Pular para o conteúdo principal

Suspensa segunda etapa da formação continuada - SEDUC/MA

 Uma avaliação criteriosa começou a ser feita pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para identificar problemas apontados no que concerne a instalações físicas, material didático, hospedagem e alimentação durante o curso de capacitação de professores da rede estadual de ensino. Com essa medida, a segunda etapa da Formação Continuada em Rede, que seria realizada a partir desta segunda-feira (25), foi adiada.




A Seduc decidiu que devem ser tomadas medidas urgentes junto à empresa vencedora da licitação para operacionalizar o evento, daí a decisão de suspender a capacitação, temporariamente.



A medida que suspende a capacitação visa equacionar os problemas e garantir aos profissionais da educação do Maranhão, o direito de discutir o ensino num espaço democrático e, principalmente, de qualidade, sem interferências de interesses políticos. Com essa decisão, a Seduc evita que venham a ser prejudicados o aluno, o professor e a comunidade escolar.



As ações operacionais do evento serão apuradas e as medidas vão ser tomadas no sentido de corrigir os transtornos causados ao bom andamento do treinamento, informou o secretário de educação, Anselmo Raposo.



A primeira etapa capacitou 16 mil professores e alcançou resultados positivos, como testemunharam os próprios participantes.



“A formação continuada é um momento ímpar para os profissionais da educação no Maranhão. É uma oportunidade de discutir, refletir as práticas pedagógicas e as metodologias aplicadas, com o intuito principal de buscarmos uma melhor qualificação profissional e posteriormente trabalharmos em prol de um ensino de qualidade para os nossos alunos”, ressaltou o professor de matemática, Antonio de Marco, do Centro de Ensino Cruzeiro de Santa Bárbara, anexo do C.E. São Cristovão.



A capacitação de professores está inserida na política de valorização dos profissionais da educação do Governo do Estado e faz parte do plano de formação do Ministério da Educação (MEC), visando fortalecer as ações pedagógicas na sala de aula das escolas públicas.





Data: 22/10/2010

Fonte: Ascom/Seduc

Comentários

Essa equipe da SEDUC, nesta nota, fala mesmo de qual formação? Não temos dúvidas, a reclamação e a reprovação, em São Luis foi geral e pelo visto isso aconteceu nos outros municípios.
Nadja disse…
Os problemas ocorridos durante a Formação não foram apenas estruturais. Houve enorme desorganização e falta de planejamento das atividades que deveriam ser desenvolvidas. Para mim, foi uma perda de tempo. Por que a SEDUC não se organizou melhor? Se é que tinha interesse em promover uma forma séria e produtiva.

Postagens mais visitadas deste blog

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

PLENÁRIA DOS PROFESSORES da REGIONAL DE SÃO LUIS - Informe

  Atenção, professores! Tendo em vista a atitude da direção do Sinproesemma que, de forma ilegal, decidiu se retirar do movimento paredista sem consultar a categoria nas assembleias como prevê o estatuto do Sinproesemma, hoje, 31 de março, realizamos uma plenária em que centenas de professores reunidos no Sindicato dos Bancários decidiram manter a greve por tempo determinado (até dia 05 de abril, próxima quarta-feira). Na ocasião, deliberamos sobre as seguintes atividades: 1- ajuizar ações em face da direção do Sinproesemma; 2- realizar, na próxima segunda-feira dia 03/04, ato de protesto em frente à sede do Sinproesemma, no Reviver, a partir das 8h; 3- na terça-feira dia 04/04, manifestação na Assembleia Legislativa, com participação das caravanas vindas das várias regionais do Maranhão, além de movimentos sociais parceiros. Obs: Na terça-feira será votada a mensagem do executivo que trata sobre o reajuste ilegal de 11% parcelado em duas vezes. Nessa mesma sessão será votado o pedido