Pular para o conteúdo principal

Panfleto do MRP usado na semana de luta

FLÁVIO DINO E EDIVALDO HOLANDA DESCUMPREM A LEI DO PISO E DÃO CALOTE NOS EDUCADORES
MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES-M.R.P
São Luís - MA, Março de 2016. http://mrp-maranhao.blogspot.com.br/


Mais uma vez os educadores do Maranhão são vítimas das ações descomprometidas dos governos estadual e municipal, em que direitos fundamentais para a qualificação da Educação Pública do Estado/Município passam a ser violados promovendo uma situação de descaso e de aprofundamento da política de precarização do ensino público. De mãos dadas, os governos estadual e municipal de São Luís, desde Janeiro insistem no total descumprimento da recomposição salarial prevista nos estatutos do Magistério e Lei do Piso. Na verdade, essas ações demonstram um total descaso com a melhoria da Educação no Estado, visto que os argumentos utilizados para o descumprimento das leis que garantem os diretos dos educadores não passam de palavras inconsistentes e sem nenhuma comprovação concreta. Segundo o argumento do governo, o não cumprimento do reajuste do Piso decorre da falta de condições financeiras do Estado e do Município. Tal argumento não passa de mais uma tentativa de falsear a verdade para tentar  enganar os educadores. Vale lembrar que os recursos destinados à Educação são constitucionalmente determinados por leis próprias e, consequentemente, não devem estar  vinculados aos interesses partidários ou particulares dos governantes. Nesse sentido, o que os governos estão fazendo é impondo a política do calote aos Educadores.

O GOVERNADOR MENTE QUANDO DIZ NÃO TER RECURSOS PARA CUMPRIR A LEI

 O governador tenta justificar sua opção em negar os direitos dos educadores alegando, ora a falta de disciplinamento do FUNDEB por parte do MEC/MF, ora a crise financeira. Interessante é que a primeira alegação não se sustenta, assim como a segunda, pois o MEC e o Ministério da Fazenda já editaram dia 30/12/2015, a portaria de nº 11, que trata da operacionalização do FUNDEB /2016. Confira integralmente essa portaria no link: https://www.fnde.gov.br/fndelegis/action/UrlPublicasAction.php?acao=abrirAtoPublico&sgl_tipo=PIM&num_ato=00000011&seq_ato=000&vlr_ano=2015&sgl_orgao=MF/MEC
A referida portaria já está em vigência e isso confere valores maiores por cada aluno matriculado nas diferentes modalidades de ensino da escola pública, seja ela estadual ou municipal e isso se reverte em mais recursos para todos os entes federados (ESTADOS, MUNICÍPIOS e DF)
Na tabela abaixo apresentamos um comparativo entre os repasses do FUNDEB ocorridos nos anos de 2015 e 2016, no período de JANEIRO A FEVEREIRO.
Mês: JAN/FEV
Valor do Repasse em R $ (2015)
Valor do Repasse em R $ (2016)
Aumento
Total
234.927.226,89
289.273.735,62
23,13%
Atenção! Os dados acima foram retirados do site do Banco do Brasil. De acordo com eles, podemos perceber que somente nesse período a receita do FUNDEB ESTADUAL cresceu 23,13%. Diante do exposto está explicito que mesmo com o cenário de crise na economia do país, no caso específico do FUNDEB, ainda não se constata a presença dos efeitos negativos da crise. Isso evidencia que o governo não concede o reajuste salarial de 11,36% aos educadores, não por falta de recursos, mas porque ele impõe sua vontade política de priorizar outros interesses de sua gestão.
Diante desse contexto nada animador, nós precisamos compreender que se não fizermos a LUTA em DEFESA DOS NOSSOS DIREITOS, a direção do sindicato não fará e aí o governo avançará sobre eles e imporá a todos nós perdas incalculáveis, assim como aprofundará a crise na educação estadual, em função de tudo que está em jogo.

