Pular para o conteúdo principal

QUEM É QUEM NAS ELEIÇÕES DO SINDEDUCAÇÃO?


QUEM É QUEM NAS ELEIÇÕES DO SINDEDUCAÇÃO?

                  Não sabemos ao certo se foi por desentendimento ou por “malandragem” que a atual direção do SINDEDUCAÇÃO se dividiu em duas chapas para concorrer ao pleito do dia 14 de setembro contra a chapa de Oposição, a Chapa 1 Unidade Para Mudar. No entanto, o que mais impressiona é saber como essa DIREÇÃO subestima a inteligência politica e a capacidade de discernimento da categoria.

CHAPA 2: CASTELISTAS ASSUMIDOS

             A Chapa 2 tem como candidato a presidente nada mais nada menos que o atual vice-presidente César Augusto. Isso mesmo professores (as), aquele senhor que se declarava publicamente contra a nossa última greve. Por isso mesmo, suas aparições nas mobilizações eram tão raras quanto a da maioria dos dirigentes do SINDEDUCAÇÃO. Seu material de campanha trás as cores do PSDB (azul e amarelo) e o lema “Agora é Cesar!”. Seria mera coincidência com o “Agora Vai!” que João Castelo utilizou durante a campanha de 2008? Tire você mesmo a conclusão!

CHAPA 3: ATUAL DIREÇÃO TRAVESTIDA DE INOVAÇÃO

          Já na Chapa 3 a ousadia é bem maior. A candidata a presidente é Lindalva Lopes, atual secretária de assuntos educacionais do SINDEDUCAÇÃO, que na greve de 2010 praticou um “atentado” politico contra os mais de 6 mil membros da categoria. Enquanto todos nós enfrentávamos a dureza daquela greve, Lindava Lopes seria a única professora do município de São Luís a ter sua progressão horizontal concedida por João Castelo, num decreto exclusivo (nº 40.126 de 12 de junho de 2010). LINDALVA BATISTA presidente do SINDEDUCAÇÃO a defende dizendo que a mesma teve sua progressão concedida “solitariamente” por que a mesma tinha sido excluída da listagem oriunda do decreto anterior que contemplou centenas de professores, em função de perseguição política praticada pela secretária de educação Suely Tonial. Se é verdade o que afirma a atual presidente do SINDEDUCAÇÃO Lindalva Batista, como explicar então a nomeação de Lindalva Lopes como presidente da COAPEM, logo após o término da greve de 2010? Seria essa a razão pela qual Lindalva Lopes foi, na época, árdua defensora do fim HISTÓRICO e TRÁGICO daquela greve? Nesse sentido, como justificar também a nomeação do secretário de mobilização sindical Flávio Mendes como assessor técnico da SEMED, na mesma época?

Por outro lado, o desgaste da atual direção é tão grande que tanto Lindalva Lopes com César Augusto não dizem em seus materiais de campanha que são da atual direção. Enquanto Lindalva Lopes utiliza como lema “Renovar para avançar na luta“ Cesar Augusto fala de “honestidade e Transparência”, ambos querendo demonstrar a categoria que nada tem a ver com a atual direção, quando na verdade são parte dela.

A CHAPA 3, encabeçada por Lindalva Lopes apresenta em seu material de campanha a candidata a 1º tesoureiro como PRISCILA MEIRELES. Essa manobrar objetiva enganar os professores, na medida em que, a referida professora é simplesmente PRISCILA BATISTA DE OLIVEIRA MEIRELES, a filha de Lindalva Batista, atual presidenta do SINDEDUCAÇÃO. Isso demonstra que a família batista pretende continuar usando e abusando dos recursos do sindicato, por mais 4 anos. Já o candidato a vice-presidente dessa mesma Chapa, RAIMUNDO OLIVEIRA, é atual diretor do SINPROESEMMA, direção sindical que faz com os professores do estado o mesmo que a atual direção do SINDEDUCAÇÃO faz com os professores do município.

CHAPA 1: A ÚNICA ALTERNATIVA EM RELAÇÃO A ATUAL DIREÇÃO E A PREFEITURA

           Está claro que a Chapa 2 e Chapa 3 SÃO MAIS DO MESMO. A única Chapa que representa a verdadeiro sentimento de mudança da categoria é a Chapa 1 “Unidade Para Mudar” que tem como candidato a presidente o professor ANTONÍSIO FURTADO e no seu corpo de membros lutadores respeitados por toda a categoria. Esta nos conhece da luta, do enfrentamento sem trégua aos governos sempre no intuito de garantir conquistas e manter os direitos dos educadores. Em nome da nossa categoria, soubemos fazer unidade de ação com a direção do sindicato para tocar a luta, mas sempre que esta tentou trair a luta nossa postura foi a de denunciar e não compactuar, isso sim é RESPONSABILIDADE.

              Diante da inoperância de uma direção que não informa a categoria, resolvemos confeccionar panfletos, boletim, jornais e organizar blogs para que nossa categoria se mantivesse informada. A CHAPA 1 não brota dos gabinetes dos governos, de vereadores e nem da articulação de alguns diretores de escolas alinhados a Lindalva Batista. A CHAPA 1, UNIDADE PARA MUDAR brota da luta daqueles que responsável e coerentemente sempre  estiveram ao lado da categoria. Educador você sabe disso e é chagada a hora da mudança, vamos dar um basta no continuísmo e no peleguismo lindalviano, vote para mudar,  vote CHAPA 1!
 

