Pular para o conteúdo principal

Os ataques à educação pública partem de todos os governos


“Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica. “
                                                                                        (Paulo Freire)

GOVERNO BOLSONARO ATACA A EDUCAÇÃO E COLOCA O BRASIL EM MARCHA RÉ
Assumindo a posição de inimigo número um da educação, o governo de Jair Bolsonaro (PSL) comete mais uma barbaridade contra a educação pública brasileira. Após cortar cerca de 30% dos investimentos para o ensino superior e técnico do país e bloquear ao menos R$ 2,4 bilhões de reais destinado ao ensino básico, as bolsas para alunos de mestrado e doutorado foram suspensas.  Com a decisão, alunos que já haviam conseguido a bolsa para este ano ficarão sem poder usufruir do benefício. A medida não afeta os estudantes que já estão com os cursos em andamento. Além das bolsas, o programa Idioma Sem Fronteiras foi congelado, o que irá reduzir a concessão de bolsas para cursos que mantiveram nota 3, conceito mínimo de permanência no sistema de pós-graduação da Capes no período de dez anos. Há 211 programas nessa situação.
Segundo o economista Cid Cordeiro, os cortes na educação estão relacionados com uma política neoliberal, que visa reduzir o Estado e o serviço público prestado à população. “O governo está fazendo esses cortes, segundo ele para adequar ao teto de gastos que o governo Temer fixou, mas sabemos que na verdade isso faz parte de uma política de reduzir de fato o acesso da população a educação. Está não é uma visão pró educação, mas é na verdade uma visão anti educação”.
Não satisfeito em diminuir as receitas da educação e assim precarizá-la ainda mais, o governo Bolsonaro trabalha para condenar o professor a morrer trabalhando, na medida em que sua reforma da previdência modifica pra pior as regras da aposentadoria do professor e penaliza ainda mais a professora.
ATAQUES À EDUCAÇÃO E A SEUS SERVIDORES NÃO É POLÍTICA EXCLUSIVA DO GOVERNO FEDERAL
No Maranhão, não faltam exemplos de governos que atacam a educação pública, negam direitos aos seus servidores e assim prejudicam o alunado. Diante da limitação deste espaço, faremos uma breve análise das posturas dos governos do Maranhão e da prefeitura de São Luís.
Governo Flávio Dino – PCdoB:  Para além da propaganda, existe uma realidade que a contraria e desmonta. A maioria das escolas estaduais sequer recebeu uma pintura nos últimos 4 anos. Nelas falta de tudo: Professores, vigilantes, merendeiras, bibliotecas, ventiladores, laboratórios, internet, livro didático, merenda etc.   Soma-se a esse quadro desolador a constante precarização do trabalho docente, que se dá por meio da permanente violação e negação dos direitos dos professores. O governo do Maranhão diz pagar o maior salário do país aos seus docentes. Nessa propaganda o governo esconde DOIS dados importantes: Não informa quantos professores da rede estadual recebem o suposto maior salário e omite que MILHARES de professores são CONTRATADOS (Embora habilitados, recebem salário de R $ 1.228,32) e temos ainda os professores em regime de CET = Condição Especial de Trabalho (São efetivos, mas pela dobra na jornada recebem pouco mais de R $1.500,00).
Como se isso não bastasse, registramos ainda: O governo Flávio Dino arrocha salários e nega direitos aos servidores da educação estadual desde 2016. O reajuste de 2016 nos foi negado e, desde então, até nosso Estatuto foi modificado e isso resultou no achatamento salarial dos docentes. Infelizmente, a maioria dos DEPUTADOS é conivente com esse estado de caos por qual passa a educação ESTADUAL e seus servidores. Soma-se a tudo isso a falta de transparência na aplicação dos recursos públicos destinados à educação estadual.
Governo Edivaldo Holanda Jr – PDT: A parceria do prefeito da capital com o governador está refletida até na forma como eles tratam a educação e seus servidores. A maioria das escolas se encontra em verdadeiro estado de abandono. Para além dos problemas estruturais encontrados hoje, em 9 de cada 10 escolas da rede, há carências de materiais básicos, tais como: Livros, pinceis, internet, laboratórios etc. carências de professores e outros servidores de apoio. Soma-se a isso as politicas de NEGAÇÃO DE DIREITOS E ARROCHO SALARIAL imposta aos educadores. O prefeito Edivaldo viola o Estatuto do Magistério e a Lei do Piso ao não conceder o reajuste dos professores desde 2017. Em quase SETE anos de gestão não construiu metade das creches que prometeu. Infelizmente, a maioria dos vereadores é conivente com esse estado de caos por qual passa a educação municipal e seus servidores. Aqui também registramos a falta de transparência na aplicação dos recursos públicos destinados à educação da capital.
Resultado de imagem para imagens dos protestos da greve da educacao em sao luis
Interessante é que no ato do dia 15/05, o Sinproesemma e o Sindeducação não colocaram em suas faixas cobranças aos governos locais. Para um bom entendedor, essa atitude diz muito do papel que esses sindicatos desempenham no atual contexto.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MRP lança nota de solidariedade aos professores e repudia a atitude do vice governador do Maranhão

  MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES- MRP   NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO   O Movimento de Resistência dos Professores - MRP vem a público se solidarizar e manifestar seu irrestrito apoio aos professores que estão sendo processados judicialmente pelo vice governador   e Secretário de Educação do Estado do Maranhão- o senhor Filipe Camarão (PT) por conta de uma charge divulgada durante a greve dos   professores da rede pública em que se questiona   o destino das verbas que deveriam ser utilizadas para o pagamento do piso salarial da categoria. A interposição das ações judiciais interpostas se configuram em um ataque a toda nossa categoria de professores, e em verdade se constituem em censura e ataque a liberdade de expressão-basilares do Estado Democrático de Direito , ao mesmo passo em que   são utilizadas para tentar   criminalizar, intimidar e calar professores através do uso do aparato judicial, o que é inaceitável e não pode ser naturalizado pela sociedade maranh

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as