Senhores (as) Candidatos (a),
No mundo contemporâneo, a educação tende a ser um importante instrumento
para a transformação social, podendo contribuir de forma direta para a desalienação que o
mundo do trabalho impõe à consciência dos homens, pois através dela pode se estabelecer
a verdadeira comunicação da aprendizagem entre seres constituídos de alma, desejos e
sentimentos. Para Paulo Freire: “educar é construir; é libertar o homem do determinismo,
passando a reconhecer o seu papel na história”. Ou seja, é compreender a vida concreta, isto
é, a matemática da fome, o português da violência nas cidades e nos campos, a história e a
geografia dos problemas sociais, a sociologia dos oprimidos, nutrindo-se de questionamentos
e críticas permanentes dentro do processo dialético de ensino-aprendizagem. Pois se Ivo só vê
a uva, nunca conseguirá ver a verdadeira beleza da produção agrícola.
Melhorar a educação significa, dentre outros parâmetros, perceber o conhecimento
como a mola propulsora de nossa sociedade, posicionar a escola como a entidade de maior
destaque social; valorizar o professor; aprimorar as condições gerais de ensino; oferecer aos
alunos novas formas facilitadoras de aprendizagem para a vida - tarefa atualmente árdua em
função das condições oferecidas.
É bem verdade que a educação não distribui poder; porém, constrói saber, que é
poder. Por isso, não mudamos a história sem conhecimentos. Temos é que educar o
conhecimento para que possamos interferir na história, como sujeitos e não como objetos.
Sendo assim, o papel da verdadeira educação pública do Maranhão deve consistir
fundamentalmente em colocar o conhecimento nas mãos dos mais pobres. Um conhecimento
baseado na criticidade, pois a pobreza educacional produz a pobreza política; e esta por sua
vez, produz a pobreza econômica que destrói sonhos e ceifa vidas.
Durante o período de campanhas eleitorais, a educação é sempre colocada como
prioridade nos programas de governo dos candidatos. É como se já se tornasse palavra
obrigatória dos discursos políticos e de campanhas de marketing eleitoral.Promessas de
valorização dos seus profissionais e de melhoria das condições de trabalho são sempre
apontadas como solução para os graves problemas do nosso sistema educacional. No entanto,
a realidade dos trabalhadores da educação e das escolas da rede pública do Maranhão tem se
mostrado cada vez mais preocupante. Apesar de os governos se sucederem, juntamente às
promessas de melhorias.
Em que pesem as propagandas oficiais, o sistema educacional do Maranhão vem sendo
marcado por um processo contínuo e cumulativo de sucateamento e de políticas mal
sucedidas, evidenciado pela existência de salas de aulas superlotadas, em descumprimento à
resolução do Conselho Estadual de Educação – CEE/MA, que estabelece um número limite de
alunos/turma; falta de estrutura física para a prática desportiva, exercida em muitos casos em
praças públicas, ruas ou salas de aulas; diretores de escolas nomeados para o exercício da
função através do critério de apadrinhamento político e desprovidos da mínima formação
especializada; permanente carência de material escolar (pincéis, livros didáticos, papel,
tesouras, xérox e outros); falta de um processo real de formação continuada para os
professores; inexistência de bibliotecas com acervos atualizados; descumprimento de vários
artigos do estatuto do magistério , representando uma verdadeira violação a direitos
adquiridos.
Essa trágica situação educacional contribui para colocar o Maranhão nas últimas
posições (entre os estados brasileiros) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB,
avaliação relativa a alunos de 5ª a 8 ª séries e ensino médio. 30 % da população do estado
encontra-se em situação de analfabetismo funcional e recentemente, uma pesquisa do Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP aponta, das 20 piores
escolas públicas do Brasil, cinco são da rede estadual maranhense.
Frente a essa triste realidade, é fundamental que o (a) próximo (a) governador (a) seja
realmente comprometido com uma educação pública de qualidade e com a valorização dos
profissionais da educação, não apenas em seus discursos, mas efetivamente em sua prática.
