Pular para o conteúdo principal

O GOLPE A VISTA

Roseana aumenta salário de 35 mil professores




29/10/2009





A governadora Roseana Sarney assinou, na última terça-feira (27), a Medida Provisória nº 61, que dispõe sobre o reajuste dos vencimentos dos servidores do Grupo Ocupacional Magistério de Educação Básica e beneficia mais de 35 mil professores em todo o Maranhão. A MP, resultado de um acordo firmado entre o Governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), garante 10% de aumento aos professores do ensino básico, sendo que 8% serão pagos agora e 2% em janeiro de 2010.







Pelo fato do documento ter efeito retroativo a outubro de 2009 e a folha referente ao período já está fechada, a diferença a ser paga neste mês sairá em folha suplementar na próxima quarta-feira (4). As despesas resultantes da aplicação da medida serão pagas com dotações orçamentárias do próprio Estado.







“Essa decisão é um compromisso assumido pela governadora Roseana, que sempre se empenhou em valorizar os servidores, principalmente a categoria dos professores, que muito contribuem para o desenvolvimento do estado”, afirmou o secretário de Administração e Previdência Social, Luciano Moreira.







A soma dos números aponta que o aumento concedido pelo Governo do Estado aos professores em seis meses de gestão é de aproximadamente 16%. Além dos 10% concedidos pela Medida Provisória, houve reajuste de 5,9% de um acordo não cumprido pelo governo anterior e pago pelo atual.







“A categoria aprovou o percentual proposto pelo governo e a maioria dos professores não aceita um movimento contrário à decisão e que pôs 15% das escolas de São Luís num ‘movimento tartaruga’, segundo relatório da Seduc. Tanto que os alunos de diversas escolas estão preparando uma mobilizarão contrária para a semana que vem e eles terão o apoio dos pais nessa luta”, declarou o secretário de Educação, Cesar Pires.







Na opinião do presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, o aumento atende às solicitações dos trabalhadores na educação. “Os 10% estão dentro do pacote acatado pela grande maioria dos professores do estado. Agora, o governo cumpre com o acordado. É essa decisão que vai vigorar para a categoria”.









Fonte: Secom

Comentários

Anônimo disse…
Quanta falta de respeito para conosco.O Governo mente descaradamente e o Presidfente do SINPROESEMMA assina em baixo, o que há por traz disso?
Esclarecimentos:
1- O aumento este ano será de 5,9% + 8% = 13,9%
2- Roseana Sarney e o sec César Pires, com esta medida não estão valorizando os professores como afirmam. Eles estão descumprindo leis,portanto agem de forma ilegal,o que está em andamento é a eterna política de arrocho salarial.
3- O sindicato montou uma farsa e através dela tenta de todas as formas nos empurrar goela abaixo, esse acordo ruim e o que é pior, em vez dos diretores defenderem a categoria, defendem seus interesses particulares e o próprio governo.


Diante do exposto companheiros, a nós só resta a luta,pois através dela, não tenham dúvida poderemoas fazer a rtransformação. Recentemente derrubamos uma lei, a nossa luta de 2007 contribuiu decisivamente para a queda de um governo e agora, juntos vamos anular esse acordo imoral fechado pelo SINDICATO-GOVERNO.
O QUE SERÁ QUE ACONTECEU? A Governadora esqueceu dos outros profissionais da educação,os demais não terão direito ao reajuste?O que será que a diretoria do sindicato dirá a estes servidores?
Anônimo disse…
Respeitem os Educadores do Maranhão!Será que a Governadora duvida da nossa inteligência ou tem como referência a Diretoria do Sinproesema.
Exigimos respeito e continuemos na luta até a vitória!
Anônimo disse…
NEM O GOVERNO E NEM DIRETORES DO SINDICATO IRÃO CALAR A VERDADE!

CLAUDIA - CID. OPERÁRIA
Anônimo disse…
Pq vcs não se manifestaram no governo anterior os reajustes dado por eles. HEIM! Gostei desse aumento SIM! e não tenho lado político nenhum.



MARCOPOLO
Professor Tuba disse…
Esta luta vai ser árdua, já que não temos nosso "Sistema Mirante (Mirabolante)" para desfazer as mentiras do governo e da diretoria do sindicato.
Agora tenho certeza que eles acreditam que professor é burro.
E aí, pessoal? Prontos para mostrar o contrário?
Mas é bom se preparar porque vai ser duro na queda.
Bem! Eu estou preparado! E vocês?
Anônimo disse…
SERIA HORA DE ELEGER E FORMAR UM POSTER "CESAR PIRES E ROSEANA, INIMIGOS DOS PROFESSORES", POIS O SECRETÁRIO AGORA ESTÁ AMEÇANDO INSULFLAR OS ESTUDANTES CONTRA OS PROFESSORES. É MOLE!!!
Anônimo disse…
o jornal cuja notícia foi veiculada pertence ao grupo do governo que tem interesse em confundir a opinião pública.
Anônimo disse…
Qual é o problema.Fato é fato companheiro, o Governo está nos negando direitos e vc ainda o defende. Será que vc é diretor do sinproesemma ou é membro do governo?

Postagens mais visitadas deste blog

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

PLENÁRIA DOS PROFESSORES da REGIONAL DE SÃO LUIS - Informe

  Atenção, professores! Tendo em vista a atitude da direção do Sinproesemma que, de forma ilegal, decidiu se retirar do movimento paredista sem consultar a categoria nas assembleias como prevê o estatuto do Sinproesemma, hoje, 31 de março, realizamos uma plenária em que centenas de professores reunidos no Sindicato dos Bancários decidiram manter a greve por tempo determinado (até dia 05 de abril, próxima quarta-feira). Na ocasião, deliberamos sobre as seguintes atividades: 1- ajuizar ações em face da direção do Sinproesemma; 2- realizar, na próxima segunda-feira dia 03/04, ato de protesto em frente à sede do Sinproesemma, no Reviver, a partir das 8h; 3- na terça-feira dia 04/04, manifestação na Assembleia Legislativa, com participação das caravanas vindas das várias regionais do Maranhão, além de movimentos sociais parceiros. Obs: Na terça-feira será votada a mensagem do executivo que trata sobre o reajuste ilegal de 11% parcelado em duas vezes. Nessa mesma sessão será votado o pedido