Pular para o conteúdo principal

O GOLPE A VISTA

Roseana aumenta salário de 35 mil professores




29/10/2009





A governadora Roseana Sarney assinou, na última terça-feira (27), a Medida Provisória nº 61, que dispõe sobre o reajuste dos vencimentos dos servidores do Grupo Ocupacional Magistério de Educação Básica e beneficia mais de 35 mil professores em todo o Maranhão. A MP, resultado de um acordo firmado entre o Governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), garante 10% de aumento aos professores do ensino básico, sendo que 8% serão pagos agora e 2% em janeiro de 2010.







Pelo fato do documento ter efeito retroativo a outubro de 2009 e a folha referente ao período já está fechada, a diferença a ser paga neste mês sairá em folha suplementar na próxima quarta-feira (4). As despesas resultantes da aplicação da medida serão pagas com dotações orçamentárias do próprio Estado.







“Essa decisão é um compromisso assumido pela governadora Roseana, que sempre se empenhou em valorizar os servidores, principalmente a categoria dos professores, que muito contribuem para o desenvolvimento do estado”, afirmou o secretário de Administração e Previdência Social, Luciano Moreira.







A soma dos números aponta que o aumento concedido pelo Governo do Estado aos professores em seis meses de gestão é de aproximadamente 16%. Além dos 10% concedidos pela Medida Provisória, houve reajuste de 5,9% de um acordo não cumprido pelo governo anterior e pago pelo atual.







“A categoria aprovou o percentual proposto pelo governo e a maioria dos professores não aceita um movimento contrário à decisão e que pôs 15% das escolas de São Luís num ‘movimento tartaruga’, segundo relatório da Seduc. Tanto que os alunos de diversas escolas estão preparando uma mobilizarão contrária para a semana que vem e eles terão o apoio dos pais nessa luta”, declarou o secretário de Educação, Cesar Pires.







Na opinião do presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, o aumento atende às solicitações dos trabalhadores na educação. “Os 10% estão dentro do pacote acatado pela grande maioria dos professores do estado. Agora, o governo cumpre com o acordado. É essa decisão que vai vigorar para a categoria”.









Fonte: Secom

Comentários

Anônimo disse…
Quanta falta de respeito para conosco.O Governo mente descaradamente e o Presidfente do SINPROESEMMA assina em baixo, o que há por traz disso?
Esclarecimentos:
1- O aumento este ano será de 5,9% + 8% = 13,9%
2- Roseana Sarney e o sec César Pires, com esta medida não estão valorizando os professores como afirmam. Eles estão descumprindo leis,portanto agem de forma ilegal,o que está em andamento é a eterna política de arrocho salarial.
3- O sindicato montou uma farsa e através dela tenta de todas as formas nos empurrar goela abaixo, esse acordo ruim e o que é pior, em vez dos diretores defenderem a categoria, defendem seus interesses particulares e o próprio governo.


Diante do exposto companheiros, a nós só resta a luta,pois através dela, não tenham dúvida poderemoas fazer a rtransformação. Recentemente derrubamos uma lei, a nossa luta de 2007 contribuiu decisivamente para a queda de um governo e agora, juntos vamos anular esse acordo imoral fechado pelo SINDICATO-GOVERNO.
O QUE SERÁ QUE ACONTECEU? A Governadora esqueceu dos outros profissionais da educação,os demais não terão direito ao reajuste?O que será que a diretoria do sindicato dirá a estes servidores?
Anônimo disse…
Respeitem os Educadores do Maranhão!Será que a Governadora duvida da nossa inteligência ou tem como referência a Diretoria do Sinproesema.
Exigimos respeito e continuemos na luta até a vitória!
Anônimo disse…
NEM O GOVERNO E NEM DIRETORES DO SINDICATO IRÃO CALAR A VERDADE!

CLAUDIA - CID. OPERÁRIA
Anônimo disse…
Pq vcs não se manifestaram no governo anterior os reajustes dado por eles. HEIM! Gostei desse aumento SIM! e não tenho lado político nenhum.



MARCOPOLO
Professor Tuba disse…
Esta luta vai ser árdua, já que não temos nosso "Sistema Mirante (Mirabolante)" para desfazer as mentiras do governo e da diretoria do sindicato.
Agora tenho certeza que eles acreditam que professor é burro.
E aí, pessoal? Prontos para mostrar o contrário?
Mas é bom se preparar porque vai ser duro na queda.
Bem! Eu estou preparado! E vocês?
Anônimo disse…
SERIA HORA DE ELEGER E FORMAR UM POSTER "CESAR PIRES E ROSEANA, INIMIGOS DOS PROFESSORES", POIS O SECRETÁRIO AGORA ESTÁ AMEÇANDO INSULFLAR OS ESTUDANTES CONTRA OS PROFESSORES. É MOLE!!!
Anônimo disse…
o jornal cuja notícia foi veiculada pertence ao grupo do governo que tem interesse em confundir a opinião pública.
Anônimo disse…
Qual é o problema.Fato é fato companheiro, o Governo está nos negando direitos e vc ainda o defende. Será que vc é diretor do sinproesemma ou é membro do governo?

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que re...

Carta aos profissionais da educação

UMA GREVE ATÍPICA, UMA LIÇÃO HISTÓRICA: LUTAMOS E ESTAMOS ORGULHOSOS! Ousadia, resistência, apreensão e persistência são sentimentos e momentos que marcaram os dias de greve dos trabalhadores em educação do estado do Maranhão. Foi, sem dúvida, um grande aprendizado, porque foi uma grande luta. Aprendemos nesse movimento quem são os verdadeiros aliados da classe trabalhadora, aprendemos também quem são os seus grandes inimigos. Fomos atacados por todos os lados no front dessa batalha em defesa de nossos direitos e de uma educação pública e de qualidade. Tal como o príncipe de Maquiavel a governadora Roseana Sarney tentava mostrar que “os fins justificam os meios”, para isso impunha o terror nas escolas, ameaçava cortar o ponto dos grevistas, até de exoneração fomos ameaçados. É verdade que em alguns momentos sentimo-nos pequenos ao ver um governo oligarca e sedento de poder abocanhando a direção do nosso sindicato, que nada faz pela sua categoria, e de entidades estudantis, q...

Conheça a Carta do desespero.

MRP(OU MOSEP,...) E A GREVE ELEITORAL Por Odair José* Falar dos problemas internos de determinada categoria é quase sempre muito ruim para os seus membros, por isso a economia nas palavras dos diretores do SINPROESEMMA em certos momentos do desenvolvimento das lutas dos professores do nosso Estado. Mas, tem momentos que não é permitido ficar calado. Nos últimos dias, temos visto um grupo de professores “dissidentes” comandando o que seria um levante contra o acordo feito pelo sindicato com o governo, referendado pela maioria da categoria, pelo qual a categoria tem um reajuste momentâneo que, adicionado ao feito no início do ano, ainda pelo Governo anterior, soma 15,97%. Vendo apenas o momento, a fotografia, um observador desavisado poderia pensar que estamos tratando somente de um erro tático desses trabalhadores, continuar tencionando, inclusive através da greve, para tentar retirar do governo um pouco mais de 3% - uma vez que o pleito inicial foi 19,2% - colocand...