Pular para o conteúdo principal

MRP inicia a luta em defesa da Lei do PISO

MOVIMENTO de RESISTÊNCIA dos PROFESSORES-MRP (Jan/2016)

Chegou a hora do embate entre nós e eles, nesse momento é preciso saber quem somos nós e quem são eles.

Companheir@s,

como já é do conhecimento de tod@s, prefeitos e governadores trabalham de forma articulada em um movimento nacional para postergar a CONCESSÃO do reajuste do PISO do MAGISTÉRIO para AGOSTO.
No Maranhão, Flavio Dino ( PCdoB ) e Edivaldo Holanda ( PDT ) agiram em parceria e decidiram atropelar a Lei do PISO, não concederam o reajuste de 11,36% na folha de pagamento do mês de janeiro e nem disseram nada sobre como pretendem fazer esse reajuste.
Nesse cenário nada animador para o professorado, os governos defendem seus interesses e agem no sentido de piorar ainda mais as coisas para o nosso lado. Como se já não bastasse a não concessão do nosso reajuste em janeiro, já circulam nos bastidores dos gabinetes da PREFEITURA/ESTADO a defesa da tese de PARCELAMENTO do reajuste do PISO. É isso mesmo Professor/a, os governos se articulam para, dentro em breve, tentar nos desferir mais um duro GOLPE. A ideia do parcelamento já ocorre em outros estados e agora a coisa já possui seus defensores por aqui.
Diante desse contexto nossa reação se faz necessária e urgente. Nesse sentido, é fundamental PERCEBERMOS que nós NÃO PODEMOS CONTAR com as diretorias do SINPROESEMMA ( PCdoB ) e do SINDEDUCACAO, pois a primeira tem um histórico de traições às lutas do professor, foi reduzida a condição de apêndice do Palácio do Leões e serve ao papel de para choque do governo.  Esse ano, sequer seu presidente convocou uma assembleia, para dialogar conosco sobre a campanha salarial/2016.
A segunda diretoria é fruto de um GOLPE patrocinado pela turma do PCdoB que controla o SINPROESEMMA e, sendo assim, ela sempre fará corpo mole e não defenderá o cumprimento da Lei do Piso, como nunca defendeu, pois essa é a determinação dos seus patrocinadores. Ressaltamos que o PCdoB ocupa vários cargos no 1º escalão do governo de Edivaldo.
Após a realização da assembleia dia 16/01, o que foi feito pela diretoria do SINDEDUCACAO em prol do reajuste da nossa categoria??? Em vez de sair em defesa do reajuste dos Professores em janeiro, a diretoria PELEGA do SINDEDUCAÇÃO lançou no dia 27/01 (quarta feira) um COMUNICADO no site do sindicato e nele ataca os professores que estão mobilizando nossa categoria para a luta. Como se isso não bastasse, saiu em defesa do governador e do prefeito, ao APELAR para os professores não comparecerem ao protesto de hoje.
Desta forma Professor/a, precisamos AGIR RÁPIDO e de forma UNIFICADA (ESTADO/MUNICIPIO), para tentar garantir nosso REAJUSTE INTEGRAL, o quanto antes.  Vale ressaltar que para além dessa pauta comum do reajuste, nós temos outras, tais como: CONCURSO PÚBLICO, ELEIÇÃO PARA DIRETOR, VIOLÊNCIA ESCOLAR, PROBLEMAS ESTRUTURAIS DAS ESCOLAS, AUSÊNCIA E/OU INSUFICIÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR e PROFESSORES, INEXISTÊNCIA E/OU INSUFICIÊNCIA DE MATERIAL DIDÁTICO, PROTELAÇÃO E NEGAÇÃO DOS NOSSOS DIREITOS ESTATUTÁRIOS, etc.
De acordo com o exposto acima, temos motivos de sobra para INICIAR A LUTA em defesa dos nossos direitos, já esperamos tempo de mais e agora precisamos AGIR. Contra o GOLPE dos governos que não cumprem as LEIS, só nos resta FAZER A LUTA ACONTECER.




Ø  Abre o OLHO PROFESSOR e diga NÃO AO GOLPE DOS GOVERNOS.