Nesse sentido, relacionamos, a seguir, nossas principais reivindicações, contando com
o compromisso do Sr (a) candidato (a) para que, se eleito(a), estabeleça imediata negociação,
visando ao pleno atendimento dessas reivindicações:
1- Cumprimento pleno e imediato da lei do Piso Salarial Profissional Nacional;
2- Elevação do percentual das receitas vinculadas à Manutenção e Desenvolvimento do
Ensino – MDE, de 25% para no mínimo 30%;
3- Garantir a autonomia financeira da Secretaria de estado da educação - SEDUC;
4- Criação de um Plano Estadual de Educação com a participação democrática dos
educadores do Maranhão;
5- Criação de um plano estratégico de recuperação e ampliação das estruturas físicas das
unidades de ensino do sistema educacional;
6- Promoção da melhoria das condições de saúde e segurança no trabalho em todos os
espaços das escolas públicas estaduais;
7- Ampliação das ações de capacitação e acesso às TIC’s ( Tecnologias de informação e
comunicação aplicados a educação), ofertando aos educadores programas subsidiados
para compra de equipamentos;
8- Instituição de um programa de saúde pública para os educadores do Maranhão;
9- Criação da gratificação de estímulo profissional para funcionários da educação;
10- Cumprimento do benefício da licença-prêmio;
11- Reajuste imediato do vale transporte;
12- Garantia do pagamento imediato da decisão judicial, relativa ao descumprimento do
acordo concedido pela lei nº 7.885/2003;
13- Concurso público para atender imediatamente as demandas em todas as áreas da
educação, com a criação de cadastro de reserva para demandas futuras;
14- Nomeação imediata dos professores excedentes do último concurso;
15- Eleição direta para diretor de escola;
16- Aprovação do Estatuto do Educador com criação do Plano de Cargos, Carreira e
Remuneração – PCCR, contemplando as seguintes questões:
a) Concessão imediata dos requerimentos das progressões, titulações e promoções
com a implantação da automaticidade desses benefícios;
b) Criação do auxílio-alimentação para professores com dupla jornada na rede (40 h);
c) Criação da bolsa pós-graduação para professores da rede pública que forem
aprovados em cursos de mestrado e doutorado;
d) Ampliação do Programa do Pró-funcionário;
e) Isonomia salarial entre os atuais contratados e trabalhares efetivos;
f)Garantia de horas-extras para os educadores que ultrapassarem suas horas de
trabalho semanais nas respectivas unidades de ensino;
g) Obrigatoriedade, por parte do poder público estadual de oferecimento de curso de
qualificação e capacitação em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado) aos
profissionais em educação da rede pública.
h) Cumprimento da resolução do Conselho Estadual de Educação no tocante ao limite
de alunos por turma;
Para validar publicamente o compromisso assumido com os professores e a
sociedade do maranhão, subscrevo-me.
----------------------------------------------------------
Candidato (a) Obs: Esta carta foi assinada pelos candidatos: Josivaldo Corrêa; M. Silva e Saulo.
SINPROESEMMA MRP
No mundo contemporâneo, a educação tende a ser um importante instrumento
para a transformação social, podendo contribuir de forma direta para a desalienação que o
mundo do trabalho impõe à consciência dos homens, pois através dela pode se estabelecer
a verdadeira comunicação da aprendizagem entre seres constituídos de alma, desejos e
sentimentos. Para Paulo Freire: “educar é construir; é libertar o homem do determinismo,
passando a reconhecer o seu papel na história”. Ou seja, é compreender a vida concreta, isto
é, a matemática da fome, o português da violência nas cidades e nos campos, a história e a
geografia dos problemas sociais, a sociologia dos oprimidos, nutrindo-se de questionamentos
e críticas permanentes dentro do processo dialético de ensino-aprendizagem. Pois se Ivo só vê
a uva, nunca conseguirá ver a verdadeira beleza da produção agrícola.
Melhorar a educação significa, dentre outros parâmetros, perceber o conhecimento
como a mola propulsora de nossa sociedade, posicionar a escola como a entidade de maior
destaque social; valorizar o professor; aprimorar as condições gerais de ensino; oferecer aos
alunos novas formas facilitadoras de aprendizagem para a vida - tarefa atualmente árdua em
função das condições oferecidas.
É bem verdade que a educação não distribui poder; porém, constrói saber, que é
poder. Por isso, não mudamos a história sem conhecimentos. Temos é que educar o
conhecimento para que possamos interferir na história, como sujeitos e não como objetos.
Sendo assim, o papel da verdadeira educação pública do Maranhão deve consistir
fundamentalmente em colocar o conhecimento nas mãos dos mais pobres. Um conhecimento
baseado na criticidade, pois a pobreza educacional produz a pobreza política; e esta por sua
vez, produz a pobreza econômica que destrói sonhos e ceifa vidas.
Durante o período de campanhas eleitorais, a educação é sempre colocada como
prioridade nos programas de governo dos candidatos. É como se já se tornasse palavra
obrigatória dos discursos políticos e de campanhas de marketing eleitoral.Promessas de
valorização dos seus profissionais e de melhoria das condições de trabalho são sempre
apontadas como solução para os graves problemas do nosso sistema educacional. No entanto,
a realidade dos trabalhadores da educação e das escolas da rede pública do Maranhão tem se
mostrado cada vez mais preocupante. Apesar de os governos se sucederem, juntamente às
promessas de melhorias.
