Pular para o conteúdo principal

MRP alerta professores sobre manobra do Sinproesemma

Companheir@s, infelizmente, mais uma vez a diretoria do SINPROESEMMA manobra para impor seus interesses sobre os interesses dos professores da REDE ESTADUAL. No último dia 29/01 foi iniciado o processo de realização das ASSEMBLEIA REGIONAIS, com a realização da assembleia da regional de Imperatriz. 
Nesse processo, alertamos nossa categoria para os seguintes pontos:


1 - A diretoria do sindicato viola o Estatuto da entidade (artigo 22, parágrafo único) ao não realizar a divulgação ampla e prévia das assembleias regionais (5 dias antes). Sequer posta no site do sindicato essas importantes informações;

2 - Sem realizar uma avaliação da pauta da campanha salarial do ano anterior, a diretoria do sindicato apresenta uma pré-pauta, que nada mais é do que uma espécie de ctrl C + ctrl V da pauta de 2018. Veja abaixo a pauta que foi negociada ano passado com o governo e observe a nossa avaliação.


Pauta da Campanha Salarial 2018


  1. 1 - Recomposição salarial sobre o vencimento conforme o disposto no Estatuto do Educador; ( ATENDIDO AO ARREPEIO DA LEI DO PISO  E DA LEI 9860/13 (ESTATUTO DO MAGISTÉRIO), pois o governo concedeu percentual de reajustes diferenciados para os professores do nivel I, II e III, bem como pagou de forma parcelada para os educadres do nivel III, sem garantir o retroativo à janeiro).  Clique no link e veja como se deu essa manobra http://blogdoprofantonisio.blogspot.com/2018/03/governo-flavio-dino-mutila-carreira-do.html
  2. 2 - Cumprimento da implantação das gratificações do Estatuto do Educador: Área de Risco e Difícil Acesso;(NÃO ATENDIDO)
  3. 3 - Extensão da gratificação de 30% da educação especial aos professores (as) para quem atua em unidades escolares com salas multifuncionais; (NÃO ATENDIDO)
  4. 4 - Concessão das Promoções, Titulações e automaticidade das Progressões; (NÃO ATENDIDO)
  5. 5 - Regularização imediata das Progressões dos (as) professores (as) que mesmo tendo preenchido os requisitos dispostos no Estatuto do Magistério não tiveram seus direitos assegurados; (NÃO ATENDIDO)
  6. 6 - Garantir a Unificação de duas matrículas ao interesse do Professor (a); (atendido em número reduzido)
  7. 7 - Manutenção da política de ampliação e unificação de matrícula conforme o período estabelecido em lei;(atendido)
  8. 8 - Recomposição salarial para os funcionários da educação pelo aumento da gratificação do Profuncionário;(NÃO ATENDIDO-Não recebem reajuste há vários anos)
  9. 9 - Criar o programa Estadual do Profuncionário; ?
  10. 10 - Extensão da oferta do Programa Estadual do Profuncionário a todas Regionais através dos IEMAS; (NÃO ATENDIDO)
  11. 11 - Implantação do Curso de Tecnólogo superior em Processos Escolares para funcionário de escola; (NÃO ATENDIDO)
  12. 12 - Concurso público permanente para todas as áreas da Educação; ????
  13. 13 - Implantar nos Centros de Ensino a Universalização da Internet e Laboratórios de Robótica, Tecnologia, dentre outros; (NÃO ATENDIDO)
  14. 14 - Implantação da formação continuada em todas as áreas como política permanente na rede estadual de ensino;  (NÃO ATENDIDO)
  15. 15 - Garantir condições dignas de trabalho com melhorias na estrutura material e física das Unidades Escolares; (ATENDIDO PARCIALMENTE)
  16. 16 - Ampliação e efetivação da política de combate à violência na escola;  (ATENDIDO PARCIALMENTE)
  17. 17 - Fim da terceirização na educação;  (NÃO ATENDIDO)
  18. 18 - Atualização do valor do vale transporte;  (NÃO ATENDIDO)
  19. 19 - Garantir vale-alimentação aos profissionais da educação;  (NÃO ATENDIDO)