Por Saulo Reis- Advogado/SP

A lei de Responsabilidade Fiscal – LRF não traz qualquer restrição quanto a reajustes salariais previstos em Lei e que estejam amparados em verbas orçamentárias carimbadas para fins próprios. O PISO Nacional dos Professores está perfeitamente encaixado nessa situação. Tem como base a Lei Federal nº 11.738/2008 e amparo nos recursos do FUNDEB e no crescimento anual do custo-aluno. Assim, qualquer reajuste dado a esse PISO é perfeitamente possível de ser pago. O percentual é calculado com base em repasses financeiros que prefeitos e governadores receberão ao longo do ano. Além do mais, a própria Lei do PISO assegura também que, caso algum prefeito ou governador comprove que não pode pagar, a União complementa com verbas extras o FUNDEB desse ente federativo.
Dessa forma, são totalmente descabidas as choradeiras dos gestores de que não há recursos para cumprir o reajuste previsto de 11,36% já a partir de primeiro de janeiro/2016. Todos os professores públicos da educação básica do país têm o direito a aplicação desse percentual de reajuste em seus salários-base, de forma linear. Os profissionais do magistério precisam ficar ATENTOS E EXIGIR O QUE LHES É DE DIREITO.

Fonte: Dever de Classe

Ø  ONU diz não à privatização e militarização das escolas

A privatização das escolas, pretendida pelo governo de Goiás, vai contra as orientações das Nações Unidas. Reunido em outubro em Genebra, o Comitê dos Direitos da Criança da ONU, recomendou que o Brasil interrompa esse tipo de política, bem como a MILITARIZAÇÃO das escolas, considerando-a prejudicial ao direito à Educação das crianças e adolescentes.
A recomendação partiu após denuncias que várias entidade levaram ao Comitê, poucas horas antes da sessão com o Estado brasileiro, ocorrida em outubro, em Genebra/Suíça, para avaliar como está a situação dos direitos da Criança e do adolescente, a partir do estabelecido na Convenção Internacional.
De praxe, em fevereiro, é apresentado um relatório formal, com sugestões/preocupações da sociedade civil. No Brasil, em 2015, entre a apresentação do relatório e a reunião muita coisa mudou, e era preciso alertar o Comitê sobre essas alterações, que afetam gravemente os direitos da criança e do adolescente no país. Assim, em caráter absolutamente inédito, uma comissão que inclui representantes da Campanha Nacional pela educação; da ONG Conecta, da Ação educativa e da Associação Nacional dos centros de defesa de Direitos da Criança e do Adolescente (ANCED), foi recebida a portas fechadas para apresentar o documento “Privatização da educação e violação de direitos no Brasil: apontamentos para o comitê dos direitos da Criança”.
Essa ação da Sociedade Civil organizada teve forte incidência no documento oficial do encontro, como explica a coordenadora de Projetos da Campanha, Maria Rehder. “Para nossa surpresa, poucas horas depois, na sessão com o Estado brasileiro, na pauta já constavam todos os pontos que nós levamos. E, no final, no documento oficial da ONU, que expressa as recomendações ao Brasil, eles consideraram todos os pontos que nós levamos.”

Leia mais no site da CNTE  e conheça as recomendações feitas pela ONU ao Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

PLENÁRIA DOS PROFESSORES da REGIONAL DE SÃO LUIS - Informe

  Atenção, professores! Tendo em vista a atitude da direção do Sinproesemma que, de forma ilegal, decidiu se retirar do movimento paredista sem consultar a categoria nas assembleias como prevê o estatuto do Sinproesemma, hoje, 31 de março, realizamos uma plenária em que centenas de professores reunidos no Sindicato dos Bancários decidiram manter a greve por tempo determinado (até dia 05 de abril, próxima quarta-feira). Na ocasião, deliberamos sobre as seguintes atividades: 1- ajuizar ações em face da direção do Sinproesemma; 2- realizar, na próxima segunda-feira dia 03/04, ato de protesto em frente à sede do Sinproesemma, no Reviver, a partir das 8h; 3- na terça-feira dia 04/04, manifestação na Assembleia Legislativa, com participação das caravanas vindas das várias regionais do Maranhão, além de movimentos sociais parceiros. Obs: Na terça-feira será votada a mensagem do executivo que trata sobre o reajuste ilegal de 11% parcelado em duas vezes. Nessa mesma sessão será votado o pedido