Pular para o conteúdo principal

Férias garantidas depois de muita pressão, já os 200 dias letivos?

A ata que se segue é o resultado de muita pressão de professores da base, que lutam para que os alunos da rede pública do Maranhão não sofram mais um estelionato educacional. Pois após uma longa greve, o Governo do Estado insiste em terminar o ano letivo em 23 de dezembro, impossibilitando o cumprimento da LDB que garante 200 dias letivos no ano escolar.


Leiam na íntegra o que diz a ata.







 
Há muito que se pensar dessa ata.


O Governo quer mais uma vez ludibriar a sociedade com a contratação de “tutores” para ministrarem aulas de reforço escolar. Quem serão esses tutores, serão professores formados ou graduandos?

Se o Governo quisesse mesmo oferecer uma educação de qualidade, assim o faria, pois verbas não faltam para tornar as escolas estaduais as melhores, e não é com reforço às vésperas da prova, de tutores saídos sabe-se lá de onde que nossos alunos vão se sair melhor na prova do ENEM, é preciso pelo menos três anos (um Ensino Médio inteiro com escolas de qualidade) para tornar um aluno apto a tirar uma boa nota nesta prova.

O secretário disse que as escolas que funcionaram nos primeiros 15 dias de julho não computarão esses como dias letivos, somente carga horária para os professores, o que é impressionante (ou absurdo), pois o próprio Paulo Avelar esteve nas escolas e viu que não havia alunos. E haverá formulação de novo calendário escolar, mas não ficou claro se estenderá ou não o ano letivo além do dia 23 de dezembro.

E aos bravos professores que se negaram a ceder seu direito adquirido de férias, que fizeram pressão sobre o promotor com visitas semanais para denunciar os desmandos de uma secretaria de educação e diretores de escolas que têm prezado por muitas coisas menos pela qualidade na educação, que verbalizaram suas angústias e que provavelmente nos fizeram chegar até esta ata, sobrou a ameaça de medidas administrativas que não ficam claras quais serão. E pasme quem ainda conseguir ficar pasmo, mesmo com as palavras do secretário sobre punição para os educadores, os diretores do Sinproesemma nada disseram, ou será que isso não foi para a ata? Ou será que já tinham saído nessa hora?


É claro que não, tudo que o governo tem feito aos educandos e educadores deste estado, tem a valiosa ajuda de uma direção sindical omissa na defesa dos direitos dos educadores, como é a atual direção do Sinproesemma. Pois foi a direção do sindicato a primeira a passar por cima de nossos direitos. A direção do Sinproesemma não pode deliberar sobre questões amplas como as férias da categoria, essa é questão para uma assembléia geral.

Com tudo isso ainda se pode comemorar, pois as férias estão garantidas, mas muitas batalhas ainda serão travadas ainda neste ano letivo.

Comentários

Raquel disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Raquel disse…
Batalhas ainda este ano e nos próximos até o fim do mandato dessa tal governadora.

19 de julho de 2011 18:15
godserf disse…
Participei desde o 1º dia de greve até o último dia; e disseram que o dinheiro descontado pelo motivo da greve seria devolvido, porém isto não aconteceu comigo; eu repus mais da metade do dias faltosos e não recebi o meu dinheiro.
Quem é o autor desta brincadeira de mau gosto de não devolver o meu dinheiro?
Por que alguns receberam e eu não recebi?

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MRP lança nota de solidariedade aos professores e repudia a atitude do vice governador do Maranhão

  MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES- MRP   NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO   O Movimento de Resistência dos Professores - MRP vem a público se solidarizar e manifestar seu irrestrito apoio aos professores que estão sendo processados judicialmente pelo vice governador   e Secretário de Educação do Estado do Maranhão- o senhor Filipe Camarão (PT) por conta de uma charge divulgada durante a greve dos   professores da rede pública em que se questiona   o destino das verbas que deveriam ser utilizadas para o pagamento do piso salarial da categoria. A interposição das ações judiciais interpostas se configuram em um ataque a toda nossa categoria de professores, e em verdade se constituem em censura e ataque a liberdade de expressão-basilares do Estado Democrático de Direito , ao mesmo passo em que   são utilizadas para tentar   criminalizar, intimidar e calar professores através do uso do aparato judicial, o que é inaceitável e não pode ser naturalizado pela sociedade maranh

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as