  20. 20 - Regionalização do atendimento à saúde do servidor público;  (NÃO ATENDIDO)
  21. 21 - Manutenção da aposentadoria especial dos profissionais do magistério; (A DEFINIR)
  22. 22 - Não adoção por parte do governo do Estado das reformas feitas pelo governo Michel Temer.  (A DEFINIR)
  23. Fonte: ASCOM - SINPROESEMMA
  24. Atenção! Por diversas vezes os diretores e informativos do sindicato ressaltam supostos avanços nas negociações. Infelizmente, a realidade nua e crua da nossa categoria está explicitada no numero de pleitos atendidos pelo governo em 2018.
  25. Diante do exposto, alertamos:
  26. É necessários que nas assembleias regionais sejam  incluídos na pauta de reivindicações da campanha salarial 2019, os seguintes pontos:
  27. 1 - Reivindicar o cumprimento da Lei do PISO com a concessão do reajuste integral(SEM PARCELAMENTO) e no mesmo percentual para todos os profissionais do magistério e RETROATIVO À JANEIRO. Caso o governo não anuncie a concessão do reajuste até dia 15/02, o sindicato deverá realizar novamente as assembleias regionais para ouvir a categoria sobre a realização de uma GREVE GERAL ou uma paralisação de 48h; na segunda quinzena de fevereiro.
  28. 2 - Debater e rejeitar a inclusão do sábado no calendário escolar de 2019;
  29. 3 - Debater e incluir na pauta a questão da jornada de trabalho do professor, observando o direito ao 1/3 de hora atividade, observando que a Lei do Piso não determina que o exercício desse direito se dê, exclusivamente, no espaço escolar;
  30. 4 - Reividicar a observação do número adequado de alunos em sala de aula;
  31. 5 - Reivindicar internet de qualidade para todas escolas estaduais;
  32. 6 -  Reivindicar materiais básicos para a garantia do trabalho docente em todas as escolas, tais como:  pincel, xerox, tv, data show, computador, bem como, livro didático para todos os alunos;
  33. 7 - Reivindicar os materiais básicos para que os professores de educação física possam desempenhar suas atividades;
  34. 8 -  Reivindicar a garantia da oferta de alimentação escolar regular para os alunos em todas as escolas da rede estadual;
  35. 9 - Reivindicar uma data para o pagamento das PROGRESSÕES devidas aos professores;
  36. 10 - Reivindicar o pagamento de todas as gratificações previstas no Estatuto do Magistério;
  37. 11 -  Reivindicar atenção especial aos profissionais do magistério que se encontram em processo de aposentadoria ,ou aposentados, bem como garantir todos os seus direitos.
  38. 12 - Dentre outros pontos que podem e devem ser definidos e incluídos em cada regional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

PLENÁRIA DOS PROFESSORES da REGIONAL DE SÃO LUIS - Informe

  Atenção, professores! Tendo em vista a atitude da direção do Sinproesemma que, de forma ilegal, decidiu se retirar do movimento paredista sem consultar a categoria nas assembleias como prevê o estatuto do Sinproesemma, hoje, 31 de março, realizamos uma plenária em que centenas de professores reunidos no Sindicato dos Bancários decidiram manter a greve por tempo determinado (até dia 05 de abril, próxima quarta-feira). Na ocasião, deliberamos sobre as seguintes atividades: 1- ajuizar ações em face da direção do Sinproesemma; 2- realizar, na próxima segunda-feira dia 03/04, ato de protesto em frente à sede do Sinproesemma, no Reviver, a partir das 8h; 3- na terça-feira dia 04/04, manifestação na Assembleia Legislativa, com participação das caravanas vindas das várias regionais do Maranhão, além de movimentos sociais parceiros. Obs: Na terça-feira será votada a mensagem do executivo que trata sobre o reajuste ilegal de 11% parcelado em duas vezes. Nessa mesma sessão será votado o pedido