Pular para o conteúdo principal

Edivaldo holanda Jr (PTC/PCdoB) ignora lei do Piso, impõe reajuste de 3% e revolta os professores.

A Câmara Municipal acatou a proposta de reajuste salarial de 3% aos servidores municipais

Após ampla discussão com sindicatos e a sociedade em geral sobre a saúde financeira da Prefeitura de São Luís, a Câmara Municipal acatou a proposta de reajuste salarial de 3% aos servidores municipais em virtude da situação do município e da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que não permite um percentual maior. O reajuste salarial será retroativo ao mês de fevereiro. Assim, os servidores receberão de uma única vez o valor retroativo.
O líder do governo na Câmara, vereador Osmar Filho (PSB), agradeceu aos vereadores pela compreensão de que, neste momento, só seria possível um reajuste neste percentual. “Foi uma votação coerente. Foi um tema bastante discutido. O prefeito com toda sua equipe técnica sentaram com os vereadores, com os sindicatos de classes, mostrando os números. Eu costumo dizer que é preciso diferenciar o justo do possível. É justo que os servidores tenham um reajuste maior? É. Mas é possível? Não. A situação financeira do município não é boa”, comentou.
O socialista lembrou que um reajuste maior levaria São Luís à zona do limite prudencial da LRF, com 51,03% de comprometimento da receita geral. O limite máximo de despesa com pessoal permitida pela LRF é de 54,1%. “Caso a Prefeitura concedesse reajuste maior, iria arcar com as responsabilidades e sansões administrativas e judiciais. Assim, o prefeito e o parlamento mostram que são responsáveis e coerentes”, declarou Osmar Filho - PSB
 
 
Sobre o movimento dos professores da rede municipal de ensino, o líder do governo afirmou que a Prefeitura continua aberta ao diálogo, em busca das melhorias para a categoria e do entendimento de que não seria possível um reajuste maior. “A Prefeitura espera o diálogo e sempre está de portas abertas para conversar com as categorias. O prefeito e seus auxiliares tentam sempre o entendimento, mas, infelizmente não podem conceder um reajuste maior. Esperamos dialogar”, disse.
Os secretários municipais das pastas envolvidas fizeram várias reuniões com o sindicato e apresentaram os números inclusive em audiência na Câmara de Vereadores. O reajuste reivindicado pelo magistério da rede municipal comprometeria a liberação de recursos o que inviabilizaria obras importantes como a construção da maternidade municipal, creches e escolas. O reajuste foi aprovado em segunda votação e redação final e agora segue para ser sancionado pelo prefeito Edivaldo.
 
CONSIDERAÇÕES DO MRP
 
O Prefeito Edivaldo Holanda Jr (PTC/PCdoB) optou por ignorar os problemas da educação do município, os direitos dos alunos, dos professores e consequentemente a luta que busca a superação dos graves problemas da rede municipal de ensino. O prefeito ignora a lei do Piso, a lei do FUNDEB, o estatuto do magistério, o Plano de carreira dos professores e o estatuto do servidor municipal. Enquanto ele opta por enveredar por esse caminho, os mais de 130 mil alunos da rede municipal de ensino ficam fora das salas de aula, infelizmente.
Seu secretariado e vereadores aliados tentaram de todas as formas justificar esse percentual de reajuste ILEGAL  DE 3% com a justificativa da lei de responsabilidade fiscal  e de crise financeira na prefeitura, porem, no caso da educação, a desculpa não colou, pois a remuneração dos profissionais do magistério é bancada integralmente com os recursos do FUNDEB. Nesse caso, não há indisponibilidade financeira, pelo contrario, só no primeiro semestre do ano os recursos do fundo cresceram na ordem de 22%.

Só nos seis primeiros meses desse ano foi depositado na cona do FUNDEB municipal R $ 153.402.674,62 (Cento e cinquenta e três milhões, quatrocentos e dois mil, seiscentos e setenta e quatro reais e sessenta e dois centavos), o que resulta na média mensal de R $ 25.567112,43 (Vinte e cinco milhões, quinhentos e sessenta e sete mil, cento e doze reais e quarenta e três centavos). A folha de pagamento do magistério atual gira em torno de R $ 16.200.000,00 (dezesseis milhões e duzentos mil reais), o que evidencia que o governo pode nos conceder o reajuste de 19% que pleiteamos e ainda assim, sobrarão recursos do FUNDEB. Lamentavelmente, prefeito e vereadores tem o claro objetivo de poupar os recursos do FUNDEB para outros fins, por isso impuseram o reajuste ínfimo de 3%. Descontado mensalmente a folha de pagamento dos profissionais do magistério sobram dos recursos do FUNDEB algo em torno de 9 MILHÕES DE REAIS. Onde será que toda essa grana está sendo aplicada? Nas nossas escolas certamente não é, pois as mesmas foram abandonadas pela SEMED.

Para nós do Movimento de Resistência dos Professores-MRP está explícito a falta de compromisso do governo que dizia representar a MUDANÇA, com a educação, os educandos e o professorado. Estes últimos, lamentavelmente,  sofrerão as GRAVES CONSEQUENCIAS da política de arrocho salarial em curso, na gestão holanDINO.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MRP lança nota de solidariedade aos professores e repudia a atitude do vice governador do Maranhão

  MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES- MRP   NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO   O Movimento de Resistência dos Professores - MRP vem a público se solidarizar e manifestar seu irrestrito apoio aos professores que estão sendo processados judicialmente pelo vice governador   e Secretário de Educação do Estado do Maranhão- o senhor Filipe Camarão (PT) por conta de uma charge divulgada durante a greve dos   professores da rede pública em que se questiona   o destino das verbas que deveriam ser utilizadas para o pagamento do piso salarial da categoria. A interposição das ações judiciais interpostas se configuram em um ataque a toda nossa categoria de professores, e em verdade se constituem em censura e ataque a liberdade de expressão-basilares do Estado Democrático de Direito , ao mesmo passo em que   são utilizadas para tentar   criminalizar, intimidar e calar professores através do uso do aparato judicial, o que é inaceitável e não pode ser naturalizado pela sociedade maranh

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as