Em que pesem as propagandas oficiais, o sistema educacional do Maranhão vem sendo
marcado por um processo contínuo e cumulativo de sucateamento e de políticas mal
sucedidas, evidenciado pela existência de salas de aulas superlotadas, em descumprimento à
resolução do Conselho Estadual de Educação – CEE/MA, que estabelece um número limite de
alunos/turma; falta de estrutura física para a prática desportiva, exercida em muitos casos em
praças públicas, ruas ou salas de aulas; diretores de escolas nomeados para o exercício da
função através do critério de apadrinhamento político e desprovidos da mínima formação
especializada; permanente carência de material escolar (pincéis, livros didáticos, papel,
tesouras, xérox e outros); falta de um processo real de formação continuada para os
professores; inexistência de bibliotecas com acervos atualizados; descumprimento de vários
artigos do estatuto do magistério , representando uma verdadeira violação a direitos
adquiridos.
Essa trágica situação educacional contribui para colocar o Maranhão nas últimas
posições (entre os estados brasileiros) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB,
avaliação relativa a alunos de 5ª a 8 ª séries e ensino médio. 30 % da população do estado
encontra-se em situação de analfabetismo funcional e recentemente, uma pesquisa do Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP aponta, das 20 piores
escolas públicas do Brasil, cinco são da rede estadual maranhense.
Frente a essa triste realidade, é fundamental que o (a) próximo (a) governador (a) seja
realmente comprometido com uma educação pública de qualidade e com a valorização dos
profissionais da educação, não apenas em seus discursos, mas efetivamente em sua prática.
Nesse sentido, relacionamos, a seguir, nossas principais reivindicações, contando com
o compromisso do Sr (a) candidato (a) para que, se eleito(a), estabeleça imediata negociação,
visando ao pleno atendimento dessas reivindicações:
1- Cumprimento pleno e imediato da lei do Piso Salarial Profissional Nacional;
2- Elevação do percentual das receitas vinculadas à Manutenção e Desenvolvimento do
Ensino – MDE, de 25% para no mínimo 30%;
3- Garantir a autonomia financeira da Secretaria de estado da educação - SEDUC;
4- Criação de um Plano Estadual de Educação com a participação democrática dos
educadores do Maranhão;
5- Criação de um plano estratégico de recuperação e ampliação das estruturas físicas das
unidades de ensino do sistema educacional;
6- Promoção da melhoria das condições de saúde e segurança no trabalho em todos os
espaços das escolas públicas estaduais;
7- Ampliação das ações de capacitação e acesso às TIC’s ( Tecnologias de informação e
comunicação aplicados a educação), ofertando aos educadores programas subsidiados
para compra de equipamentos;
8- Instituição de um programa de saúde pública para os educadores do Maranhão;
9- Criação da gratificação de estímulo profissional para funcionários da educação;
10- Cumprimento do benefício da licença-prêmio;
11- Reajuste imediato do vale transporte;
12- Garantia do pagamento imediato da decisão judicial, relativa ao descumprimento do
acordo concedido pela lei nº 7.885/2003;
13- Concurso público para atender imediatamente as demandas em todas as áreas da
educação, com a criação de cadastro de reserva para demandas futuras;
14- Nomeação imediata dos professores excedentes do último concurso;
15- Eleição direta para diretor de escola;
16- Aprovação do Estatuto do Educador com criação do Plano de Cargos, Carreira e
Remuneração – PCCR, contemplando as seguintes questões:
a) Concessão imediata dos requerimentos das progressões, titulações e promoções
com a implantação da automaticidade desses benefícios;
b) Criação do auxílio-alimentação para professores com dupla jornada na rede (40 h);
c) Criação da bolsa pós-graduação para professores da rede pública que forem
aprovados em cursos de mestrado e doutorado;
d) Ampliação do Programa do Pró-funcionário;
e) Isonomia salarial entre os atuais contratados e trabalhares efetivos;
f)Garantia de horas-extras para os educadores que ultrapassarem suas horas de
trabalho semanais nas respectivas unidades de ensino;
g) Obrigatoriedade, por parte do poder público estadual de oferecimento de curso de
qualificação e capacitação em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado) aos
profissionais em educação da rede pública.
h) Cumprimento da resolução do Conselho Estadual de Educação no tocante ao limite
de alunos por turma;
Para validar publicamente o compromisso assumido com os professores e a
sociedade do maranhão, subscrevo-me.
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Candidato (a) Obs: Esta carta foi assinada pelos candidatos: Josivaldo Corrêa; M. Silva e Saulo.
SINPROESEMMA MRP
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