Comentários

É lamentável que membros do Movimento de Resistência dos Profissionais da Educação – MRPE divulguem notas sobre as chapas concorrentes ao pleito do dia 14 próximo para a nova diretoria do Sindeducação, ou seja, mais precisamente sobre a Chapa 2 Transparência e Honestidade. A título de esclarecimento afirmo o seguinte: as cores utilizadas em nosso material de campanha contêm as cores amarela e azul sim, assim as escolhemos não por tratar-se de cores de partidos A, B, ou C, mas sim por entendermos que as eleições dar-se-ão no município de São Luís, para o Sindicato dos Profissionais da Rede Municipal. Portanto, nada mais justo e natural que utilizemos em nosso material de campanha as cores da bandeira do nosso município, ou seja, azul, amarelo, verde, branco e preto, no nosso caso as cores azul, amarela, branco e preto.
Quanto a minha não adesão a última greve, nunca foi segredo para ninguém o meu posicionamento diante da greve naquele momento já anunciada. Afastei-me do comando de greve por não compactuar com a forma como foi conduzido todo o processo face as negociações o que culminou com o meu afastamento. Senhores membros do MRPE a política da Chapa 2 Transparência e Honestidade não é partidária, o nosso compromisso é com a verdade diante de uma categoria que merece todo o nosso respeito e atenção.
Estamos num momento delicado prestes a elegermos a nova diretoria do Sindeducação, vamos conduzir todo este processo de forma respeitosa e a cima de tudo com responsabilidade. Mais respeito ao divulgarem notas de forma leviana e totalmente infundadas no tocante a Chapa 2 Transparência e Honestidade. Neste momento a categoria já fez sua escolha, e como professor que sou não me considero massa de manobra e acredito que a categoria pense o mesmo.

Prof. César Augusto, representante legal da Chapa 2 Transparência e Honestidade.

Postagens mais visitadas deste blog

Sinproesemma contrata banca de advogados que está envolvida em polêmica no Ceará

Precatórios do Fundef: entenda a polêmica do pagamento de honorários a advogados Professores que estiveram na ativa na rede pública estadual do Ceará entre agosto de 1998 e dezembro de 2006 têm direito a receber os valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) . Nesta terça-feira, ocorreu o pagamento da segunda parcela . Desde que o pagamento teve início , em fevereiro de 2023, uma questão sobre o tema gera controvérsias: o pagamento dos honorários advocatícios à banca de advogados contratada pelo Sindicato Apeoc, que representa os professores. O precatório é resultado de disputas judiciais movidas pelo Estado do Ceará para corrigir os cálculos e complementar os repasses federais pelo Fundef à educação estadual. Como 60% do valor do fundo tinha de ser destinado à remuneração dos profissionais do magistério, quem estava em atividade é beneficiado. São 50.248 professores que recebem os pagamentos

MRP lança nota de solidariedade aos professores e repudia a atitude do vice governador do Maranhão

  MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES- MRP   NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO   O Movimento de Resistência dos Professores - MRP vem a público se solidarizar e manifestar seu irrestrito apoio aos professores que estão sendo processados judicialmente pelo vice governador   e Secretário de Educação do Estado do Maranhão- o senhor Filipe Camarão (PT) por conta de uma charge divulgada durante a greve dos   professores da rede pública em que se questiona   o destino das verbas que deveriam ser utilizadas para o pagamento do piso salarial da categoria. A interposição das ações judiciais interpostas se configuram em um ataque a toda nossa categoria de professores, e em verdade se constituem em censura e ataque a liberdade de expressão-basilares do Estado Democrático de Direito , ao mesmo passo em que   são utilizadas para tentar   criminalizar, intimidar e calar professores através do uso do aparato judicial, o que é inaceitável e não pode ser naturalizado pela sociedade maranh

MP do governo Brandão/Camarão impõe perdas aos professores

Companheiros,  segue abaixo a Medida Provisória nº 405 do Poder Executivo Estadual/MA. A referida MP trata da IMPOSIÇÃO do reajuste parcelado de 11% aos profissionais do magistério estadual (Educação básica pública). Atenção! Lamentavelmente, outra vez, registramos que o governo do Maranhão viola a lei federal nº 11.738/08 e não paga o Piso Nacional do Magistério de R$ 4.420,55/40h, que é devido aos professores em inicio de carreira. Como se isso não bastasse, o governo do Maranhão resolveu burlar o art. 30 da lei estadual nº 9.860/13 (Estatuto do Magistério), na medida em que, nas tabelas que acompanham a referida Medida Provisória encontramos professores de referencias diferentes com o mesmo vencimento. É o caso dos professores nível II, das referências C5 e C6 (o interstício a ser observado é de 4%). No caso do professor nível III, das referencias A1 e A2, o interstício é de 5%. Ao congelar o vencimento nessas referências, o governo impõe vencimentos definidos a menor para todas as