lá saem?
4 - Que o volume de recursos depositados na conta do FUNDEB/SÃO LUIS, no período de 01/01/14 a 15/05/14 é de R $ 127.474.402,3 e que supera em mas de 23% o do mesmo período de 2013? Essa é uma evidencia de que há recursos de sobra para garantir o reajuste que a lei do PISO nos assegura. O que não há, é vontade política do prefeito, em valorizar os profissionais do magistério municipal.


Atenção professor (a)! Optamos por trazer à baila as informações acima, para que você possa ter elementos para tomar sua decisão, na hora de externar sua opinião durante a votação. Defendemos a regularização funcional dos professores, porem, entendemos que isso não deve ser moeda de troca. Não devemos abrir mão de direito algum!
DEFENDER E/OU VOTAR FAVORÁVEL A PROPOSTA DO GOVERNO SIGNIFICA:
ACEITAR
ABRIR MÃO
1.     Reajuste ilegal e irrisório de 8,32%  PARCELADO
2.     Titulações: 301
3.     Progressão vertical:  224;
4.     Difícil acesso:  124;
5.     Progressão horizontal:  2500;
6.     A carência de material didático e de expediente em nossas UEB’s;
7.     A permanência dos diretores de escola, não eleitos pela comunidade escolar;
8.     Continuar convivendo com os muitos problemas estruturais das nossas escolas
1.    Da lei do PISO;
2.    Do reajuste legal de 19%;
3.    Da regulamentação do processo de eleição direta para diretor escolar;
4.    Da regularização do processo de concessão das aposentadorias de centenas de professores;
5.    Da regularização do processo de concessão das licenças, tais como: LICENÇA PREMIO E OUTRAS;
6.    Da garantia do 1/3 de hora atividade para os professores da educação infantil;
7.    Da implementação do processo de reformulação do nosso plano de carreira e do estatuto do magistério;
Defenderemos através da LUTA todos os direitos garantidos na LEI DO PISO, no PCCV e no ESTATUTO DO MAGISTÉRIO. Lutaremos ainda, pela melhoria das nossas condições de trabalho e do ensino público municipal.
MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES-MRP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

PLENÁRIA DOS PROFESSORES da REGIONAL DE SÃO LUIS - Informe

  Atenção, professores! Tendo em vista a atitude da direção do Sinproesemma que, de forma ilegal, decidiu se retirar do movimento paredista sem consultar a categoria nas assembleias como prevê o estatuto do Sinproesemma, hoje, 31 de março, realizamos uma plenária em que centenas de professores reunidos no Sindicato dos Bancários decidiram manter a greve por tempo determinado (até dia 05 de abril, próxima quarta-feira). Na ocasião, deliberamos sobre as seguintes atividades: 1- ajuizar ações em face da direção do Sinproesemma; 2- realizar, na próxima segunda-feira dia 03/04, ato de protesto em frente à sede do Sinproesemma, no Reviver, a partir das 8h; 3- na terça-feira dia 04/04, manifestação na Assembleia Legislativa, com participação das caravanas vindas das várias regionais do Maranhão, além de movimentos sociais parceiros. Obs: Na terça-feira será votada a mensagem do executivo que trata sobre o reajuste ilegal de 11% parcelado em duas vezes. Nessa mesma sessão será votado o pedido