Pular para o conteúdo principal

MRP alerta os professores para mais uma manobra do sindicato-governo


ATENÇÃO PROFESSORES DA  REDE PÚBLICA ESTADUAL DO MARAHÃO!
DIRETORIA DO SINPROESEMMA NA TENTATIVA DE EXPLICAR O INEXPLICÁVEL, MENTE MAIS UMA VEZ


            Em uma entrevista concedida a Marden  Ramalho, jornalista e assessor de comunicação do SINPROESEMMA e assessor junior da secretaria de estado de comunicação e articulação política DO GOVERNO FLÁVIO DINO (isso mesmo, serve ao sindicato e ao estado, que via de regra deveriam ter interesses distintos), a direção do sindicato, em uma  tentativa de desmobilizar a plenária que está sendo convocada para informar e encaminhar as ações a serem desenvolvidas pelos docentes em relação aos ataques do governo estadual e ao silêncio/conivência da direção do sindicato, basicamente assim se manifestou:
1.    Tentou desqualificar a oposição com alegações infundadas e tentando se fazer de vítima, recorrendo a todo tempo às fake news, mas em nenhum momento deixou claro quais seriam estas, limitando-se a ofender professores que até mesmo abdicando de outros interesses e com recursos próprios enfrentam este sindicato burocrata e apêndice do governo estadual;
2.    Na abordagem jurídica quanto a citação do sindicato e a perda de prazo no processo, pasmem, a assessoria jurídica informou:
a)    primeiro, que o advogado Dr. Henrique era o único habilitado e que só ele poderia atuar no processo, por causa de uma suposta cláusula de exclusividade no processo 14.440/2000, quando a direção do sindicato fez o distrato com o referido advogado.
Que absurdo! Embora ainda não se conheça este distrato, o processo é da parte e não do advogado, e ainda que haja a tal referida cláusula, seria mais um motivo para a direção do SINPROESEMMA imediatamente avisar ao escritório do advogado e não silenciar e deixar passar o prazo, atingindo assim o direito de todos os professores;
b) segundo, que uma decisão nesta apelação com incidente de assunção de competência não afetaria os demais professores, que é uma questão única e exclusiva do processo sob análise, e que a parte é assistida por advogado particular, não cabendo ao sindicato se manifestar nestes autos.
Nesta abordagem, a direção do sindicato demonstra má fé ou desconhecimento da legislação, senão vejamos o art. 947 do CPC, que dispõe sobre o incidente:
Art. 947. É admissível a assunção de competência quando o julgamento de recurso, de remessa necessária ou de processo de competência originária envolver relevante questão de direito, com grande repercussão social, sem repetição em múltiplos processos.
§ 1o Ocorrendo a hipótese de assunção de competência, o relator proporá, de ofício ou a requerimento da parte, do Ministério Público ou da Defensoria Pública, que seja o recurso, a remessa necessária ou o processo de competência originária julgado pelo órgão colegiado que o regimento indicar.
§ 2o O órgão colegiado julgará o recurso, a remessa necessária ou o processo de competência originária se reconhecer interesse público na assunção de competência.
§ 3o O acórdão proferido em assunção de competência vinculará todos os juízes e órgãos fracionários, exceto se houver revisão de tese.
§ 4o Aplica-se o disposto neste artigo quando ocorrer relevante questão de direito a respeito da qual seja conveniente a prevenção ou a composição de divergência entre câmaras ou turmas do tribunal. (grifo nosso)
Atente-se ao parágrafo terceiro, no momento em que é instaurado o incidente, e no caso em comento, a análise foi deslocada para o pleno do TJ/MA, este decidirá sobre o incidente e sobre a apelação, e esta decisão terá efeito vinculante para todos os demais processos com o mesmo tema.
Só para exemplificar, entre um dos argumentos apresentados pelo governo do estado do Maranhão, está a suposta inconstitucionalidade da sentença que reconheceu o direito dos professores, ora não precisa ser bacharel em direito para entender que se esta tese for acolhida, esta irá prevalecer para todos os outros processos  e pronto, fim dos direitos dos professores, que sequer tiveram o direito de se manifestar, porque o sindicato, além de não se manifestar, deixando perder o prazo, sequer avisou aos  maiores interessados, que são os professores, e por esta razão é que o desembargador despachou no sentido de que o sindicato( que deveria proteger os interesses dos professores), fosse citado e se manifestasse no prazo de 15 dias, bem como juntasse documentos.
c) E por fim, que outros advogados haviam peticionado pedindo que a parte autora do processo em questão fosse intimada e que por esta razão o julgamento havia sido suspenso.  
  
A imagem pode conter: texto

Neste quesito a direção se supera, ao que parece  sequer se deram ao trabalho de analisar o processo ou mesmo a movimentação, pela internet mesmo, nem precisariam ir a TJ/MA; outros advogados se habilitaram exatamente porque esta decisão afetaria os demais processos e por esta razão todos os advogados que tem processo de execução da descompressão devem ser citados, e como isto não ocorreu, pleitearam a suspensão do julgamento, o qual teria ocorrido no dia 31/10/2018, acaso estes advogados não tivessem descoberto e se mobilizado, o que fez com que o Desembargador Paulo Velten(relator) retirasse o processo de pauta.
Estes são os fatos verdadeiros e que podem ser facilmente confirmados. Portanto professores, nossa organização é urgente, compareçam a plenária e nos ajudem a organizar a resistência aos ataques e desmandos do governo Flávio Dino.





            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MRP lança nota de solidariedade aos professores e repudia a atitude do vice governador do Maranhão

  MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES- MRP   NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO   O Movimento de Resistência dos Professores - MRP vem a público se solidarizar e manifestar seu irrestrito apoio aos professores que estão sendo processados judicialmente pelo vice governador   e Secretário de Educação do Estado do Maranhão- o senhor Filipe Camarão (PT) por conta de uma charge divulgada durante a greve dos   professores da rede pública em que se questiona   o destino das verbas que deveriam ser utilizadas para o pagamento do piso salarial da categoria. A interposição das ações judiciais interpostas se configuram em um ataque a toda nossa categoria de professores, e em verdade se constituem em censura e ataque a liberdade de expressão-basilares do Estado Democrático de Direito , ao mesmo passo em que   são utilizadas para tentar   criminalizar, intimidar e calar professores através do uso do aparato judicial, o que é inaceitável e não pode ser naturalizado pela sociedade maranh

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as