 PREFEITO EDIVALDO ABANDONA AS ESCOLAS MUNICIPAIS E ATACA OS DIREITOS DOS EDUCADORES

A gestão educacional do prefeito Edivaldo Holanda Jr (PDT) é desastrosa e ele já pode até ter conseguido a proeza de superar a infeliz gestão de João Castelo (PSDB), nessa área. Na maioria das escolas municipais de São Luís o que não faltam são problemas. Ha carência de pessoal docente, operacionais, vigilantes, etc. assim como de materiais didáticos pedagógicos e outros. A insegurança permanente nas unidades de ensino é algo que tem potencializado a tragédia da violência no ambiente escolar.
Estamos no último ano da atual gestão e pela pasta da educação já passaram dois secretários. Em 2013 assumiu a pasta Alan Kardec (PCdoB), que por sua vez foi substituído por Geraldo Castro (PCdoB) e hoje, responde pela SEMED o Prof. Moacir Feitosa (PPL).
De 2013 para cá, a maior marca da gestão do prefeito Edivaldo na área educacional consiste na potencialização das políticas de arrocho salarial e da negação de direitos dos educadores, assim como a de desmonte do sistema de ensino público da capital.
SINPROESEMMA E SINDEDUCAÇÃO: APARELHOS POLÍTICO E ELEITORAL DOS GOVERNOS

Na atual conjuntura tanto o SINPROESEMMA quanto o SINDEDUCAÇÃO se transformaram em aparelhos de defesa dos interesses governamentais e isso se dá por que suas diretorias se recusam a fazer a luta em defesa dos direitos dos educadores. Essa situação se evidencia mais ainda no caso do SINPROESEMMA, pois sua cúpula diretiva  pertence ao mesmo partido político do governador Flávio Dino (PCdoB) e como aliados que são, passou a ocupar importantes cargos de confiança no primeiro escalão do governo. Ao fazer isso, os diretores colocaram seus interesses, privilégios pessoais e eleitorais em prejuízo dos professores.  Observem a tabela abaixo:

NOME
CARGO NO SINDICATO
CARGO NO GOVERNO
Odair José Neves Santos
Sec. de assuntos educacionais
Presid. da Comissão C. Licitação
Júlio C. Rêgo Guterres
Sec. de Imprensa
SEC. ADJUNTO DO TRABALHO
Wiliandckson A. Garcia
Sec. Formação Sindical
SEC. ADJUNTO NA SEDUC-MA
Marden Val Ramalho
JORNALISTA
ASSESSOR NA SECON

JUNTOS SOMOS MUITOS, JUNTOS SOMOS MAIS, JUNTOS SOMOS FORTES.
Nesse momento devemos entender que existe o compromisso social e político que é o de estarmos permanentemente mobilizados para que juntos possamos fazer o enfrentamento necessário aos ataques atuais do governo, com a clareza e a plena consciência de classe que as condições adversas só vão ser superadas pela luta conjunta da nossa categoria. A história nos ensinou que a luta coletiva é o principal instrumento de transformação e, nesse sentido, convocamos a todos a se entrincheirar para construirmos uma nova educação de classe e com qualidade social.
AGENDA DE LUTA NA SEMANA
DIA
ATO
LOCAL
QUARTA
Agenda do SINPROESEMMA
-----------------------
QUINTA
MARCHA DO SINDEDUCAÇÃO
ASSEMBLEIA do SINPROESEMMA
8 h na DEODORO
9h Associação Comercial
SEXTA
DEBATE SOBRE FUNDEB
17 h Sind. BANCÁRIOS




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MRP lança nota de solidariedade aos professores e repudia a atitude do vice governador do Maranhão

  MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES- MRP   NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO   O Movimento de Resistência dos Professores - MRP vem a público se solidarizar e manifestar seu irrestrito apoio aos professores que estão sendo processados judicialmente pelo vice governador   e Secretário de Educação do Estado do Maranhão- o senhor Filipe Camarão (PT) por conta de uma charge divulgada durante a greve dos   professores da rede pública em que se questiona   o destino das verbas que deveriam ser utilizadas para o pagamento do piso salarial da categoria. A interposição das ações judiciais interpostas se configuram em um ataque a toda nossa categoria de professores, e em verdade se constituem em censura e ataque a liberdade de expressão-basilares do Estado Democrático de Direito , ao mesmo passo em que   são utilizadas para tentar   criminalizar, intimidar e calar professores através do uso do aparato judicial, o que é inaceitável e não pode ser naturalizado pela sociedade maranh

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as